Dicas

Dicas de como estudar: Confira 8 dicas incríveis!

Publicado por Veja Notícias no dia 07/01/2022 as 18:57

As dicas de como estudar são simples, porém são muito úteis. Você está em um momento em que daria tudo para saber como estudar bem e com rapidez? Nesse caso, este artigo irá ajudá-lo, fornecendo-lhe 8 dicas práticas para melhorar seu método de estudo a partir de hoje. Portanto, caso esteja buscando por reais dicas de como estudar, leia conosco, vamos lá!

Dicas de como estudar: Confira 8 dicas incríveis!

As 8 dicas de como estudar bem e rapidamente

Agora, apresento para você 8 dicas infalíveis para você estudar bem.

1 – As recomendações “habituais”

  • Faça um programa de jornada de estudos: se antes de começar a se preparar para um exame você organiza seus dias sabendo exatamente o que estudar, sua motivação ficará facilmente maior e você evitará se perder entre as muitas páginas para estudar;
  • Estude dia a dia respeitando o programa que você criou: respeitar o cronograma faz você entender que está indo bem e isso vai lhe dar uma nova motivação. Além disso, se você planejou bem sua programação, evitará dias de estudo muito ocupados nos dias que antecederam o exame;
  • Estude em um lugar sem distrações: quanto menos você se distrair, mais rápido vai estudar;
  • Estude em grupo: se for formado por pessoas que querem ser sérias, será de grande ajuda na preparação de qualquer exame. Vocês podem ajudar uns aos outros questionando e lidando com as partes difíceis juntos.

2 – Use ciclos de estudo

Estudando por muitas horas seguidas sem nunca parar, seremos capazes de lembrar apenas a primeira parte e um pouco da última parte do nosso período de estudo, não lembrando praticamente nada do que estava entre isso (e isso não é realmente a melhor maneira de estudar).

Portanto, entre as dicas de como estudar, o truque para lembrar mais coisas é simplesmente fazer ciclos de estudo de 40 minutos cada, intercalados com uma pausa de 10 minutos para desconectar completamente o cérebro do que estamos estudando, para dar tempo para que as informações se estabeleçam no mesmo nível consciente na mente.

Antes de retomar o próximo ciclo de 40min, vamos passar 10 minutos revisando os tópicos abordados no ciclo anterior. Este método de estudo aumenta muito a porcentagem de informações que somos capazes de lembrar durante uma sessão de estudo. Basicamente, são os principais conselhos sobre como estudar bem e rapidamente. A Nova Concursos também pode ser uma aliada em seus estudos, principalmente para concursos.

3 – Estude um tópico imediatamente após ele ser explicado a você

Nosso cérebro tende a apagar a maioria das noções recém-aprendidas em 24 horas, a menos que sejam consolidadas, depois revisadas e repetidas. Consequentemente, uma das melhores maneiras de armazenar informações com mais rapidez é revisar o que foi explicado a você logo após a aula. Feito isso, será útil seguir nossos ciclos de revisão habituais (após 1 dia, após uma semana, após 1 mês).

4 – Dicas de como estudar: faça uma pré-leitura

Antes de começar a estudar as notas ou o livro, você pode fazer uma leitura preventiva chamada “Skimming”. Como isso funciona em poucas palavras? Digamos que você gaste um quarto de hora para folhear o livro e entender como ele está estruturado: leia o índice, veja como os capítulos estão estruturados e tente entender brevemente o que cada um deles falará.

Conhecer o texto estruturalmente ajuda a ter uma ideia geral do que você terá que estudar. O objetivo desta fase é compreender os conceitos-chave de cada capítulo, ou seja, aqueles que, ao final da leitura, você deve conhecer obrigatoriamente e aqueles que são “dispensáveis” para o estudo de todo o programa.

5 – Estude com a “técnica da pirâmide”

Graças à leitura preparatória de que acabamos de falar, você poderá se organizar de maneira a enfrentar um estudo em “pirâmide”, por assim dizer:

  • Dê importância, sobretudo, aos conceitos fundamentais e salientes;
  • Seguido por informações secundárias;
  • Por sua vez, ladeado por detalhes menos importantes;
  • Para concluir com o que são conceitos basicamente irrelevantes, a curiosidade.

Se você conseguir distinguir informações importantes de informações desnecessárias, poderá realizar um estudo seletivo e fundamentado, economizando muito tempo. Esse tipo de estudo é ideal para quem presta concurso, principalmente para quem está se preparando para o concurso do INSS 2022.

6 – Use técnicas de leitura rápida

Nossa sexta entre as dicas de como estudar se baseia em leitura rápida. A leitura rápida pode ser de grande ajuda. Parece estranho dizer, mas ler é uma perda de muito tempo, especialmente quando talvez estejamos distraídos. Pode acontecer que, lendo uma frase, estejamos convencidos de que não entendemos seu significado e então voltemos a relê-la desde o início.

Com isso, não queremos dizer que, se você não entender o significado do que leu, tem que se importar e continuar de qualquer maneira, não faria nenhum sentido. Mas se você pudesse ler mais rápido, não palavra por palavra, mas frase por frase, mesmo que fosse necessário parar por um momento em um conceito particularmente complicado, você ainda teria economizado algum tempo.

7 – Retrabalhar, simplificar e conectar

Você pode ter certeza de que realmente aprendeu algo somente quando for capaz de retrabalhar o pensamento com suas próprias palavras e, acima de tudo, quando puder explicá-lo o simplificando o máximo possível (de modo que até mesmo sua avó seja capaz de compreender).

Para atingir esse grau de simplificação, você pode fazer mapas conceituais, mapas mentais ou diagramas, certificando-se de apontar os conceitos-chave para distingui-los do armazenamento secundário. Depois de fazer isso, tente expô-los em voz alta, também fazendo conexões entre vários conceitos que vêm a você naquele momento e durante a exposição.

Com os esquemas já será mais fácil se lembrar de todos os conceitos que você precisa saber, mas se quiser fixar ainda melhor as informações aprendidas em sua mente, você pode usar técnicas de memória.

Conclusão

Essas foram as nossas dicas de como estudar. Lembrando sempre de que se trata apenas de dicas, ou seja, você pode alterá-las de forma com que se adaptem melhor ao que está procurando e buscando. Ainda possui alguma dúvida sobre nosso conteúdo? Comente abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

5 dicas de como baixar a glicemia

28 de agosto de 2021

5 dicas de como baixar a glicemia

E aí estão preparados para quatro dicas de como baixar a glicemia de forma natural não é um milagre precisa disciplina você já vai entender. Antes falar dessas ...

Você pode ter interesse em:

30 ideias de brindes criativos para surpreender seus clientes

30 ideias de brindes criativos para surpreender seus clientes

O que fazer para comemorar aniversário de namoro? Confira 10 dicas

O que fazer para comemorar aniversário de namoro? Confira 10 dicas

Atividades para férias: Como entreter as crianças durante as férias?

Atividades para férias: Como entreter as crianças durante as férias?

Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes

Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes

Como encontrar o par correto para o meu relacionamento

Como encontrar o par correto para o meu relacionamento

Como organizar um casamento no outono? – Confira dicas úteis!

Como organizar um casamento no outono? – Confira dicas úteis!