Revista Portal Útil

Deseja saber como melhorar a caligrafia rapidamente? Preparamos 7 dicas essenciais para quem deseja escrever mais bonito ou ajudar o seu filho nessa missão!

Ter uma caligrafia cursiva bonita é o sonho de muitas pessoas, no entanto, a maioria se esforça e não conseguem ter melhoras significativas. 

Atualmente, passamos horas e mais horas do dia em frente das telas de celulares, computadores e tablets, seja para estudar, conversar em redes sociais ou para realizar trabalhos.

No entanto, com a prática da escrita digital as pessoas têm perdido o costume de escrever em papéis e até os alunos passam por isso.

Além disso, até alguns professores tentam aplicar formas de como melhorar a caligrafia dos alunos. Afinal, escrever feio é algo que assola boa parte da população moderna.

Porém, existem formas de mudar isso. Então, confira as melhores dicas da Revista Portal Útil de como melhorar a caligrafia letra cursiva!

O que este artigo aborda:

Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes
Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes
Pin It

Como melhorar a caligrafia depois de velho?

Sabemos que o formato da letra normalmente é desenvolvido durante a nossa juventude, mas existem pessoas que foram alfabetizadas depois de adultas.

Dessa forma, elas começaram a desenvolver a caligrafia depois de mais velha.

No entanto, independente de quando se deu o desenvolvimento da escrita em sua vida, para conseguir ter uma letra mais bonita será preciso treino e mudança de hábitos. 

Mesmo que a pessoa tenha feito o melhor curso de português e possua habilidades na escrita, no entanto, para ter uma boa caligrafia não precisa necessariamente disso, vai depender de outros fatores. 

Diante disso, a grande dúvida que muitos enfrentam é como melhorar a caligrafia depois de velho, uma vez que a pessoa já se adaptou com o seu tipo de letra.

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer é voltar a escrever novamente. Mesmo com toda a tecnologia que nos cercam, devemos reservar um tempinho para a caneta e o papel.

Então, preparamos algumas dicas muito importantes que vão te ajudar bastante.

Como melhorar a caligrafia rapidamente?

Veja nossas dicas de como ter uma letra bonita com alguns passos importantes.

1. Escolha uma caneta ideal

Fatores como: peso, espessura do corpo e espessura de ponta da caneta podem interferir na sua letra. Dessa forma, a depender da escolha, sua letra pode sair mais bonita ou menos. 

Sendo assim, o mais indicado é testar uma variedade de canetas. Depois disso, perceba qual proporcionou melhoras na sua escrita.

2. Apoio

Escrever sem se apoiar de maneira adequada ocasiona em letras desorganizadas e sem um formato legal.

Portanto, o seu braço deve estar apoiado de maneira correta, pode ser sobre a mesa ou na cadeira escolar.

Além disso, mesmo que você utilize apenas dois dedos para segurar a caneta, os demais devem servir como um apoio para eles.

Dessa forma, ficará mais fácil trabalhar o formato e alinhar melhor as letras. 

3. Escreva de forma alinhada

Tem pessoas que não escrevem tão mal assim, no entanto, a mesma tem uma escrita desalinhada. Sendo assim, saiba que um texto alinhado pode ajudar bastante no visual da escrita.

Então, para resolver esse problema, você poderá corrigir alguns hábitos. Tente escrever as letras do mesmo tamanho e alinhadas de acordo com as linhas e respeitando a margem do papel.

4. Utilize um espaçamento adequado entre as palavras

Um espaçamento adequado facilita a leitura e deixa o texto mais atraente.

Dessa forma, mantenha um certo padrão de espaçamento para que a caligrafia fique mais legível e bonita.

5. Mantenha leveza ao escrever 

Quando estiver escrevendo, deixe a caneta bem apoiada, mas ao mesmo tempo mantenha leveza nas mãos. 

Não aperte muito a ponta da caneta, geralmente, isso deixa marcas no papel e as vezes até pode borrar o outro lado.

6. Treine de 10 a 20 minutos por dia

Reserve alguns minutos do seu dia para praticar a escrita e lembre-se de colocar em prática todas as dicas que passamos aqui neste artigo.

Afinal, sem praticar é impossível melhorar a caligrafia, uma vez que as pessoas têm uma vida corrida e passam boa parte do tempo teclando ao invés de escrever.

7. É possível melhorar a caligrafia com um treinamento online

Atualmente, é possível encontrar diversos cursos de caligrafia online. Dessa forma, ficará fácil aprender escrever melhor apenas assistindo vídeos e praticando. 

Além disso, para quem não deseja pagar por um treinamento, uma boa opção é acompanhar canais no YouTube onde ensina como melhorar a caligrafia cursiva.

Conclusão

Como vimos, você deve mudar alguns hábitos da escrita e reservar alguns minutos do dia para escrever. Além disso, adquira a caneta que se adapta à sua escrita e treine bastante, sempre corrigindo os possíveis erros.

Sem dúvida, esses são os passos essenciais para ter uma letra mais bonita. No entanto, para adiantar o processo da melhora, você poderá recorrer a um bom curso de caligrafia.

Vale lembrar que essas dicas também são ótimas para os pais que desejam saber como melhorar a caligrafia infantil.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de como melhorar a caligrafia, veja o vídeo do canal Maju Abreu.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse