Revista Portal Útil

Embora a Itália sempre tenha sido conhecida como a casa do mármore mais bonito do mundo, ela tem concorrentes nos dias de hoje.

Acontece que alguns dos mármores mais impressionantes e duráveis do mundo estão, na verdade em Vermont, estado no nordeste dos dos Estados Unidos.

Vermont pode ser mais conhecido pelo seu xarope de bordo e queijo do que pedra natural fina e arquitetura historicamente significativa, mas a famosa pedreira de mármore Danby, na montanha Dorset de Vermont vem produzindo mármore incrivelmente por mais de 100 anos.

Na verdade, foi a primeira pedreira de mármore dos Estados Unidos e é a maior pedreira subterrânea de mármore do mundo! Fundada na década de 1850, o exterior da pedreira parece o mesmo hoje em dia.

Lá dentro, a pedreira se contorce e vira com mais de 1km de profundidade. Você provavelmente está se perguntando o que torna o mármore de Danby tão especial.

Mármore é mármore, certo?

Bem, isso não é totalmente verdade.

A pedreira Danby da “vida” a um mármore excepcionalmente durável. É uma pedra muito densa e menos propensa a manchar do que outros tipos de mármore.

Ela tem a menor taxa de absorção de qualquer tipo de mármore, variando entre 0,06% a 0,08% Em comparação, a taxa do Branco Carrara é de 0,13%, Statuario é de 0,15% e Arabescato Vagli e Calacatta Delicato são 0,17% e 0,18%, respectivamente.

O que isso significa é que o mármore de Danby tem muito menos probabilidade de absorver substâncias que causam manchas, e que podem causar danos permanentes à pedra.

O tamanho médio do bloco de mármore proveniente dessa pedreira é de 3 metros de comprimento por 1,80m de altura por 1,80m de profundidade.

O mármore da pedreira Danby desempenhou um papel importante na história dos Estados Unidos, aumentando ainda mais seu apelo.

Variedades de mármore Danby foram usadas em algumas das estruturas mais famosas da América, como o memorial de Thomas Jefferson, a Suprema Corte dos Estados Unidos e o Arlington National Amphitheatre em DC, bem como a Massachusetts State House em Boston, a Beinecke Library em Yale, o Tribunal de Apelações de Albany e o paisagismo externo do Edifício Federal Jacob Javitz na cidade de Nova York.

Além disso, como ele é extraído nos Estados Unidos, a compra do mármore em Danby ajuda a sustentar os empregos nos EUA e a economia local, sem mencionar o orgulho que vem de possuir uma pedra tão bonita que é “Made in USA”.

O mármore mais popular que vem da pedreira de Danby é Imperial Danby. Com tons suaves de cinza e dourado, é uma bela escolha para elegantes bancadas de cozinha, penteadeiras e contornos de banheira.

Embora o Imperial Danby seja o mais popular, ele representa menos de 10% de todo o mármore extraído da montanha.

Como tão pouco é extraído, isso causa alta demanda pelo mármore Imperial Danby. Ocorre casos em que alguns atacadistas tentão passar outras variedades que estão mais facilmente disponíveis usando o nome genérico “Danby”, mas não são iguais.

Os consumidores tem que estar atentos a esse fato quando estiverem fazendo compras e ter 100% de certeza de que se trata do verdadeiro Imperial Danby.

Um dos mais antigos granitos Danby provenientes da pedreira é o Danby Gray. De cor cinza com uma mistura de branco no fundo, esta variedade tem uma longa história de uso em toda a América do Norte.

Para aqueles que estão considerando utilizar mármore em sua reforma ou construção, vale certificar-se de verificar todas as opções, e onde encontrar marmorarias que trabalhem com variedade ou até mesmo que consigam disponibilizar mármores tão nobres.

Independente do projeto, certamente trará elegância e beleza por décadas.

E você sabia dessas curiosidades sobre o mármore?

Deixe seu comentário e compartilhe este post se você gostou.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse