Curiosidades

Veja quais são as 5 melhores cidades para morar no Brasil

Publicado por Veja Notícias no dia 22/09/2021 as 18:53

Antes de mais nada, separei uma lista com as 5 melhores cidades para morar no Brasil. Além disso, vou te dar algumas dicas para escolher a melhor cidade para morar no Brasil certa e não ter erro na hora da mudança. Então, boa leitura!

À primeira vista, procurar a melhor cidade para morar no Brasil não é uma tarefa simples, visto que essa decisão impacta diretamente as mais diversas áreas de sua vida como estudos, lazer, família, bem-estar, entre outros.

Além disso, quando você encontrar a melhor cidade para morar você pode garantir maior segurança, praticidade, diversão, acessibilidade e consequentemente maior qualidade de vida.

Portanto, é importante saber escolher o lugar para morar e ter paciência, visto que esse não é um processo rápido e simples.

Quais são as melhores cidades do Brasil para morar?

Primeiramente, vou listar as 5 melhores cidades para se viver no Brasil e depois te passar as algumas dicas para a escolha da melhor cidade para morar no Brasil. Então, vamos lá!

1 – Balneário Camboriú, Santa Catarina

Em primeiro lugar, localizada no litoral norte catarinense, a cidade de Balneário Camboriú é a melhor cidade para morar em Santa Catarina. Em contrapartida, ela tem apenas 44 quilômetros quadrados.

Então, ela acaba entrando na lista das melhores cidades pequenas para se viver no Brasil.

Apesar disso, o desenvolvimento e investimentos são constantes, sendo uma excelente oportunidade para quem busca investir, viver bem, ter boas oportunidades de negócio, estudos ou tudo isso junto.

Nesse sentido, procurar uma imobiliária em Balneário Camboriú é sinônimo de sucesso, visto que os imóveis, sejam casas ou apartamentos, são de excelente qualidade.

Ou seja, independente se você prefere comprar ou optar pelo aluguel anual, é fato que a cidade irá te surpreender.

Afinal, são diversas opções de lazer, contato direto com a natureza, além de alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e renda per capita. Então, certamente ela é uma das melhores cidades para se viver.

2 – Curitiba, Paraná

De antemão, conhecida como cidade modelo ou capital ecológica brasileira, Curitiba conta com mais de 50 metros quadrados de área verde por habitante e é uma das melhores cidades brasileiras.

Além disso é uma das melhores cidades do sul, além de intensos investimentos em conscientização da população.

Assim, vale lembrar que ainda por seguir modelos modernos e bem planejados na cidade, suas ruas são mais largas, com várias árvores e o transporte público foi referência para lugares como Colômbia, Bogotá e Santiago do Chile. 

3 – Joinville, Santa Catarina

Antes de tudo, essa cidade já foi eleita a segunda melhor cidade para morar no Brasil. Ainda mais, porque ela tem uma população considerável.

Além disso, ela não sofre com problemas de cidades com alta densidade populacional, e ainda promove diversos benefícios, como grande geração de empregos, educação diferenciada, investimentos em cultura, entre outros. 

Logo, ela é uma das melhores cidades de Santa Catarina e sem dúvida é uma das melhores cidades do Brasil.

4 – São Caetano do Sul, São Paulo

Primeiramente, São Caetano do Sul fica Localizada no ABC paulista. Bem como, essa cidade possui IDH de 0,862, sendo um dos mais altos do país.

Porém, ainda que tenha apenas 15 quilômetros quadrados e pouco mais de 160 mil habitantes, São Caetano do Sul tem ares de metrópole, com prédios bonitos e intensa movimentação de automóveis.

Contudo, a expectativa de vida dos moradores está acima da média nacional, além de ser exemplo quando falamos em educação. Então, São Caetano do Sul acaba sendo uma das melhores cidades para morar em São Paulo.

Portanto, São Catetano do Sul também entra para a lista das melhores cidades pequenas para se viver no Brasil.

Como escolher a melhor cidade para morar no Brasil?

Desde já, você já descobriu quais são as melhores cidades para morar no Brasil. Agora, vou te passar algumas dicas importantes para escolher a melhor cidade para morar no Brasil.

Pesquise bem

Primeiramente, antes de tirar as crianças da escola e pedir demissão do trabalho, é importante fazer uma pesquisa sobre a cidade que pretende morar.

Assim, você pode utilizar a internet para encontrar o máximo de informações relevantes sobre a cidade para morar.

Dessa forma, você pesquisa as características do município, dos moradores, os costumes, sobre a região, quantidade de habitantes, clima predominante, custo de vida, entre outros dados. 

Avalie os índices de segurança

Em primeiro lugar, nenhum lugar está imune à violência, mas é claro que existem cidades que são mais seguras do que outras e sei que você não quer uma cidade para morar violenta, certo?

Sendo assim, busque também dados estatísticos sobre a violência da cidade, assim como o policiamento da região.

Portanto, observe também os vizinhos, se há iluminação de qualidade no município e também no bairro em que você pretende se mudar. 

Analise a infraestrutura da cidade

Sobretudo, é muito importante que uma cidade boa para morar e trabalhar necessita de uma boa infraestrutura.

Nesse sentido, pesquise se ela conta com saneamento, boa pavimentação, sinalização, transporte público, como é a mobilidade urbana, as escolas, hospitais, universidades, postos de saúde, supermercados, entre outros.

Em conclusão, caso tenha filhos pequenos ou pretenda ter, pesquise também se ela possui creches e como é a qualidade de ensino da região.  

Informe-se sobre o mercado de trabalho

Sobretudo, se não tiver nada em mente, antes de se mudar é importante enviar currículos para empresas que estão instaladas na cidade.

Ainda mais, de nada adianta encontrar uma cidade para morar se não tiver como arcar com suas despesas, certo?

Portanto, elabore um currículo e sinalize sua disponibilidade para mudar de cidade. Bem como, analise o mercado de trabalho do lugar que você decidiu morar, assim como quais são as principais atividades econômicas e média salarial. 

Saiba quais são as opções de lazer e vida cultural

À primeira vista, a qualidade de vida também abrange o lazer e por isso você deve pesquisar quais são as opções disponíveis na cidade para morar.

Dessa forma, verifique se a vida cultural é movimentada, se há bares, shows, parques, clubes, eventos e outros ambientes que promovam bem-estar e momentos de descanso. 

Conclusão

Agora, que você já conhece as melhores cidades para morar no Brasil e sabe o que levar em consideração na hora de escolher a cidade para morar, já pode contratar uma imobiliária.

Portanto, lembre-se que a cidade para morar precisa estar de acordo com suas necessidades, expectativas, preferências e orçamento, a fim de garantir qualidade de vida por completo na hora de mudar de casa.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos