Publicado por Veja Notícias no dia 20/08/2021 as 10:11

A notícia está presente no nosso dia a dia o tempo todo, por vários canais de comunicação internet, televisão, outdoors e etc. Mas você sabe como elas são produzidas? Continue lendo esse artigo e entenda tudo sobre a criação de uma notícia.

O que é notícia?

Notícia é qualquer tipo de informação que descreve um acontecimento novo ou que relata uma novidade de uma situação que já existe.

Ela abrange todas as áreas consideradas importantes para sociedade, como: política, economia, cultura, saúde, educação e meio ambiente.

A notícia é de caráter informativo,que pode ser na televisão,internet,rádio,jornais e revistas.

Sua linguagem deve ser clara, acessível, objetiva e impessoal, ou seja, que apresente a verdade dos fatos sem colocar uma opinião pessoal.

Essa é a importância das notícias na nossa vida, nos manter informados sobre tudo que acontece ao nosso redor.

Características das notícia

A notícia é um gênero textual que relata algo que aconteceu para o telespectador ou para os assinantes de um jornal.

Ela faz parte do grupo de textos que contam algo, e por isso se organizam com tempo ,espaço, personagem e fatos.

Algumas características da linguagem da notícia:

Fatos reais

Ela deve apresentar fatos concretos. Dessa forma sua linguagem deve priorizar a função referencial e apresentar os fatos ocorridos por meio da fala.

Tamanho da Notícia

A notícia deve evitar qualquer informação que não seja relevante ao fato. Uma notícia muito longa pode cansar o leitor. Sendo assim, é importante relatar os fatos relevantes de maneira objetiva.

Linguagem Adequada

De forma geral, a linguagem das notícias deve ser formal, objetiva e impessoal. Mas essa linguagem pode ser adaptada de acordo com o assunto.

Os jornais impressos e virtuais possuem divisões de acordo com o tema, podem ser: política, esporte, cultura ou saúde, e serão anunciados no jornal, mas a linguagem será adaptada para cada tipo de público.

Imparcialidade

Uma das principais características da notícia é a imparcialidade. Os produtores de notícia, devem utilizar uma linguagem mais neutra, para que assim o público não seja induzido ou forçado a se posicionar contra ou a favor de um determinado assunto.

Sabemos que todas as pessoas têm uma opinião formada, por isso procure sempre jornais sérios e de responsabilidade e que passem a notícia de forma imparcial.

Estrutura das notícia

A estrutura segue uma estrutura específica, são elas:

1 – Título

Toda notícia sempre possui um título, e esse título precisa chamar a atenção, para que o leitor se interesse e queira ler.

2 – Lide

Toda notícia possui um lide, que é uma pequena introdução e deve conter as principais informações que serão abordadas durante o desenvolvimento e precisa seguir uma ordem de importância.

O lide, assim como o título, tem muita importância, pois tem a função de prender a atenção do leitor para que ele leia a notícia até o final.

E é também no lide que algumas perguntas são respondidas, são elas:

  • O que?
  • Porque?
  • Quando?
  • Como?
  • Quem?

Essas questões fazem parte da estrutura da notícia, e servem para dar mais detalhes.

Tipos de notícia

Conheça agora quais sãos os tipos de notícias.

Análise

Usada para textos analíticos, avaliações sobre algum tema e interpretações da notícia por vários ângulos baseando em evidências e dados. O jornalista faz uma análise baseada em informações reais, usando seus conhecimentos para ajudar o leitor a entender melhor a situação. Podemos dizer que um texto analítico é um informativo.

Opinião

Esses textos podem ser escritos por colaboradores ou jornalistas. E nesses textos, as pessoas comentam suas ideias e opiniões sobre o tema. Ele passa para o público o que o autor pensa sobre os fatos. Os artigos de opinião podem incluir fatos relatados ou alguma citação, mas tem como base enfatizar os próprios pensamentos e conclusões.

Humor

Usado para textos mais leves, sem compromisso com os fatos. Pode conter exagero, sátira e humor para contar sobre um assunto.

Crônicas

São textos mais autorais, leves, que contam os fatos do dia a dia sem necessidade de precisão jornalística.

Checagem de fatos

É uma matéria jornalística, usada para conferir fatos e boatos. As matérias são feitas a partir dessa checagem de declarações e informações divulgadas nas redes sociais. Conferindo se essas informações são realmente verdadeiras. Podem ser feitas matérias para desmascarar notícias falsas.

Publieditorial

Quando uma empresa ou alguém paga para que uma matéria possa ser veiculada. Não é um jornal imparcial, é um texto publicitário, uma  propaganda de algo, que não segue os padrões do jornalismo, por conter patrocinadores envolvidos durante a produção.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Você sabe o que é Data Lake?

15 de março de 2021

Você sabe o que é Data Lake?

A tecnologia toma conta do mercado em todos os setores. E isso nos dá acesso a volume de dados cada vez maiores e é preciso armazenar e organizar tudo isto. O Big D...

Como anunciar seu comércio local no Facebook

13 de agosto de 2021

Como anunciar seu comércio local no Facebook

Para comercializar seu negócio com sucesso no Facebook, você precisa entender as oportunidades únicas do Facebook e como ele difere de outras mídias. Assim como voc...

O que é SEO?

4 de agosto de 2021

O que é SEO?

A Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) é um processo passo a passo para melhorar a visibilidade e a qualidade de uma página da web ou site para os usuários em um...