Revista Portal Útil

Antes de mais nada, a notícia está presente no nosso dia a dia o tempo todo, por vários canais de comunicação internet, televisão, outdoors e etc. Mas, você sabe como os tipos de notícias são escritos?

Logo, continue lendo esse artigo da Revista Portal Útil e entenda tudo sobre a criação de uma notícia.

O que este artigo aborda:

Tipos de notícias
Tipos de notícias
Pin It

O que é notícia?

Primeiramente, a notícia é qualquer tipo de informação que descreve um acontecimento novo ou que relata uma novidade de uma situação que já existe.

Nesse sentido, ela abrange todas as áreas consideradas importantes para sociedade, como: política, economia, cultura, saúde, educação e meio ambiente.

Além disso, a notícia é de caráter informativo, que pode ser na televisão, internet, rádio, jornais e revistas.

Ou seja, sua linguagem deve ser clara, acessível, objetiva e impessoal, ou seja, que apresente a verdade dos fatos sem colocar uma opinião pessoal.

Assim, essa é a importância das notícias na nossa vida, nos manter informados sobre tudo que acontece ao nosso redor.

Características das notícias

Em suma, a notícia é um gênero textual que relata algo que aconteceu para o telespectador ou para os assinantes de um jornal.

Contudo, ela faz parte do grupo de textos que contam algo, e por isso se organizam com tempo, espaço, personagem e fatos.

Veja agora algumas características da linguagem da notícia:

Fatos reais

De antemão, ela deve apresentar fatos concretos. Dessa forma, sua linguagem deve priorizar a função referencial e apresentar os fatos ocorridos por meio da fala.

Tamanho da Notícia

Sobretudo, a notícia deve evitar qualquer informação que não seja relevante ao fato. Logo, uma notícia muito longa pode cansar o leitor.

Sendo assim, é importante relatar os fatos relevantes de maneira objetiva.

Linguagem Adequada

De forma geral, a linguagem das notícias deve ser formal, objetiva e impessoal. Entretanto, dependendo do assunto a linguagem pode sofrer algumas alterações.

Por vezes, os jornais impressos e virtuais possuem divisões de acordo com o tema:

  • Política;
  • Esporte;
  • Cultura;
  • Saúde.

Nesse sentido, no jornal os tipos de notícias serão anunciadas de acordo com sua categoria. Mas, a linguagem é adaptada para cada tipo de público.

Imparcialidade

De modo geral, uma das principais características da notícia é a imparcialidade. Os produtores de notícia, devem utilizar uma linguagem mais neutra, para que assim o público não seja induzido ou forçado a se posicionar contra ou a favor de um determinado assunto.

Contudo, sabemos que todas as pessoas têm uma opinião formada, por isso procure sempre jornais sérios e de responsabilidade e que passem a notícia de forma imparcial.

Estrutura das notícia

Em suma, a estrutura dos tipos de notícias segue uma estrutura específica, são elas:

1. Título

À primeira vista, toda notícia sempre possui um título, e esse título precisa chamar a atenção, para que o leitor se interesse e queira ler.

2. Lide

Primordialmente, toda notícia possui um lide, que é uma pequena introdução e deve conter as principais informações que serão abordadas durante o desenvolvimento e precisa seguir uma ordem de importância.

O lide, assim como o título, tem muita importância, pois tem a função de prender a atenção do leitor para que ele leia a notícia até o final.

E é também no lide que algumas perguntas são respondidas, são elas:

  • O que?
  • Porque?
  • Quando?
  • Como?
  • Quem?

Portanto, essas questões fazem parte da estrutura da notícia, e servem para dar mais detalhes.

Quais os tipos de notícias que existe?

Existem diferentes tipos de notícias, vamos listar os principais deles abaixo, confira quais são:

  • Análise;
  • Opinião;
  • Humor;
  • Crônicas;
  • Checagem de fatos;
  • Publieditorial.

Análise

Usada para textos analíticos, avaliações sobre algum tema e interpretações da notícia por vários ângulos baseando em evidências e dados.

Nesse sentido, o jornalista faz uma análise baseada em informações reais, usando seus conhecimentos para ajudar o leitor a entender melhor a situação. Podemos dizer que um texto analítico é um informativo.

Opinião

Esses textos podem ser escritos por colaboradores ou jornalistas. E nesses textos, as pessoas comentam suas ideias e opiniões sobre o tema.

Ele passa para o público o que o autor pensa sobre os fatos. Os artigos de opinião podem incluir fatos relatados ou alguma citação, mas tem como base enfatizar os próprios pensamentos e conclusões.

Humor

Usado para textos mais leves, sem compromisso com os fatos. Pode conter exagero, sátira e humor para contar sobre um assunto.

Crônicas

São textos mais autorais, leves, que contam os fatos do dia a dia sem necessidade de precisão jornalística.

Checagem de fatos

É uma matéria jornalística, usada para conferir fatos e boatos. As matérias são feitas a partir dessa checagem de declarações e informações divulgadas nas redes sociais.

Conferindo se essas informações são realmente verdadeiras. Podem ser feitas matérias para desmascarar notícias falsas.

Publieditorial

Quando uma empresa ou alguém paga para que uma matéria possa ser veiculada. Não é um jornal imparcial, é um texto publicitário, uma  propaganda de algo, que não segue os padrões do jornalismo, por conter patrocinadores envolvidos durante a produção.

Conclusão

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre os tipos de notícias, veja o vídeo do canal da professora Bruna Catelli.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse