Revista Portal Útil

O operador de caldeiras lida com altas temperaturas, trabalhando em locais quentes e barulhentos, mesmo que por pouco tempo, geralmente, só durante a manutenção.

Mas, mesmo assim, sempre que um novo funcionário é contratado, ele deve passar por um treinamento, garantindo produtividade e eficiência, além de mais segurança no ambiente de trabalho.

Ou seja, fazer o curso de NR é fundamental na hora de saber como minimizar os riscos e preservar sua saúde e segurança, assim como, as dos demais envolvidos.

Porém, se engana quem pensa que basta fazer um curso de NR13 e pronto. Na verdade, o profissional precisará, de tempos em tempos,  realizar treinamentos periódicos de reciclagem. 

Vale saber, no entanto, que cada Norma Regulamentadora (NR) determina um determinado prazo de validade para os seus treinamentos e, por isso, é importante ficar sempre atento às exigências referentes a cada setor.

O que este artigo aborda:

Operadores de caldeira, a importância de se reciclar em NR13
Operadores de caldeira, a importância de se reciclar em NR13
Pin It

Novas exigências da Norma Regulamentadora NR-13

Através da portaria 594 da Norma Regulamentadora NR-13, em 2014, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou as novas exigências quanto à segurança dos operadores de caldeira.

Na verdade, foi notada a necessidade de ampliar os requisitos para formação na área, visando uma melhor qualificação dos profissionais para que observem todos os cuidados para o próprio bem-estar e dos demais.

O curso de reciclagem de NR13 para operadores de caldeira visa ressaltar exatamente o que pede a NR-13 

“[…] requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.”

Como funciona o curso de reciclagem de NR13?

No curso de reciclagem de NR13, para operadores de caldeira, os profissionais recebem aulas teóricas e práticas sobre como instalar, operar e realizar a manutenção preventiva do equipamento, verificando os conjuntos de peças e certificando-se de que tudo esteja sempre em bom funcionamento.

Na verdade, a reciclagem de NR13 é fundamental, justamente, para os profissionais ficarem atentos a alguma mudança na operação de caldeiras, troca na forma de instalá-las ou em como fazer a manutenção de uma forma cada vez mais segura.

Onde buscar curso de reciclagem de NR13

Então, embora seja de responsabilidade de todas as empresas oferecerem cursos de NRs relacionados ao setor, certamente, os profissionais podem, por conta própria, procurarem cursos de reciclagem de NR13, até mesmo online.

Lembrando que, de forma alguma, os cursos livres, podem e devem substituir os cursos oferecidos obrigatoriamente pelas empresas.

Certamente, em um curso de reciclagem de NR13 online, o profissional não poderá contar com a parte prática, mas a parte teórica pode ser reciclada, como novas normas e meios de prevenção de acidentes.

Certamente, as empresas sempre verão com bons olhos aquele profissional que se dedica e mostra interesse e, nessas horas, um curso online de NR13, como o oferecido pela plataforma Cursos Rápidos Grátis  pode fazer toda a diferença.

E o melhor é que, além de gratuito, o curso de reciclagem de NR13 da plataforma Cursos Rápidos Grátis, ainda possibilita um certificado ao final do curso.

Vale saber que, sempre que há alterações nas normas, aumenta a procura das indústrias por profissionais especializados. 

Curso de Reciclagem de NR13

A plataforma Cursos Rápidos Grátis já é reconhecida por seus muitos cursos online, nas mais variadas áreas, inclusive de diversas NRs, por isso, se está em busca de alguma plataforma que ofereça cursos gratuitos, de qualidade, além de um certificado com validade em todo território nacional.    Se interessou e gostaria de fazer um curso de reciclagem de NR13 online? Então não perca mais tempo e se inscreva agora mesmo.

Por fim, se você quer saber mais sobre a profissão de operador de caldeira, veja o vídeo do canal Tribunal Superior do Trabalho.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse