Publicado por Veja Notícias no dia 16/06/2021 as 22:32

Dentre a série de especializações na área do Direito, tem o direito civil, o direito constitucional, o direito do trabalho e o direito penal, tendo ainda, várias subdivisões nessas áreas jurídicas. Em vista disso, muitas pessoas, encontram obstáculos ao optar qual profissional atuante buscar para solucionar determinadas adversidades. Por isso, o ideal é buscar por um escritório de advocacia em BH, onde há advogados qualificados e aptos para oferecer a melhor solução ou para orientar sobre o melhor rumo a ser seguido.

Agora, vamos falar sobre as funções do advogado civil, portanto, acompanhe a leitura para conhecer um pouco mais sobre o papel desse profissional e para ver que se você necessitar de advogados que trabalham nessa área, você pode buscar tanto ajudar pública quanto ajuda privada.

O advogado civil é responsável pela defesa dos direitos civis de seus clientes, atuando, portanto, na regulação de normas e de obrigações entre pessoas jurídicas e naturais, ou seja, resolve casos em que há relações entre instituições e indivíduos, desde razões conectadas a unidade familiar a razões conectadas ao Estado.

Em vista disso, os advogados civis têm a responsabilidade de, resumidamente, trabalhar na precaução de litígios e adversidades, trabalhar na garantia da execução de obrigações pressupostos em contratos e trabalhar na solução de divergências.

Os temas que mais podem ser relevantes, quando se trata da atuação do profissional do Direito Civil são:

  • Compras, vendas e locações de imóveis, bens e serviços;
  • Ações de cobranças;
  • Ações de despejo;
  • Elaboração, revisão, análise e renegociação de contratos;
  • Divórcio, divisão de bens, ações de pensão e guarda dos filhos, adoção e tutela, herança, testamentos e inventários;
  • Danos morais, indenizações e negociações de precatórios;
  • Entre outros.

Um advogado civil, antes de tudo, deve ter se formado em direito e conseguido a sua autorização para operar, pela execução da prova da OAB, ou seja, somente assim podemos acreditar que a ação do advogado civil está regulada. Além do mais, o profissional deve se fundamentar no Código Civil de 2002.

ADVOCACIA PRIVADA x ADVOCACIA PÚBLICA

O advogado civil pode trabalhar tanto na área da advocacia pública quanto na área da advocacia privada. As dessemelhanças entre essas áreas são:

  • Advocacia privada: o profissional pode praticar sua atuação como autônomo, com um escritório particular, criando uma sociedade, ou pode ser contratado por um ramo empresarial, onde irá trabalhar como assessor jurídico.
  • Advocacia pública: o profissional consegue, por exemplo, trabalhar como defensor público, isto é, será a pessoa representante de clientes que não tem condições financeiras para pagar sua defesa, esses advogados são apresentados pelo Estado. Para trabalhar nessa área de advocacia pública, o advogado deve ser aprovado em um concurso de títulos e provas.

Seja um advogado civil da área pública seja um advogado da área privada, a obrigação de ambos é, resumidamente, a mesma: acompanhar cada fase de processos jurídicos, acordos e negociações.

CONCLUSÃO

O Direito Civil tem subáreas, como Direito da Família (regulamenta relações familiares, podendo ser relações familiares ou parentais), Direito Contratual (regulamenta a relação jurídica contratual), Direito das Obrigações (regulamenta relações jurídicas transitórias entre um credor e um devedor), Direito das Sucessões (regulamenta a transferência e sucessão legítima a terceiros, após falecimento), Direito das Coisas (regulamenta bens corpóreos e incorpóreos de valor econômico) e Direito das Empresas (regulamenta situações gerais da empresa). Em vista disso, as adversidades que você tiver que se associa com a atuação em processos jurídicos, os acordos e negociações, você deve buscar por um profissional que atua no setor da advocacia civil, que seja de confiança e capacitado.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos