NASA: 5 Invenções que usamos no dia a dia

Publicado por Veja Notícias no dia 27/10/2021 as 08:29

A National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) é uma empresa americana voltada para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias relacionadas à exploração espacial que surgiu em 1958.

NASA: 5 Invenções que usamos no dia a dia

Desde os tempos remotos, essa agência estadunidense tem contribuído para o conhecimento sobre diversos aspectos do universo e da vida na terra por meio de suas pesquisas.

Muitas pessoas sabem algo sobre o trabalho dessa agência. Mas provavelmente não têm ideia de quantas coisas diferentes a agência faz. Astronautas em órbita conduzem pesquisas científicas e os satélites ajudam os cientistas a aprender mais sobre a Terra.

A agência também está iniciando um novo programa para enviar humanos para explorar a Lua e Marte, fornecendo capacete, calça profissional e uniforme adequado para as viagens.

Além disso, a agência compartilha o que aprende para que suas informações tornem a vida melhor para as pessoas em todo o mundo. 

Além disso, a agência ajuda os professores a preparar alunos que serão os engenheiros, cientistas, astronautas e outros funcionários da própria empresa no futuro. Eles serão os aventureiros que continuarão a exploração do sistema solar e do universo. 

Oferece também treinamento para ajudar os professores a aprenderem novas maneiras de ensinar ciência, tecnologia, engenharia e matemática, envolvendo alunos em missões para ajudá-los a se entusiasmar com o aprendizado.

A empresa está envolvida em diversos ramos da sociedade, contribuindo com o avanço da tecnologia e a exploração do Universo. A organização é composta por quatro diretorias de missão:

  • Pesquisa Aeronáutica: desenvolvimento de tecnologias avançadas de aviação;
  • Ciência: compreensão da origem, estrutura e evolução do universo;
  • Tecnologia Espacial: ciências espaciais e tecnologias de exploração;
  • Exploração e Operações Humanas: gestão de missões espaciais tripuladas.

Todas essas diretorias contribuem para o surgimento de novos produtos tecnológicos que ajudam a humanidade a compreender diversos aspectos de sua origem e formação.

Principais criações da NASA

Além do desenvolvimento de tecnologias de exploração e pesquisa sobre a compreensão do universo, a agência americana criou alguns recursos para uso nas viagens espaciais que foram adotados para uso cotidiano na terra. As principais criações incluem:

  • Comidas congeladas;
  • Óculos de lentes resistentes a arranhões;
  • Filtros de água;
  • Espuma de efeito memória;
  • Aspirador de pó portátil;
  • Lifeshears (equipamento de corte para resgates);
  • Bomba de insulina;
  • Implantes cocleares;
  • Revestimento anticorrosivo;
  • Computadores móveis e mouses.

Essas criações contribuíram para o avanço da tecnologia na sociedade e a otimização de tarefas do cotidiano.

Agora que você já sabe o que é a NASA e quais suas principais características, bem como criações, abordaremos, de modo mais detalhado, acerca de 5 principais invenções que estão no dia a dia da sociedade. 

1 – Óculos de lentes resistentes a arranhões

Em tempos remotos, os óculos eram feitos de vidro com estruturas pesadas. Se a pessoa que usava a estrutura fosse atingida por algo, a lente se estilhaçaria e expelia pequenos cacos de vidro, que ofereciam riscos à visão. 

Além disso, o processo e a ferramentaria de moldes para produção dos óculos resultaram em altos custos e demora da produção, o que não favorecia o comércio desses itens.

Em 1972, a Food and Drug Administration dos EUA obrigou os fabricantes de óculos a produzirem óculos com material que não quebrasse, como o plástico. Contudo, esse novo material era facilmente arranhado pelo uso cotidiano dos óculos.

Anos depois, Ted Wydeven revestiu um filtro com uma fina película de plástico específica durante seus testes e viu resultados surpreendentes no aumento da resistência à abrasão e arranhões.

Após essa descoberta a Foster-Grant, fabricante de óculos de sol, fez uma parceria com a agência e comercializou o revestimento resistente a arranhões, produzindo lentes de plástico que duram 10 vezes mais que as antigas, que existem até hoje.

2 – Liofilização de alimentos

O processo de liofilização é tido como um meio de preservação dos nutrientes dos alimentos, promovido por meio de um tratamento especial à comida.

A liofilização foi descoberta pela primeira vez pelos Incas , que notaram que os alimentos armazenados em grandes altitudes congelavam e desidratavam com o tempo. Posteriormente, foi aprimorado na Segunda Guerra e pela NASA.

A agência americana percebeu que a alimentação dos astronautas era deficitária na questão nutricional quando realizada pelos tubos.

Em decorrência disso, eles aplicaram o processo semelhante ao Inca de congelar alimentos, extrair a umidade e selar o produto final em recipientes herméticos e à prova de umidade para armazenamento semipermanente. 

Esta forma de armazenamento permitiu a preservação de 80% dos nutrientes dos alimentos, o que conduziu à melhoria da alimentação das tripulações em missão.

Hoje, diversos alimentos, incluindo produtos sem glúten, sem lactose e de origem totalmente vegetal, podem ser liofilizados, congelados e armazenados por longos períodos sem que suas propriedades nutricionais sejam perdidas.

3 – Aspirador de pó portátil

A agência norte-americana estava procurando uma furadeira portátil e independente para cortar amostras de núcleos na Lua e entrou em contato com a empresa Black e Decker, que fabrica esse tipo de dispositivo.

Essa empresa já havia projetado uma linha de ferramentas sem fio, mas os produtos precisavam de alguns ajustes. 

O contato da agência foi suficiente para refinar a qualidade e a vida útil da bateria dessas ferramentas elétricas. Assim, Black and Decker usou a tecnologia aprimorada para criar o primeiro aspirador sem fio, que eles chamavam de Dustbuster.

Hoje essa tecnologia se tornou muito comum e pode ser visualizada em diversas residências. Fique atento se você tiver crise de rinite, pois a aspiração pode desencadear um quadro alérgico. Nesses casos, use mascara de algodão reutilizável.

4 – Espuma de efeito memória

No início dos anos 1960, um engenheiro aeronáutico chamado Charles Yost trabalhou em uma tecnologia projetada para que, após o pouso, o módulo de comando da Apollo e seus astronautas pudessem ser recuperados. 

Yost criou um tipo especial de espuma plástica que tinha a capacidade aparentemente milagrosa de deformar e absorver uma pressão tremenda e, em seguida, retornar à sua forma original.

Esse material não apenas tornava a viagem dos passageiros mais segura, mas também aumentava o conforto na posição sentada para voos longos, pois permitia uma distribuição mais uniforme do peso corporal.

A espuma funciona como uma válvula de vazão, controlando a pressão recebida e modelando-a conforme a necessidade, ou seja, observando a vazão.

Com relação aos fabricantes de calçados, eles apostaram na espuma para criar palmilhas especiais de alto conforto. Em hospitais, colchões e assentos de cadeiras de rodas feitos de espuma sustentam pacientes com feridas dolorosas e perigosas em seus corpos.

Além disso, os médicos usam essa espuma absorvente para reduzir a pressão nas partes do corpo e reduzir o atrito nos membros protéticos.

5 – Filtros de água

Mesmo que os astronautas façam seu trabalho a quilômetros de distância da superfície da Terra, eles ainda dependem de necessidades básicas que podemos considerar garantidas. 

Essa questão estimulou a agência a criar filtros especiais de água na década de 1970 para garantir que os astronautas tivessem água limpa no espaço, pois os filtros existentes não eram muito eficazes.

Sendo assim, em parceria com a Umpqua Research Company em Oregon, a agência americana criou cartuchos de filtro que usam iodo para limpar o abastecimento de água dos ônibus.

Levando o nome de válvula de retenção microbiana, a tecnologia ganhou impulso na limpeza de água para estações de tratamento de água municipais. Ela pavimentou o caminho para a concepção de outras maneiras de filtrar o recurso para consumo humano. 

Esses filtros se tornaram especialmente importantes em áreas onde os produtos químicos contaminaram o abastecimento de água subterrânea, tendo a manutenção e fiscalização da qualidade controlados por software de logistica.

A empresa aumentou a aposta com seus estudos sobre a água, criando unidades que podem reciclar de forma mais eficiente os dejetos humanos, como a urina, em água potável para os astronautas.

Além da filtragem mais eficaz, prática, rápida e de baixo custo, alguns filtros de água hoje possuem um controlador de nível de água para sofisticar a experiência do consumidor. 

Conclusão

A agência norte-americana de viagens espaciais possui um papel de suma importância dentro da sociedade, não só tendo contribuído para a exploração do Universo, mas também para o dia a dia na Terra.

Muitas criações, como as apresentadas neste artigo, trouxeram inúmeros benefícios para o cotidiano das pessoas, tornando as tarefas como aspirar pó e filtrar a água mais fáceis e eficazes, além da manutenção de instrumentos industriais.

A empresa possui constante investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Isso ainda trará muitos frutos e poderá facilitar ainda mais a vida na terra, mesmo tendo como objetivo principal, a investigação do espaço. Em resumo, uma dicotomia que deu certo.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como organizar a rotina para emagrecer

3 de fevereiro de 2021

Como organizar a rotina para emagrecer

Se você deseja mesmo emagrecer sabe que já deve começar com as mudanças na rotina diária para que as coisas funcionem da melhor maneira possível. A organização e...

Você pode ter interesse em:

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

5 dicas para saber se você está com estresse financeiro

5 dicas para saber se você está com estresse financeiro

Para fazer cartão de crédito precisa estar trabalhando?

Para fazer cartão de crédito precisa estar trabalhando?

Quais os tipos de tratamentos capilares?

Quais os tipos de tratamentos capilares?

3 Ferramentas que todo web designer deve conhecer

3 Ferramentas que todo web designer deve conhecer

Booklover: 5 itens que todo amante de livro deve ter

Booklover: 5 itens que todo amante de livro deve ter