Revista Portal Útil

Cada atividade econômica possui suas matérias-primas essenciais. A disponibilidade e o preço desses materiais são alguns dos fatores que impactam diretamente o valor final do produto ou serviço.

Algumas matérias-primas se destacam por atender às necessidades de diferentes segmentos econômicos. Uma delas é o grafeno, utilizado em áreas como a tecnologia, construção civil e moda, sendo considerado o material mais fino, condutor e resistente já conhecido até hoje.

Você quer aproveitar a Black Friday para comprar um ótimo tênis com material confortável? Confira a seguir razões pelas quais você precisa saber mais sobre o grafeno para escolher o melhor modelo.

O que este artigo aborda:

Grafeno, material fundamental para diferentes indústrias
Grafeno, material fundamental para diferentes indústrias
Pin It

Propriedades do grafeno

O grafeno é o nome de uma das formas cristalinas do carbono, assim como o grafite e o diamante, entre outros exemplos. Ele é bastante conhecido por diferentes indústrias por apresentar propriedades bastante estratégicas.

Um exemplo é sua propriedade mecânica: o grafeno é o material mais resistente existente. Essa resistência se justifica pelas fortes ligações formadas entre os átomos de carbono que o constituem. O impressionante é que, juntamente a essa resistência, o grafeno também é flexível.

O interessante é que materiais como o aço, um dos mais usados na construção civil, aguenta em média 30% da pressão suportada pelo grafeno, que, além de resistente, oferece o bônus da elasticidade. Por isso, ele tem a capacidade de retornar facilmente a seu tamanho original.

Outra propriedade estratégica sobre o grafeno é que ele permite aos elétrons se deslocarem com uma velocidade impressionante, próxima à da luz. Esse material possui a menor resistência elétrica que existe, o que o torna o melhor condutor metálico.

Por fim, o grafeno também possui ótima condutibilidade térmica, sendo capaz de dissipar calor mais rapidamente que qualquer outro material descoberto até hoje. Ele possui, ainda, alta temperatura de fusão (em torno de 3800 graus Celsius). Isso é super estratégico para a indústria, que pode lidar com altas temperaturas em seus processos produtivos.

Usos do grafeno

Mediante tantas propriedades diferenciais, o grafeno é bastante utilizado em diferentes segmentos econômicos. Ele está presente em dispositivos como telas de LED dobráveis, transistores, dissipadores de calor, super bateria de celular e células fotovoltaicas, por exemplo. 

Essa matéria-prima também pode ser utilizada em processos tecnológicos complexos, como a dessalinização da água do mar. Na área da saúde, o grafeno está presente em sensores biomédicos que podem detectar doenças, vírus e outras toxinas no organismo humano. Na construção civil, ele é encontrado em materiais como alumínio e betão

O grafeno também garante baterias com armazenamento mais rápido e eficiente de energia. Nas células solares, esse material confere mais transparência e eficiência na captação da energia solar.

Esse material também é presente nas solas dos tênis mais avançados disponíveis no mercado, voltados para atividades físicas. Ele torna o calçado mais flexível e durável, com uma sola que se desgasta menos. Isso é um diferencial e tanto para quem vive na academia e adora praticar exercícios, especialmente corridas e caminhadas.

Outra vantagem de comprar tênis com grafeno é que ele é resistente e oferece estabilidade para os pés, garantindo maior segurança na hora de realizar cada movimento. Isso garante saúde, conforto e bem-estar para quem o utiliza. 

Por fim, os tênis com grafeno são facilmente laváveis, resistentes à sujeira e menos sujeitos a ficar com mau cheiro. Isso ajuda a explicar por que o grafeno tem sido cada vez mais buscado por diferentes indústrias. Lembre-se disso antes de renovar os tênis do seu armário. Procure saber com os vendedores se as solas dos calçados contam com o grafeno em sua composição.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse