Curiosidades

Eficiente ou eficaz: saiba a diferença entre essas nomenclaturas

Publicado por Veja Notícias no dia 30/08/2021 as 23:28

Eficiente ou eficaz? Conhecer significados das palavras é muito mais do que olhar para dicionário, mas sim entender como elas fazem sentido em sua rotina.

O planejamento e comunicação empresarial inclui diversas metodologias, processos, ferramentas e até mesmo nomes que podem confundir os gestores e colaboradores e entender termos é essencial para o negócio.

Independente da área de atuação, conhecer o significado de termos estratégicos é fundamental para planejar suas formas de trabalho e gestão, por exemplo. 

Pensando nisso, o que é mais importante: ser eficiente ou eficaz? Esses são termos que geram confusões quanto às suas definições e é sobre eles que vamos falar. Acompanhe!

O que é eficiência? 

A eficiência está ligada de forma direta à produtividade e à racionalidade, ou seja, é a capacidade de executar o processo da forma como foi planejado. Sendo assim, um profissional ou uma equipe eficaz é aquela que produz de acordo com o que foi planejado.

Ser eficiente tem também a ver com fazer mais e melhor com o mínimo uso e gasto de recursos possíveis, otimizando o trabalho e gastos, mas sem esquecer a qualidade.

Um líder eficiente, por exemplo, é uma pessoa capaz de planejar, coordenar e organizar o trabalho de seus colaboradores da melhor forma possível, respeitando a competência e limite de cada um. 

Portanto, o conhecimento de conduzir pessoas com eficiência é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado, pois a redução dos conflitos, o aumento da produtividade e a aceleração dos resultados são garantidos.

O que é a eficácia?

Antes de mais nada, a definição de eficácia está ligada à característica ou qualidade daquilo que atinge os efeitos ou resultados esperados. Esse conceito está mais ligado ao objetivo final e o cumprimento de metas, foco, prazos, entre outras.

Pode-se dizer que a eficácia tem relação com as tomadas de decisão e com resultados, independente do custo e do tempo que isso acarreta.

Quando falamos de lideranças eficazes, podemos dizer que são aqueles que impulsionam a sua equipe a alcançar os objetivos da organização, bem como os seus próprios. Dessa forma, ele irá transformar os profissionais mais eficazes e melhor preparados para encarar os desafios.

Efetividade

Vale dizer que, além da eficiência e eficácia, existe também a efetividade. Ela se baseia em fazer o que precisa ser feito para alcançar os objetivos de acordo com o que foi planejado, utilizando todos os recursos da melhor forma possível.

Podemos então dizer que essa é algo como uma junção dos conceitos anteriores, faz sentido?

Qual a relação desses conceitos em uma empresa?

Esses conceitos fazem muito sentido nas rotinas das organizações e mesmo que sejam diferentes em significados, eles estão sempre se relacionando e é importante entender suas diferenças para que os processos sejam feitos da maneira esperada.

É interessante entender seus pontos fracos, fortes e fazer análises através de diferentes metodologias como SWOT para identificar suas fraquezas, oportunidades, forças e desafios para entender no que é preciso ser mais eficiente, eficaz ou efetivo.

Entender seu negócio, pessoas, ferramentas, erros e acertos é preciso para definir onde é preciso focar mais ou menos e o que é preciso mudar dentro da organização. Vale dizer que, para estimular as características de eficiência, efetividade e eficácia na empresa é preciso ter ações como:

  • Incentivar a pro atividade e inovação dos colaboradores;
  • Encorajar a busca por crescimento e oferecer oportunidades, treinamentos e trilhas de conhecimento;
  • Criar senso de equipe;
  • Olhar para comunicação interna e eliminar ruídos em seu negócio;
  • Ter metas e objetivos claros;
  • Investir em boas lideranças;
  • Dar feedbacks e fazer com que seu colaborador saiba onde ele está;
  • Ter atenção às tecnologias, ferramentas e processos que podem colaborar com seu negócio.

Ser efetivo, eficaz e eficiente é preciso para oferecer bons produtos, serviços, experiências e, claro, resultados para seus clientes e seus objetivos. Como seu negócio ou até mesmo seus planos pessoais estão olhando para isso? Aproveite que sabe mais sobre nomenclaturas e não confunda mais sobre elas!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Conheça tudo sobre os aparelhos invisíveis

3 de fevereiro de 2021

Conheça tudo sobre os aparelhos invisíveis

O tratamento com aparelho ortodôntico é muito conhecido pelas pessoas, principalmente por conta da sua aparência metálica. Entretanto, com o avanço da tecnologia, u...

Como vender produtos personalizados online

28 de abril de 2021

Como vender produtos personalizados online

Deseja saber como vender produtos personalizados online? Quer você seja novo no mundo da personalização, já tenha uma loja física de produtos personalizados ​​ou es...