Curiosidades

Curiosidades sobre a culinária asiática: Japão e China!

Publicado por Veja Notícias no dia 04/09/2021 as 19:10

As curiosidades sobre a culinária asiática são muitas, afinal, para nós aqui do ocidente a cozinha do outro lado do mundo é completamente diferente do que estamos acostumados a comer em nosso cotidiano.

No conteúdo de hoje, trouxemos algumas das principais curiosidades sobre dois países da Ásia que fazem sucesso no mundo todo com as suas cozinhas, o Japão e a China. Leia com a gente e conheça algumas das curiosidades sobre a culinária asiática. Vamos lá!

Curiosidades sobre a culinária japonesa

A culinária japonesa, com seus sabores peculiares e cores vivas, nos atrai cada vez mais. Mas você conhece mesmo os principais pratos desta saborosa gastronomia?

Aqui estão sete breves informações que permitirão que você conheça mais sobre uma das cozinhas tradicionais mais famosas e difundidas do mundo: a japonesa. Vamos começar com as curiosidades sobre a culinária asiática, leia!

1. Sashimi

O sashimi é o primeiro prato do almoço formal japonês, composto por peixe cru em fatias finas e molhos que o acompanham (Wasabi e molho de soja), nos quais pode ser mergulhado.

O prato costuma ser guarnecido com Daikon, uma raiz semelhante ao nosso rabanete branco (mas maior em tamanho), rica em vitamina C e capaz de facilitar a digestão de alimentos fritos.

2. Wasabi

Segundo a tradição, o wasabi tem muitas propriedades benéficas: é um excelente digestivo, tem fortes propriedades antibacterianas e ajuda a prevenir a intoxicação.

Precisamente por isso é (como era na origem da sua utilização) utilizado em combinação com o peixe cru, atenuando o seu sabor forte e evitando desconfortos indesejados no estômago.

É também considerado um dos alimentos mais afrodisíacos do mundo, junto com o peixe cru, o gengibre e o chocolate.

3. Sushi

No início da sua história, o Sushi servia como método de conservação de peixe que, uma vez eviscerado e salgado, era colocado no meio do arroz cozido.

A consequente fermentação do arroz, capaz de gerar um aumento da acidez por dentro e o ambiente em que estava inserido, possibilitava manter os peixes comestíveis por mais tempo do que o comum.

4. Salmão

Uma das curiosidades sobre a culinária asiática, é que a cozinha tradicional japonesa, que utiliza apenas peixes frescos nativos, não inclui o salmão entre as variedades de peixes utilizadas: por quê?

Porque o salmão é um peixe que não pode ser capturado nos mares próximos ao Japão, normalmente vindo do Mar do Norte.

5. Missô

“Tudo está bem desde que tenha missô”, diz um velho ditado popular japonês, que visa sublinhar a importância dessa “massa” na cultura culinária japonesa. Mas o que é o missô?

Trata-se de um condimento produzido a partir da soja, ao qual se adiciona cevada ou arroz, levedura e sal, que permitem iniciar um processo de fermentação que dura até 2 anos.

O resultado é uma pasta densa, muito saborosa e rica em proteínas e ácido linoleico, componentes importantes para controlar o nível de colesterol no sangue.

6. Ramen

Além do Sushi, também o Ramen, sopa típica da culinária japonesa composta por caldo de carne ou peixe, macarrão de trigo e outros ingredientes como ovos cozidos, pedaços de carne ou peixe cozido, algas e vegetais, é um prato importado da China.

O próprio nome “Ramen” deriva da distorção de uma palavra chinesa, “Limen”, que significa literalmente macarrão enrolado à mão.

7. Baiacu

O baiacu é um dos pratos mais deliciosos da culinária japonesa. Um peixe que pode ser mortal se não for preparado corretamente. Na verdade, esse peixe contém um veneno poderoso, a tetradotoxina, e apenas alguns chefs com uma licença específica podem prepará-lo.

As entranhas dos peixes, que contêm a toxina venenosa, devem ser removidas e jogadas em recipientes selados especiais para evitar contaminação perigosa.

Curiosidades sobre a culinária chinesa

Bom, você já leu algumas das curiosidades sobre a culinária asiática sobre o Japão, agora está na hora de irmos para a comida chinesa.

Aqui vamos falar mais sobre o ambiente do que os pratos em si, afinal, o tour por um local que presta serviços culinários na China pode ser mais interessante do que os próprios pratos, por mais extravagantes que eles sejam.

O ambiente de um restaurante chinês local

Ao entrar em um local que serve comida chinesa, o primeiro recurso que chama atenção no local são as diversas “lanternas vermelhas” espalhadas.

Todos pensam que se trata de móveis banais com fins puramente ornamentais, mas essas lanternas possuem um significado interessante: as lanternas vermelhas na cultura chinesa indicam bom presságio e são símbolos da sorte.

O vermelho representa felicidade, riqueza, paixão, alegria. Não é por acaso que essa cor é predominante em qualquer restaurante tradicional chinês.

Continuando as curiosidades sobre a culinária asiática, outro móvel que, uma vez lá dentro, chama a atenção é o “gato acolhedor”, o Maneki Neko: uma escultura particular de cerâmica que se encontra não só em restaurantes, mas em todas as atividades comerciais da China.

Sujeito de mitos e lendas, este gatinho fofo é um bom presságio para o dono e vem em várias cores, cada uma com um significado diferente. A mais comum é a cor dourada, associada à beleza e ao bem-estar econômico.

Pratos e suas tradições

Cada prato da comida chinesa tem sua própria história e simbolismo, mantendo tradições, mistérios e lendas em segredo. Além disso, no preparo e apresentação dos alimentos há uma busca constante pelo equilíbrio entre o sabor estético e o sabor verdadeiro do alimento em si.

No ocidente, todos nós pensamos no arroz cantonês e nos rolinhos primavera, mas o mundo da culinária chinesa é muito mais complexo. Pequim, Xangai, Cantão, Xi’an, sem falar nas cidades antigas ou nas aldeias agrícolas, em cada lugar há um prato típico que fala da sua história e da dinastia sob a qual nasceu.

Como em todas as culturas, por ocasião das férias ou na hora de receber convidados, todo chinês se esforça dentro dos limites de suas possibilidades para exibir a abundância.

A comida é uma questão de honra e, sem dúvida, o primeiro sinal de bom status social no país. Gostou das curiosidades sobre a culinária asiática que trouxemos? Até a próxima!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos