Cultura portuguesa: principais tradições e diferenças

Publicado por Veja Notícias no dia 25/10/2021 as 20:34

A cultura é tudo aquilo que define a personalidade e as demais características de um povo. E quando falamos sobre a cultura portuguesa, podemos ver traços expressivos de um povo histórico.

Cultura portuguesa: principais tradições e diferenças

Como você sabe, Portugal é um país pequeno (10 milhões de habitantes) com uma cultura muito singular. É baseado em uma combinação de culturas, principalmente romana, germânica e ibérica. Estas três culturas têm uma forte influência sobre a língua portuguesa e sobre sua cultura.

Além disso, os estilos dos edifícios, a religião, a gastronomia, o folclore e até mesmo as calçadas são algumas das principais diferenças que separam a cultura portuguesa de todas as outras. 

Portanto, neste artigo do Veja Notícias, você terá uma visão mais clara do que torna a cultura portuguesa única.

Principais características da cultura de Portugal

Portugal é certamente interessante para qualquer pessoa que visite e viva no país. 

Você vivenciará a cultura única do povo português e aprenderá sobre os costumes, tradições e crenças que tornam a vida em Portugal tão especial.

Não é por acaso que muitos brasileiros procuram pela dupla cidadania portuguesa, seja pela genealogia sefardita ou através de laços sanguíneos.

Veja as principais características culturais de Portugal:

Vinho

Portugal é uma das mais antigas nações vinícolas, com uma história impressionante de cultivo e produção de vinho. Existem muitas castas diferentes cultivadas no país, o que possibilita a produção de vinhos com características muito distintas.

A região vinícola mais antiga do mundo está localizada em Portugal. É chamada de Douro e garante a excelência mundialmente famosa do famoso Vinho do Porto.

Não há outros países produtores de vinho na Europa que tenham tantas castas como Portugal que sejam capazes de produzir vinhos de alta qualidade.

Gastronomia

Existe uma enorme diversidade na gastronomia portuguesa.

Está intimamente ligada ao clima onde Portugal está localizado, mas existem algumas diferenças marcantes em relação aos países vizinhos. 

Há duas diferenças principais quando se trata da culinária portuguesa. Uma é o Mediterrâneo, que inclui Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. A outra é o Atlântico, que inclui o Reino Unido, Irlanda, Portugal, Holanda, Bélgica, França, entre outros.

Isto explica porque a gastronomia tem uma combinação de influências mediterrâneas, mas também contém influências orientais e marítimas.

O peixe é uma parte importante da dieta portuguesa. Sem dúvida, o bacalhau é um dos alimentos mais famosos de Portugal. Trata-se de um peixe que nem se encontra em águas portuguesas, e que é pescado a 4.000 quilômetros de distância.

Mas engana-se que em Portugal apenas os frutos do mar são conhecidos mundialmente: a qualidade da carne bovina, suína e ovina do país assegura que esses animais sejam elevados padrões de criação e alimentados com uma dieta equilibrada. Isso garante que a carne desses animais seja de qualidade excepcionalmente alta e muito saborosa. 

Sopas e carne defumada também fazem parte da dieta portuguesa.

Fado

A cultura portuguesa tem um estilo musical chamado Fado, que só se encontra em Portugal. O fado é um fenômeno muito presente nas regiões mais antigas e nas casas típicas de Lisboa e Porto, inclusive tendo fãs em todo o mundo.

O tom é sempre voltado para a crítica política e social, mas também há espaço para a paixão, desilusão, saudade e problemas do dia-a-dia.

Religião

Mais de 90% das pessoas em Portugal são católicos. Está profundamente enraizado na cultura. É um país religioso.

O local religioso mais famoso em Portugal é o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado perto de Lisboa. Milhares de pessoas visitam o local para receber bênçãos e dar graças. 

Literatura

A poesia tem sido parte da cultura portuguesa desde o início. 

Ela teve suas raízes na poesia trovadora, e evoluiu com o surgimento do épico durante a Renascença. Poetas como Gil Vicente, Fernando Pessoa e Luis de Camões contribuíram imensamente para a riqueza e diversidade da linguagem poética portuguesa.

Prosa e café

Portugal é um país de cidadãos que valorizam uma boa conversa. 

Os portugueses são bons faladores e gostam de sentar-se em um café, tomar um expresso forte e conversar muito.

Conclusão

Este é o nosso artigo sobre cultura portuguesa. Esperamos que a leitura tenha sido agradável.

Aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos em suas redes sociais.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

7 Melhores Dicas Para Contratar Advogado

15 de abril de 2021

7 Melhores Dicas Para Contratar Advogado

De antemão, contratar um advogado não é uma tarefa simples. Ainda mais, que existem vários tipos de advogado, um para cada tipo de causa ou processo. Portanto, ...

Você pode ter interesse em:

Quem é MEI precisa investir na Previdência Privada?

Quem é MEI precisa investir na Previdência Privada?

Quais as principais tendências para o verão 2022?

Quais as principais tendências para o verão 2022?

O crescimento da área de logística em 2021

O crescimento da área de logística em 2021

Como escolher um curso de espanhol

Como escolher um curso de espanhol

Como foi a atuação do advogado trabalhista durante a pandemia do coronavírus

Como foi a atuação do advogado trabalhista durante a pandemia do coronavírus

Passos para diminuir os gastos com cartão de crédito

Passos para diminuir os gastos com cartão de crédito