Revista Portal Útil

Quais os benefícios de ler livros todos os dias? Na era da informação, é difícil responder essa pergunta. Para muitas pessoas, ler algo com mais de 140 caracteres ou assistir a qualquer coisa com mais de um minuto está fora de cogitação.

Contudo, o antídoto para tudo isso pode ser levar mais tempo para desacelerar e voltar ao básico. Pegar um livro e focar nele por algum tempo pode fazer muito bem.

Tal qual, as mudanças e aprendizados que se pode adquirir com um simples habito pode melhor vários campos da sua vida.

Portanto, continue lendo e nós o conduziremos através de alguns dos principais benefícios de ler todos os dias.

O que este artigo aborda:

7 benefícios benefícios de ler todos os dias
7 benefícios benefícios de ler todos os dias
Pin It

1. Bom para a saúde mental

Em primeiro lugar, estudos mostram que um dos benefícios de ler um livro é aumentar as sinapses do cérebro, religando-o efetivamente, o que pode ajudar a prevenir doenças como Alzheimer e demência.

Nesse sentido, desafiar sua mente por meio da leitura provou treinar melhor a mente e melhorar a função neural.

Além disso, ler todos os dias pode ajudar a mantê-lo mentalmente saudável conforme você envelhece. Está provado que ajuda a combater a demência e outras doenças.

Ele traz muitos dos mesmos benefícios da meditação e da ioga, é como fazer exercícios para o cérebro.

Logo, o pode até ajudar o cérebro a combater a depressão e outras doenças semelhantes.

2. Alivia o estresse

De antemão, todos nós tendemos a ficar um pouco estressados ​​as vezes quando gerenciamos os afazeres de nossa vida diária.

Ler um grande romance pode transportá-lo e afastá-lo de sua vida diária e de suas lutas. Isso pode colocá-lo em um estado de espírito totalmente diferente, o que pode ajudar a afastar os pensamentos problemáticos e a relaxar você.

Assim também, pesquisas mostram que os benefícios de ler um livro de ficção é mais eficaz para reduzir o estresse do que ouvir música, beber chá e até mesmo caminhar. Ler histórias envolventes, especialmente ficção, ajuda a diminuir a frequência cardíaca e relaxa os músculos.

Portanto, da próxima vez que você tiver dor de cabeça ou nas costas, tente preveni-la lendo um bom livro.

3. Aumenta a inteligência emocional

Antes de mais nada, você sabia que um dos benefícios de ler é aumentar seu senso de empatia e inteligência emocional?

Ademais, este é apenas um dos muitos benefícios de ler todos os dias. Inteligência Emocional (IE) é a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e os dos outros e administrar esses diferentes sentimentos.

IEs mais altos em indivíduos estão ligados a um melhor trabalho em equipe, menos ansiedade e relacionamentos aprimorados. Os psicólogos chamam isso de “teoria da mente”, onde ler sobre narrativas e vidas diferentes da sua pode permitir que se compreenda melhor as diferentes perspectivas.

Por fim, múltiplas coisas podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, permitindo que você entenda melhor uma multiplicidade de experiências e sentimentos.

4. Ler expande o vocabulário

Acima de tudo, ler mais é uma ferramenta eficaz para expandir seu vocabulário e habilidades de compreensão. Quanto melhor vocabulário você tiver, melhor tipo de comunicador você se tornará.

Então, da próxima vez que você se sentar com um bom livro, pegue um dicionário e uma caneta. Você pode circular palavras com as quais não está familiarizado e procurá-las. Crie uma lista de palavras desconhecidas e suas definições e consulte-as diariamente.

É provável que, quanto mais você fizer isso, melhor você se tornará no uso dessas novas palavras em sua vida cotidiana.

5. Beneficia e melhora a memória

Ao ler um livro, você explora um novo mundo de informações e precisa se comprometer a lembrar uma variedade de detalhes importantes, como personagens, locais, fatos, subtramas e muito mais.

Bem como, todos esses são detalhes não pertinentes à própria vida, mas fora de suas experiências de vida. Além disso, a leitura pode ajudar no desenvolvimento de sua memória de curto e longo prazo.

Em outras palavras, assim como seus músculos crescem e se fortalecem quanto mais você os usa, o exercício mental faz a mesma coisa pela sua memória.

Portanto, da próxima vez que você tiver problemas para encontrar seus óculos ou chaves, talvez seja a hora de pegar os livros e aprimorar sua acuidade mental.

6. Ajuda você a dormir melhor

A princípio, não há melhor sensação do que cair no sono enquanto lê um bom livro. Nos dias de hoje, é tão comum querer rolar a tela no telefone antes de dormir.

Entretanto, isso estimula o cérebro e efetivamente adia a hora de dormir. Da próxima vez, pegue um livro e descubra que é muito mais fácil adormecer.

Ler pode ser uma atividade maravilhosa na hora de dormir e há tantos benefícios de ler antes de dormir relacionados a leitura diurna.

Melhor ainda, faça das histórias para dormir um hábito com as crianças de sua vida. Ler juntos pode ser uma ótima atividade de vínculo que pode encorajá-los a ter um amor maior pela leitura.

Nesse sentido, a leitura para crianças traz muitos benefícios, incluindo melhorar seu vocabulário e habilidades lógicas, ao mesmo tempo em que cria associações agradáveis ​​e calorosas com a atividade.

Do mesmo modo, se você estiver viajando e não puder carregar um livro físico, você sempre pode tentar ler em um dispositivo antes de dormir.

Dessa forma, os dispositivos de e-book são projetados pensando na sua saúde e podem fornecer uma ótima experiência de leitura antes de dormir.

7. Ler melhora a sua escrita

De antemão, quanto mais você lê, especialmente livros e materiais que são particularmente bem compostos e bem escritos, melhor você se torna para absorver os diferentes estilos de escrita.

Bem como, isso pode ajudá-lo a compreender e reconhecer o que constitui uma boa escrita, ajudando-o efetivamente a emulá-la subconscientemente. Quanto mais você lê, melhor se torna a qualidade de sua escrita.

Assim, ler romances e contos também pode ajudá-lo a praticar e estudar gramática sem ter que buscar a ajuda de um livro didático. Do uso da pontuação à estrutura da frase, você aprenderá inerentemente como é uma comunicação clara.

Compreendendo os benefícios de ler todos os dias

Você não precisa mudar radicalmente a maneira como vive a vida para incluir mais tempo de leitura em sua programação.

Por exemplo, você pode fazer isso antes de dormir, enquanto espera pelo seu próximo compromisso ou apenas quando você tem um tempo de lazer.

Da próxima vez que você quiser ler no seu telefone e navegar nas redes sociais, tente pegar um livro. A leitura diária oferece muitos benefícios que você pode aproveitar.

Em suma, você pode comprar livros em lojas de segunda mão, pedir emprestado a amigos ou visitar a biblioteca local. As possibilidades são infinitas.

Por fim, se você quer saber mais sobre os benefícios de ler todos os dias, veja o vídeo do canal Seja uma pessoa melhor.

Este post é uma parceria com o portal Mosaico News para sintetizar a importância do incentivo à leitura. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse