Publicado por Veja Notícias no dia 04/09/2021 as 17:48

Falar em público é uma importante ferramenta para a vida de qualquer pessoa. Isso pode ajudar tanto no campo profissional, abrindo mais as possibilidades de emprego, como em na vida pessoal, ajudando no processo de comunicação.

Inclusive, todas as pessoas em algum momento passam pela necessidade de falar em público. Embora isso seja um ponto-chave para palestrantes e pessoas que fazem apresentações, não significa que seja uma característica exclusiva desses profissionais.

Seja a apresentação de um projeto de empresa de automação, um ponto de vista, uma atividade acadêmica ou até um evento em família, no qual você será o responsável por falar algumas palavras e fazer um brinde, saber se comunicar em público é fundamental.

Entretanto, muitas pessoas ficam nervosas quando estão se preparando para discursar na frente de uma plateia, seja ela pequena ou grande, com rostos conhecidos ou não.

Conheça as melhores dicas para falar em público

Seja antes, durante ou ao final de qualquer discurso, algumas dicas podem te ajudar a relaxar e tornar o momento menos estressante, garantindo uma estrutura com mais qualidade para sua apresentação.

Ademais, é importante reforçar que estas dicas foram elaboradas por profissionais em comunicação e expressão, mas isso não significa que todas funcionarão da mesma forma para você.

Por isso, é importante que identifique aquelas que mais te ajudam a falar em público, seja sobre um projeto elétrico predial ou sobre qualquer outro tema, e pense em como trabalhar com elas em sua realidade.

Dessa forma, você consegue ter uma tranquilidade muito maior para se comunicar em público, que pode ser o primeiro passo para criar uma rotina, fazendo esse processo se tornar cada vez mais simples e fácil de lidar.

1 – Conhecendo seu público

O primeiro passo que você precisa saber quando estiver montando sua apresentação é entender para quem você irá falar. Isso ajuda a determinar o tipo de linguagem que você utilizará, bem como o tipo de tópico que será abordado.

Quanto mais você conhecer seu público, mais qualidade terá sua apresentação. Isso determina uma série de fatores que o ajudam a ficar mais confortável com o ato de se apresentar, como:

  • Ferramentas para auxiliar a apresentação;
  • Tipo de vestimenta para se apresentar;
  • Assuntos interessantes;
  • Equipamento multimídia.

Todas essas ferramentas acabam sendo muito importantes para que você consiga criar um conforto maior com a ideia de palestrar sobre, por exemplo, tratamento de superfície, possibilitando que você consiga realizar a atividade de maneira mais tranquila.

2 – Conhecendo a si próprio antes de falar em público

Esta é uma questão muito importante para conseguir ter a motivação para falar em público, sem precisar se estressar com isso. Esse tipo de atividade é muito importante para que você consiga trabalhar com mais qualidade.

O autoconhecimento permite que você se sinta à vontade consigo mesmo, diminuindo as chances de erro em um diálogo ou de esquecimentos e falhas de comunicação.

Ainda que estes aconteçam, uma pessoa ciente de si tem mais tranquilidade para lidar com a situação, por exemplo, em uma palestra sobre isolamento acústico estúdio.

Além disso, o autoconhecimento também possibilita que você enxergue suas restrições. Isso identifica se é necessário contar com auxílio ou se você precisa de algum dispositivo ou equipamento para conseguir completar a operação com sucesso.

3 – Tenha um roteiro para falar em público

Uma das formas mais seguras de não congelar ou ter problemas na hora de se apresentar em público é definir anteriormente os tópicos que você trabalhará, criando um roteiro para auxiliar o processo.

Cuidado, entretanto, com a estrutura que você irá montar, para a palestra não ficar mecânica e sem vida. O foco aqui é criar uma linha de organização para suas ideias, garantindo mais confiança na hora do discurso sobre, por exemplo, camarim móvel.

Por isso, é interessante pensar em um começo, meio e fim da palestra, com tópicos importantes para serem mencionados e outros detalhes que não podem ficar de lado. Dessa forma, você consegue trabalhar com muito mais efetividade em suas ações.

Além disso, o fato de você saber o que vai falar elimina as chances de medo do desconhecido, que acaba causando ansiedade e atrapalha a rotina, impossibilitando o processo como um todo.

4 – Faça ensaios regulares antes de falar em público

Falar em público não é uma atividade comum para todas as pessoas, salvo palestrantes profissionais. Por isso, se você pretende fazer uma apresentação, o ideal é que faça ensaios práticos para identificar seus pontos fortes e fracos.

Os pontos fortes na fala devem ser ressaltados, enquanto os pontos fracos podem ser trabalhados para que você consiga uma efetividade maior no discurso, garantindo assim mais tranquilidade na hora de apresentar sobre, por exemplo, sensor de nível.

Esse tipo de ação é muito importante para que você consiga trabalhar com efetividade os discursos, uma vez que a prática levará a perfeição. Os profissionais em palestras e oratórias o fazem porque praticam constantemente, tornando o hábito comum.

5 – Ferramentas de apoio para falar em público

Um palestrante com um bloco de papéis na mão para verificar suas informações é amador, e provavelmente não será ouvido com a mesma intensidade que uma pessoa que pareça mais preparada para a apresentação.

Por isso, é muito importante evitar esse tipo de recurso para fazer sua palestra. Isso não quer dizer, entretanto, que você não pode contar com recursos para olhar notas sobre elementos de fixação, pontos importantes e retomar a palestra quando julgar necessário.

Através do uso de slides, sons e até mesmo recursos audiovisuais, você pode trabalhar com o público de maneira a levá-lo aonde você quer chegar. Os slides, imagens e palavras-chave podem ajudar você a manter o ritmo de apresentação.

Por outro lado, conteúdos em áudio e vídeo podem ser uma pausa importante para você tomar uma água e observar suas anotações longe do foco do público.

6 – Tenha flexibilidade

A flexibilidade é um ponto muito importante dentro do conceito de falar em público, uma vez que em muitos casos é preciso saber improvisar sobre fretado para empresas, por exemplo. Dessa forma, você consegue transformar uma situação ruim em algo de qualidade.

Existem diversas maneiras de lidar com o imprevisto, e ser flexível garante que você aproveite o melhor desse tipo de atividade.

7 – Aja com naturalidade

Comunicar-se em público é, acima de tudo, um exercício de empatia. Quando você constrói um vínculo com seu público, consegue se comunicar de forma muito mais natural, adequada para o que está sendo apresentado.

Por isso, é importante saber lidar com esse tipo de ferramenta para conseguir conquistar bons resultados em sua palestra, evitando uma comunicação automática e robotizada.

8 – Cuidados com a linguagem corporal

Quando você é o foco da comunicação, não são apenas suas palavras que geram a conversa. Todo o seu corpo fala com você, apresentando novas possibilidades e conceitos ao longo do diálogo.

Por isso, é importante saber evitar movimentos bruscos ou que demonstrem algum tipo de insatisfação em estar no local, uma vez que isso acaba afastando o interesse do público.

Por outro lado, quando você se comunica de forma aberta e convidativa, consegue cativar completamente a audiência que está se formando.

9 – Trabalhe pelo exemplo

Um conteúdo teórico muitas vezes pode ficar maçante, e para lidar melhor com esse tipo de palestra, além de se fazer compreender de maneira mais efetiva, o ideal é trabalhar com exemplos e narrativas.

O poder de uma história bem contada é muito maior do que o de uma longa leitura teórica, e isso acaba impactando o público de forma muito mais expressiva. Além disso, através desse método, você não precisa decorar tantos textos.

Ao invés de lembrar termos técnicos e tornar sua fala maçante, o ideal é conseguir trabalhar com efetividade através de contar histórias, metáforas e outras formas de linguagem.

10 – Utilize a emoção

A comunicação desperta uma série de estados emocionais diferentes, e utilizar isso a seu favor pode ajudar a se comunicar de forma muito mais efetiva. Por isso, para se tranquilizar e conseguir falar melhor, é importante saber como lidar com esse tipo de atividade.

Através de contato visual, você pode identificar se as pessoas estão interessadas ou entediadas com o assunto, permitindo que você mude sua postura ou tom de voz, garantindo que sua ação seja bastante efetiva.

Quanto mais você conseguir interagir com a platéia, menos isso parecerá uma palestra e mais uma conversa, ficando mais confortável para que você possa agir.

Conclusão

Falar em público pode ser mais simples do que a maioria das pessoas acredita. Quando você se estrutura, dedica e treina constantemente para conseguir trabalhar esta habilidade, acaba conseguindo resultados muito mais expressivos para suas ações.

Isso garante uma tranquilidade muito maior para pessoas que precisam ou desejam iniciar a comunicação em público, seja ela através de palestras, aulas ou outras formas.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como configurar seu modem Oi Velox?

5 de maio de 2021

Como configurar seu modem Oi Velox?

Você quer aprender a como configurar seu modem Oi Velox? Pois saiba que é bem simples, basta seguir um passo a passo fácil para que em breve esteja usufruindo dos b...

Tipos de Notícias

20 de agosto de 2021

Tipos de Notícias

A notícia está presente no nosso dia a dia o tempo todo, por vários canais de comunicação internet, televisão, outdoors e etc. Mas você sabe como elas são produzida...