Revista Portal Útil

Ter uma bicicleta facilita muito a locomoção em centros urbanos, principalmente nas grandes cidades, onde ela é a melhor opção para fugir do engarrafamento. Além de ser um meio de transporte que não polui, andar de bike proporciona benefícios à saúde, melhorando o seu condicionamento físico e evitando o sedentarismo.

Porém, quando você decide implementar as pedaladas na sua rotina, bate aquela dúvida: é melhor escolher uma bicicleta elétrica ou convencional? Quais são as principais diferenças entre os dois modelos? E as vantagens e desvantagens de cada um? Entenda melhor no texto abaixo.

O que este artigo aborda:

Diferenças entre a bicicleta tradicional e a elétrica
Diferenças entre a bicicleta tradicional e a elétrica
Pin It

Bicicleta convencional

É o modelo mais comum, inventado há mais de 100 anos e que faz parte da paisagem de praticamente todas as cidades. Ela é caracterizada por ter uma suspensão rígida, dois pedais que a pessoa movimenta para mover e trocadores de marcha.

Entre as bikes convencionais, é possível encontrar diferentes modelos, cada um com características específicas. Por exemplo, as mountain bikes são recomendadas para quem vai pedalar em terrenos íngremes e irregulares. Por sua vez, as dobráveis são uma opção para quem não tem muito espaço para armazenar uma bicicleta em casa.

Vantagens da bicicleta convencional

Como elas estão há mais tempo no mercado e apresentam uma oferta maior, uma das vantagens do modelo convencional é seu custo-benefício. Quem tem interesse em ter uma bike para se mover pela cidade ou estrada encontra diversas opções facilmente, com preços mais acessíveis e de boa qualidade.

Essa variedade também se destaca pelo fato de os modelos atenderem à demanda de todos os perfis, independentemente de gênero, estatura e peso. Com pesquisa, qualquer um pode encontrar o modelo que melhor se encaixa no seu gosto e se encaixa às suas necessidades.

Outro ponto benéfico das bikes convencionais é o baixo custo de manutenção. Com exceção de modelos exclusivos, os usuários não têm problema em encontrar locais para fazer revisões e peças para eventuais trocas, podendo inclusive comprá-las pela internet.

Desvantagens da bicicleta convencional

As bikes convencionais apresentam algumas desvantagens em comum. A principal delas, claro, é o cansaço, sobretudo para quem enfrenta morros ou subidas. Caso a fadiga muscular bata, não haverá nenhum motor para te empurrar até o seu destino.

Além dos terrenos íngremes, outro problema pode ser percorrer grandes distâncias, sobretudo se você não possuir boa condição física. Também será necessário força (sobretudo nas pernas) e fôlego para pedalar em situações que você está pedalando com cargas.

Por fim, um incômodo inevitável por causa do esforço: o suor. Por exemplo, se você usa a bicicleta para ir ao trabalho, é preciso levar consigo uma segunda camisa e desodorante caso tenha o costume de suar muito.

Bicicleta elétrica

Também conhecidas como e-bikes, esse modelo se difere da convencional por contar com um motor elétrico e um sistema de bateria em sua montagem. Normalmente, os motores ficam equipados nos cubos das rodas dianteiras ou traseiras, mas também podem estar embutidos na parte central da bicicleta.

Assim, os motores ajudam o ciclista a pedalar, exigindo menos esforço da parte dele. Um motor de pelo 250 Watts já garante mais conforto, facilitando a vida principalmente em locais que tenham desníveis.

De uma maneira geral, recomenda-se a compra de e-bikes que tenham baterias de íons de lítio, o que garantirá de 200 a 1.000 recargas de bateria. Elas também são mais leves e duráveis que as demais, não exigindo tanto do ciclista na hora de pedalar.

Vantagens da bicicleta elétrica

Entre as vantagens desse modelo está o fato de suportarem cargas, inclusive carregando mais peso que as bikes convencionais. O pedal assistido delas também facilita o movimento, exigindo menos energia do usuário e fazendo com que ele se canse menos. Assim, é possível percorrer maiores distâncias tranquilamente. 

Outro diferencial importante é que ela é ideal para pessoas que têm mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência. O motor ajuda no ato de pedalar, empurrando a bike para frente sem precisar de muito esforço.

Desvantagens da bicicleta elétrica

Um fator negativo da e-bike é seu peso, que é bastante superior ao de um modelo convencional. Isso acaba exigindo mais fisicamente do ciclista ao transportá-la com as mãos, por exemplo.

O valor também é algo que pode ser um impeditivo para alguns, já que o custo inicial médio é de R$ 3 mil, o que não torna o item tão acessível. O preço mais caro também se faz presente na manutenção especializada da sua parte elétrica. Assim como a bateria de um celular e notebook, a da e-bike também tem uma vida útil e precisa ser trocada de tempos em tempos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse