Casa e Jardim

Valorização de imóvel: critérios, cálculos e taxas de valorização

Publicado por Veja Notícias no dia 13/08/2021 as 22:07

A valorização de imóvel ocorre por diversas razões, como localização, tamanho, projeto de planta personalizada, entre outros critérios. Saber quais são eles é muito importante para construir uma propriedade mais valorizada pelo mercado imobiliário.

Mesmo que você esteja construindo ou comprando um imóvel para morar com a família, a valorização é algo importante, assim como para os que pretendem vender futuramente a propriedade. Por isso, é essencial conhecer como ocorre a valorização de uma casa e como fazer esse cálculo. 

Quer saber quais são os critérios de valorização de imóvel? Então, acompanhe a leitura e confira sobre os cálculos, taxas e outros aspectos sobre esse assunto.

Qual a valorização de um imóvel?

A valorização de imóvel pode variar conforme a região, tamanho, acabamento, porém para um imóvel que tem os critérios que o mercado imobiliário requer, é possível valorizar a propriedade em 20% anualmente, em média. Essa valorização é para períodos em que a economia e mercado imobiliário estão em crescimento.

Dessa forma, caso não o mercado imobiliário não esteja em crise, a valorização de imóvel tende a crescer exponencialmente e permitir que o proprietário tenha um bem cada vez mais valorizado. 

Como funciona a valorização de uma casa?

A valorização de uma casa considera diversos pontos importantes, isso acontece quando a propriedade tem um aumento no seu valor de venda, devido ao tempo de construção, região, entre outros fatores. 

Como avaliar a valorização de um imóvel?

O Avaliador de Imóveis é o profissional indicado para fazer a avaliação e valorização de imóvel. Para isso, ele considera alguns pontos importantes, como:

Estrutura do imóvel

A estrutura também conta na valorização de imóvel, pois mostra que a construção é segura e que foi feita por profissionais e com bons materiais.

Acabamento

A qualidade do acabamento também é um ponto considerado no índice de valorização de móveis. Ou seja, materiais com qualidade superior e bens instalados, valorizam o imóvel, e o contrário também é verdadeiro.

Por isso, na hora de construir um imóvel considere adquirir materiais de marcas e qualidade melhores, ao invés de avaliar somente o preço e os custos da construção. 

Com isso, se você pretende construir e, futuramente, vender o sua propriedade, escolha materiais de qualidade, bonitos e com boa durabilidade para aumentar a valorização de imóvel. 

Localização

A localização é outro ponto que influencia no índice de valorização de móveis, sendo um dos mais importantes. A região que o imóvel está impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores, sendo um fator decisivo durante a compra de uma casa.

Imóveis localizados em regiões mais valorizadas da cidade costumam valer mais no mercado imobiliário. A boa localização permite que o comprador tenha melhor qualidade de vida, acesso fácil a transporte público  e principais vias de acesso. 

Além disso, regiões bem localizadas oferecem uma oferta maior de comércios e serviços de qualidade, permitindo que o morador não tenha que se deslocar grandes distâncias para encontrar o que precisa.

Os serviços e produtos oferecidos em regiões com boa localização podem ser desde supermercados e farmácias, até públicos e de saúde. 

Segurança

A segurança também é um fator decisivo na valorização de um imóvel, ainda mais em áreas residenciais. Por isso, quanto maior for a segurança do imóvel e bairros e arredores, mais o imóvel será valorizado. 

Documentação 

Engana-se quem pensa que a documentação não influencia na valorização de imóvel. Além de facilitar a venda, uma propriedade com os documentos em dia evita que o proprietário e comprador evitem diversos problemas.

Muitos desses documentos são solicitados na prefeitura e cartório de imóveis. Com a documentação completa, o imóvel pode ser vendido de forma legal e também pode ser financiado, caso esteja apto. 

Um dos grandes empecilhos para a venda de um imóvel é a falta de documentação, pois essa é uma exigência das instituições bancárias na liberação de financiamentos, e muitos compradores utilizam o crédito imobiliário para realizar a compra da propriedade.

As regiões em crescimento, em que há investimento e projetos para melhora e ampliação desses serviços é uma boa oportunidade para investir em terrenos para construir imóveis que, posteriormente, ficarão mais valorizados. 

Condomínio

Um condomínio oferece muitas comodidades, sendo um dos pontos de valorização de imóvel. 

Entretanto, não é apenas a qualidade de áreas e comodidades que o condomínio oferece, mas se elas atendem ou não as necessidades dos moradores. 

Outra questão que deve ser analisada é se a construtora faz a entrega do condomínio com as áreas já equipadas, pois se não for, é preciso verificar se esse gasto vale a pena. 

Caso as áreas comuns e de lazer sejam entregues equipadas, decoradas e mobiliadas com itens de qualidade e durabilidade, o imóvel também se valoriza. 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é cada vez mais importante e tanto construtoras quanto compradores precisam investir em imóveis com projetos sustentáveis. Além de beneficiar o meio ambiente e o uso consciente dos recursos, um imóvel com projeto com foco em sustentabilidade também aumenta a valorização da propriedade. 

Ações de sustentabilidade que podem fazer parte de um imóvel:

  • Torneiras com temporizadores nas áreas comuns e dentro dos imóveis 
  • Descargas com duplo acionador para o controle do volume de água
  • Instalação de placas de energia solar para fornecer luz para as áreas comuns ou específicas do condomínio

Como calcular a valorização de imóvel 

Para saber a valorização de uma propriedade, é necessário realizar alguns cálculos. O avaliador de imóveis, por exemplo, considera muitos pontos para calcular o valor de um imóvel, como a média da região e a metragem. 

Assim, para definir quanto vale seu imovel, é preciso utilizar os seguintes cálculos:

Dados do Mercado Imobiliário – DMI

Para saber quanto vale seu imóvel, o cálculo DMI pode ser utilizado, você deve realizar a seguinte fórmula:

Valor do metro na região x valor total do m² da área = valor do imóvel

Vamos supor: uma região onde o metro é de R $2.000,00, e seu imóvel possui 100 m², o valor da sua propriedade é de R$200 mil. Dessa forma, é possível avaliar se ele está na mesma faixa de preço de imóveis parecidos na região. 

Agora que você já sabe quais são os critérios para a valorização de imóvel, siga as nossas dicas na hora de construir a sua casa.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Impulsione seus negócios com blogs

6 de abril de 2021

Impulsione seus negócios com blogs

O blog de negócios é uma ferramenta incrível de marketing online que economiza milhares de dólares, mas oferece ótimas oportunidades de negócios com apenas um cliqu...