Revista Portal Útil

As toalhas fazem parte da nossa rotina e estão presentes desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. Elas servem para secar as mãos e o rosto e são fundamentais para concluir a mais importante das etapas da nossa higiene pessoal: enxugar o corpo após o banho. 

Nessas horas, qualquer pessoa sonha em ter em casa uma toalha de banho macia, cheirosa, como se estivesse nova, mesmo depois de alguns anos de uso. O problema, porém, é que nem sempre isso é possível, pois com o tempo elas vão se desgastando e perdendo a qualidade.

As toalhas, assim como qualquer peça de cama, mesa e banho – como o roupão -, têm prazo de validade. No entanto, para prolongar a sua vida útil, é preciso evitar cometer alguns erros na hora de cuidar delas.

Assim como as roupas que usamos em nosso dia a dia, as toalhas também merecem atenção especial na hora de lavar e de secar para serem reutilizadas. Afinal, chega a ser frustrante pegar uma toalha no banheiro e perceber que ela ainda está úmida, mesmo passando horas do último momento em que foi usada.

O que este artigo aborda:

Toalha não seca? Saiba como cuidar da peça adequadamente
Toalha não seca? Saiba como cuidar da peça adequadamente
Pin It

Secagem à luz sol após o uso

Este é o tipo de problema que pode ser eliminado a partir da adoção de alguns cuidados. A toalha molhada após o banho nunca deve ser colocada para secar dentro do banheiro. A explicação é que o local continuará úmido por algum tempo por causa do chuveiro e, na maioria dos casos, o banheiro não é o cômodo mais ventilado da casa.

Uma toalha que fica molhada e é deixada para secar no box, por exemplo, está sujeita a absorver mais bactérias, inclusive do vaso sanitário, caso alguém dê a descarga com a tampa levantada. Nessa situação, além de danificar a estrutura da toalha, ainda corre o risco de contrair fungos, prejudicando a saúde.

O local ideal para secar a toalha após o uso é em um varal em um local que receba a luz do sol. Caso contrário, corre o risco de receber a umidade do tempo e não secar totalmente. Mas, é necessária atenção redobrada quanto ao tempo de exposição da toalha ao sol: é importante que os raios solares não batam diretamente na peça, pois podem danificar o tecido, principalmente aqueles de cor mais forte.

Pessoas que não possuem um varal em casa em uma área externa podem recorrer a algum local do imóvel que seja mais ventilado. Dentre as opções está estender a toalha perto de janelas, de forma com que a peça receba vento e calor.

Forma correta de lavar as toalhas

É comum pessoas usarem a mesma toalha de duas a quatro semanas seguidas. Porém, quanto mais o uso for contínuo, mais rápido a toalha pode ficar encardida. Além disso, existe um risco de favorecer o acúmulo de bactérias e de sujeira.

O tempo ideal para o uso de uma toalha entre as lavagens é, no máximo, de uma semana. Nesse caso, o recomendado é deixar a peça de molho em bicarbonato de sódio antes de lavá-la na máquina. O processo ajuda a eliminar resíduos e impurezas.

Quando for colocar a toalha para lavar na máquina, atenção quanto ao uso de amaciantes. Por mais que sejam produtos que perfumem as peças, eles acabam sendo grandes vilões da maciez das toalhas. O amaciante produz uma camada gordurosa que, em contato com as fibras das toalhas, faz o tecido perder a capacidade de secar. Uma atitude inteligente é substituir o amaciante por uma xícara de vinagre durante o enxágue final.

Em relação ao uso de sabão, o excesso pode ser prejudicial. Em máquinas com capacidade de até sete quilos, o recomendado é usar um copo americano de sabão em pó ou uma tampa de sabão líquido.

Outra dica importante que ajuda a prolongar a vida útil da toalha é lavá-la assim que for comprada. Algumas fábricas utilizam gomas para que a peça fique mais reta nas prateleiras das lojas, então, uma lavagem rápida antes do primeiro uso elimina essa camada.

Evite passar as toalhas com ferro

O ferro de passar é considerado a última etapa do processo de lavar as roupas para serem reutilizadas. No entanto, para as toalhas, a recomendação é deixá-la bem longe dele. O calor do ferro queima e danifica as fibras, ainda mais se a matéria-prima da toalha for algodão egípcio. Ferro à vapor também não deve ser utilizado, já que o produto acaba absorvendo a umidade.

Roupão atoalhado: a toalha que abraça

Quem não gosta de usar um roupão atoalhado após o banho? As peças são confortáveis para quem gosta de ficar à vontade em casa. Por conta da semelhança entre os materiais utilizados na fabricação de toalhas e roupões, os cuidados na hora de lavar e secar são os mesmos.

Ao adquirir um roupão atoalhado, a pessoa deve observar as instruções de lavagem e secagem anexadas à peça e deve obedecê-las para prolongar o tempo útil dele.

Os modelos de roupão variam muito, indo dos mais quentes, ideais para os dias de inverno, até os mais refrescantes, trazendo um conforto a mais durante o verão. Dentre as opções de roupão atoalhado disponíveis no mercado, a pessoa pode optar por peças em estilo clássico, como o branco ou cores neutras, até os modelos mais sofisticados e estampados.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de toalha, veja o vídeo do canal A dica do dia com Flávia Ferrari.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse