Revista Portal Útil

São diversas as pessoas que gostam de cultivar os mais variados tipos de plantas em seu jardim, tentando entender qual o melhor ambiente para cada espécie e quais os cuidados necessários que cada uma delas exige.

Então, o texto de hoje abordará e se aprofundará como escolher as melhores plantas ornamentais para o seu jardim, explicando o que elas são e qual importância elas têm, mostrando quais as melhores para o jardim e quais benefícios elas trazem ao ambiente.

Pois bem, podendo atrair desde senhoras com idade mais avançada, até mesmo empresas de consultoria ambiental, as plantas são excelentes companhias para você, e trazem uma beleza única ao lugar onde são adicionadas.

Quando colocadas em um ambiente ideal, que ajuda a enfatizar ainda mais a beleza das plantas, elas têm o poder de transformar o local e trazer diversas sensações para todos aqueles que adentram o ambiente e tentam apreciar o que ali foi construído.

Podendo variar bastante nos estilos e tipos de planta, utilizando ou não fertilizantes orgânicos líquidos para mantê-las vivas e crescendo de forma saudável, muitas pessoas não sabem como escolher as ideais para compor o seu jardim.

Por isso, os tópicos a seguir abordarão o que são plantas ornamentais e quais as melhores para você enfeitar a sua casa e montar um jardim muito bonito, causando exatamente o efeito que você busca com as informações destacadas.

O que este artigo aborda:

Saiba como escolher as melhores plantas ornamentais para o seu jardim
Saiba como escolher as melhores plantas ornamentais para o seu jardim
Pin It

Quais plantas escolher?

Antes de iniciarmos a nossa empreitada para escolher quais plantas são as mais bonitas para o seu jardim, é necessário entender o que são plantas ornamentais – assim como acontece quando você escolhe rodas e rodízios ou outros itens, é preciso estudo.

O conceito de planta ornamental se aplica aos tipos de plantas que são, de fato, bonitas. Ou seja, é tudo que a compõe e a torna bonita aos olhos de quem vê, desde seu caule, pétalas, modo de florescer, aroma, entre outros aspectos.

Porém, independentemente do quão resistente ou bonita seja a flor ou planta, são necessários alguns cuidados para que elas floresçam e continuem vivas, afinal, plantas são seres vivos. Entre os pontos de atenção estão:

  • Exposição ao sol;
  • Água;
  • Local apropriado para suas raízes;
  • Lugar com ventilação.

Diferentemente de algumas tecnologias, como uma máquina de alinhamento, as flores e plantas são delicadas e precisam ser tratadas bem para que cresçam bonitas e felizes, conseguindo atingir o seu objetivo que é criar um belo jardim.

Com isso, algumas plantas ganham mais destaques do que outras para essa meta em específico, por isso, confira algumas plantas ornamentais ideais para que você tenha em seu jardim.

1 – Orquídeas

Assim como um transporte dedicado é delicado com a sua carga, as orquídeas carregam uma delicadeza em si que muitas plantas não conseguem. Elas esbanjam beleza e elegância, possuem diversos gêneros e variedades, além de florescerem em períodos diferentes.

Elas são muito utilizadas principalmente em jardins de inverno, mostrando o poder que as plantas ornamentais têm, podendo ser cultivadas tanto em pequenos vasos, estejam eles no solo ou suspensos, até mesmo em estruturas nas paredes.

Dependendo da maneira em que posicionar elas em seu jardim, elas roubam a cena e se tornam o centro das atenções. Existem amantes de orquídeas ao redor do mundo todo, e é muito provável que você também se torne um ao dar uma chance para essa flor.

2 – Primavera

Assim como uma motobomba diesel ganha destaque por onde quer que passe, a primavera é uma das árvores ornamentais mais bonitas, elegantes e conhecidas do Brasil, fazendo juz ao nome que lhe foi dado, carregando a responsabilidade da estação das plantas.

Suas cores são bem fortes, variando entre branco, cor de rosa e o famoso rosa pink bem vibrante. Isso se já é o suficiente para dar todo o destaque que elas merecem em um jardim, sendo muito comum encontrá-las em diversos deles.

Portanto, se você quer uma planta que seja chamativa, bonita e que carregue todo o esplendor de nossas amigas verdes, a primavera é a escolha perfeita.

3 – Bromélias

Embora um bebedouro de pressão seja importante em sua devida utilização, ele não chega perto da beleza incomparável e do poder vindo de uma bromélia, uma planta muito utilizada em jardins abertos, principalmente os que adotam um estilo mais tropical.

Elas se abrem de forma bastante imponente e, muitas vezes, são colocadas como flor principal de diversos canteiros, ganhando toda a atenção que ela merece. Sem mencionar uma peculiaridade delas que é essencial para a sua fama.

A florada da bromélia acontece uma única vez na vida em sua fase adulta, fazendo com que um jardim que as cultive ganhe muito valor a agregar no quesito beleza e raridade. Sem sombra de dúvidas, é uma ótima opção para você.

4 – Jade Azul

Independentemente se você trabalha com serviço de sondagem de solo ou como professor, caso seja uma pessoa que busca ter um jardim cheio de plantas ornamentais, você precisa pensar na possibilidade de ter uma jade azul.

Os cachos pendentes da jade azul costumam se abrir durante o verão ou a primavera e, por isso, muitas pessoas não têm a paciência para esperar o seu total esplendor. Esse é um grande erro, já que além de serem plantas ornamentais, elas também são trepadeiras.

Ou seja, são muito utilizadas para cobrir estruturas verticais ou treliças, proporcionando sombra e muito frescor ao ambiente em que são alocadas.

5 – Ipê Branco

Sendo uma planta bastante adaptável ao meio ambiente, além de poder ser colocada tanto em canteiros quanto em vasos, muitos desses suspensos, o Ipê Branco é uma planta encontrada no Brasil com alto valor ornamental.

Isso porque sua florada normalmente é no mês de agosto e dura pouquíssimos dias, sendo bastante rara de ser presenciada, agregando muito valor ao jardim no qual ela está, fazendo com que ela em si seja um completo deleite para os olhos.

Portanto, se a sua vontade é ter uma peça rara e uma planta que faz os olhos se encherem de alegria e felicidade, o Ipê Branco é a escolha certa.

6 – Agapanto

Surgindo no final da primavera e também durante o verão, essa planta de decoração e cor roxa tem um charme sem igual por onde é cultivada, normalmente, em grupos, trazendo muita vida e alegria aos canteiros que tem elas como companheiras.

Como cuidado especial, elas devem ser replantadas de quatro em quatro anos, além de serem cultivadas em lugares com bastante sol e em solos ricos de matérias orgânicas.

Benefícios das plantas

As plantas podem trazer diversos benefícios para o ambiente na qual são plantadas, principalmente em jardins de inverno, onde o espaço é um pouco mais fechado e fica mais fácil de percebermos as mudanças que elas causam.

O primeiro grande ponto e que é possível que você já saiba que isso ajuda no equilíbrio térmico no local, sendo catalisadoras em diminuir o calor e deixar o ambiente mais fresco para todos aqueles que passam um tempo lá.

Não só isso, mas as plantas também são excelentes isolantes acústicos, sendo de grande auxílio para absorver parte do barulho e ruído exterior ao ambiente, principalmente se você mora em grandes cidades, onde os carros são parte do som ambiente.

Não se engane, isso não significa que encher a sua casa de plantas é a solução para abafar todo e qualquer barulho exterior, porém, de fato, elas são um grande auxílio.

Elas também são excelentes para melhorar o astral do ambiente. Muitos estudos indicam que a planta certa pode influenciar, mesmo que pouco, no espaço como um todo, trazendo algum sentimento ou sensação para ele.

Então, caso você precise se concentrar e ler um bom livro, fazer isso em seu jardim pode ser o que você precisa, além de ser uma linda vista, motivadora e bastante inspiradora.

Conslusão

O texto de hoje abordou e se aprofundou em como escolher as melhores plantas ornamentais para o seu jardim, mostrando o que são tais plantas, quais suas vantagens, além de diversas espécies que são extremamente únicas para o ambiente que você quer.

Claro que cada jardim é extremamente particular e depende de uma série de fatores para se manter vivo em sua casa, como os seus gostos particulares, quais plantas melhores se adaptam ao clima e tempo da região onde mora, além dos cuidados necessários.

Agora que você já sabe quais plantas são essenciais para deixar o seu jardim ainda mais bonito e único, comece a planejar quais serão utilizadas para compor o espaço.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse