Publicado por Veja Notícias no dia 13/01/2022 as 22:36

Uma das piores surpresas que pode acontecer num dia qualquer é encontrar um vaso sanitário entupido. Além de não poder usá-lo, é necessário enfrentar o mau cheiro ou a raiva de não se estar esperando que isso fosse acontecer naquele momento. Mas, sempre temos uma solução!

Quanto custa um desentupidor de vaso sanitário?

A primeira coisa que pensamos é num desentupidor. Desses que todos conhecemos e precisamos ter em casa. Numa hora de necessidade, em que encontramos um vaso entupido em casa, é sempre bom ter um instrumento como esse por perto. Porém, quando custa um desentupidor desse tipo?

O que faz um desentupidor?

Todos sabemos como é desconfortável quando um vaso sanitário entope. Ou, por exemplo, quando há um vazamento. Isso acaba dando origem a outros tantos problemas: casa suja, conta de água alta, por vazamento, entre outros.

No caso do vaso sanitário, a maneira mais fácil que conhecemos é utilizando um desentupidor. Ele funciona da seguinte maneira: o movimento faz com que se crie uma pressão, por causa do material do qual é feito, borracha.

O objetivo é, pois, empurrar com essa mesma pressão tudo aquilo que esteja impedindo o fluxo de água com resíduos. Basicamente essa é a função desse instrumento.

Como é um desentupidor?

Como tudo o que conhecemos e comercializamos também esse instrumento sofreu transformações. Por isso, há diversos modelos no mercado. Feitos de vários materiais, todos prometem a eficiência. Mas, qual é o melhor entre eles?

O melhor é o mais comum. Aquele que já conhecemos. Consiste numa espécie de pequeno copo, feito de borracha, com a boca larga, para poder fazer a pressão no fundo do vaso sanitário. O cabo é indiferente, mas geralmente de madeira.

Existem alguns feitos, por exemplo, de espuma ou outros materiais sintéticos que não têm o mesmo efeito. Garanta que seja de borracha e que não esteja furado, para que no momento em que utilizar não tenha nenhuma saída de ar.

Qual a maneira certa de utilizar?

Ainda que seja algo simples, muitas pessoas não utilizam o desentupidor da maneira correta. E nesse momento acabam pensando que não funciona. O que, na verdade, ocorre é que nem sempre esse instrumento está colocado da forma adequada.

Aqui vai um passo a passo de como utilizar:

  • Observe se a parte de borracha está bem encaixada no cabo, para não ter o risco de se soltar durante o processo;
  • Posicione esse bocal de borracha no fundo do vaso sanitário, de modo que fique o mais bem encaixado possível;
  • Depois disso, comece os movimentos de pressão. Você pode fazer por séries. Por exemplo, faça dez movimentos, pare, conte até cinco, depois faça mais dez;
  • Faça isso por pelo menos 3 ou 4 vezes. Pare e veja de está descendo. Se sim, dê uma descarga para ter certeza de que o problema foi resolvido.

Quanto custa esse instrumento?

O preço de um desentupidor de cada serviço. Compensa pesquisar também na internet, para encontrar valores mais interessantes. Principalmente se você possui uma empresa e quer adquirir vários desses.

Segundo algumas cotações que realizamos, o valor de um desentupidor está entre 20 e 25 reais. E você pode comprar o seu em lojas especializadas em produtos de limpeza, mas também nas de materiais de construção.

Porque o vaso entope?

Mais do que resolver o problema no mesmo momento, é muito bom saber o que ocasionou isso. É importante saber o que entupiu até mesmo para pensar na melhor maneira de resolver. Até mesmo porque pode ser o caso onde o desentupidor que aqui estamos falando não seja suficiente.

Geralmente, o que causa esse tipo de problema é a queda de objetos no vaso sanitário. Quando isso acontece, algumas pessoas movidas pelo nojo pensam em se livrar disso dando descarga. É o caso, por exemplo, de sabonetes.

Contudo, o mais recomendado é que se recolha no mesmo momento o que caiu, para que a situação não cause o desconforto de se ter o vaso sanitário entupido. É claro que para isso é bom utilizar uma luva ou qualquer outra proteção que te livre de possíveis contaminações nesse contato.

Previna-se!

Entenda que é melhor prevenir que remediar. Em outras palavras, nunca se sabe quando o vaso sanitário ficará entupido. Portanto, garanta que você terá uma boa opção para tentar resolver essa situação desconfortável. Tenha, assim, o seu desentupir sempre à posta. E torça para não precisa utilizá-lo tão cedo!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Dicas para quem quer começar a pedalar

26 de outubro de 2021

Dicas para quem quer começar a pedalar

Ciclismo é apaixonante! É uma das melhores formas de fuga do estresse diário, um grande auxiliar na manutenção da sua saúde e uma ótima maneira de se sentir em libe...

Você pode ter interesse em:

Saiba como definir o melhor estilo de decoração do seu escritório

Saiba como definir o melhor estilo de decoração do seu escritório

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

Como escolher o motor ideal para o seu portão eletrônico

Como escolher o motor ideal para o seu portão eletrônico

3 dicas para aumentar a segurança residencial

3 dicas para aumentar a segurança residencial

Segurança em condomínios: Confira como promover

Segurança em condomínios: Confira como promover

Os cuidados que você precisa ter com a mangueira do fogão

Os cuidados que você precisa ter com a mangueira do fogão