Publicado por Veja Notícias no dia 26/08/2021 as 17:37

Pensando em dar início à construção de sua obra, mas ainda não tem ideia de quais profissionais são capacitados para fechar contrato em sua obra? Será que é necessário fazer a contratação de um bom engenheiro para sua obra? Continue a leitura deste artigo, pois hoje vamos falar sobre isso e muito mais! 

Quando devo contratar um engenheiro para minha obra?

Diversos especialistas recomendam que um bom engenheiro faça parte de sua obra, para que ela tenha uma coordenação melhor. O engenheiro é o responsável por orientar os profissionais ou o dono da obra sobre os materiais necessários para realizá-la. O engenheiro estudou anos para isso, portanto sabe a forma correta de realizar a construção ou a reforma.

Porém isso é apenas uma recomendação, caso você opte por não contratar um engenheiro, não quer dizer que você não terá o resultado desejado. 

Existem várias etapas para a realização de uma construção. Sendo algumas delas:

Cronograma

O cronograma é uma etapa importante, pois tem o intuito de amplificar a visão, evitando futuros acidentes, contratempos e alguns atrasos durante a obra. O cronograma também faz o controle do financeiro, faz uma boa contribuição para a administração da obra e ainda programa todas as compras.

Para que o engenheiro crie o cronograma, é preciso que ele siga os seguintes passos:

  • Estabeleça absolutamente todas as tarefas precisas para fazer a realização da obra, duplicando toda etapa. 
  • Realize o sequenciamento das tarefas, estabelecendo as pendências entre elas. 
  • Faça uma estimativa da duração de cada tarefa que foi listada. 
  • Faça a organização de todos os dados para emitir o cronograma inicial, que será sua referência para todo o projeto. Mantenha seu acompanhamento, fazendo acompanhamentos periódicos, conforme o andamento da construção. 

Projeto

No decorrer de um projeto, é preciso que os objetivos, a expectativa, a equipe que fará a obra e principalmente o orçamento, sejam salientados. Todo projeto necessita de muito estudo, para que tudo saia nos conformes, cumprindo as expectativas do cliente.

Existem alguns impasses que podem surgir durante a obra, dentre eles podemos encontrar:

  • Falta de formalidade na mão de obra;
  • Dificuldades devido ao tipo de solo de um terreno;
  • Variações de clima.

Dentre outros impasses que podem surgir no andamento da construção civil.

Durante o andamento do projeto, muitas soluções e opções de obras deverão ser expostas. Elas precisam ser analisadas para um bom resultado final, já que seu intuito é otimizar o decorrer da obra, envolvendo boa qualidade.

Mão de obra

A mão de obra da construção precisa ser muito bem pensada quando o projeto estiver sendo feito, já que tende a ser um tanto quanto decisivo dado aos fatores de qualidade e produtividade. Por isso, profissionais de qualidade e especializados devem ser contratados para ter maior garantia de um resultado mais elaborado, cumprindo com suas expectativas. 

Segurança

A segurança no trabalho também é essencial. Por isso deve ser um dos pontos principais inclusos no planejamento. 

Administração do estoque

É recomendável possuir um material reserva no estoque, para possíveis imprevistos. Dessa forma, o local em que esse estoque ficará armazenado deve ser apropriado para todo tipo de material. 

Os fornecedores

Os fornecedores possuem efeito direto com a obra, por isso o relacionamento com eles deve ser além do contrato de materiais ou serviços. Sendo assim, devem ser pensados como uma parceria fundamental e estratégica, para a otimização dos processos e recebimento de benefícios para ambos.

Mas afinal, quando devo fazer a contratação de um engenheiro para minha obra?

Seja para reformas e construção, quando será necessário fechar contrato com um engenheiro?

Um engenheiro serve como uma cabeça para a construção de uma obra, por isso, na maioria das vezes as pessoas sempre optam por contratar um. Mas quando a presença de um engenheiro realmente é importante?

A contratação desse profissional, só deve ser obrigatória quando houver uma alteração no interior do imóvel (construção). Sendo assim, o profissional realizará toda uma inspeção e liberará um alvará para modificação.

Se por exemplo, a obra a ser realizada for um prédio residencial,  é necessário que o condomínio exponha o projeto para o síndico. Se ocorrer uma mudança no interior do prédio, o síndico precisa requerer a análise de um arquiteto ou de um engenheiro. 

Conclusão

Podemos concluir que para uma obra ser mais assegurada e com mais direção, a presença de um engenheiro é indispensável. Mas não que o engenheiro seja obrigatório em absolutamente toda obra. 

Leia também: Como combinar a escrivaninha na decoração do quarto? Confira algumas dicas!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

Mudar de casa: Veja 5 dicas para faxinar a futura casa

Mudar de casa: Veja 5 dicas para faxinar a futura casa

Caça Vazamento: O Que É e Como Contratar

Caça Vazamento: O Que É e Como Contratar

As melhores ideias de decoração para casa de praia

As melhores ideias de decoração para casa de praia

Contratar uma empresa de reforma ou fazer por conta própria

Contratar uma empresa de reforma ou fazer por conta própria

Preço de mão de obra para colocação de porta

Preço de mão de obra para colocação de porta