Casa e Jardim

O que é um transformador de força de alta tensão? o que é esse componente elétrico?

O que é um transformador de força de alta tensão? o que é esse componente elétrico?

Publicado por Veja Notícias no dia 24/10/2021 as 09:59

Os transformadores de média tensão, mais conhecidos apenas como transformadores pela população em geral, são dispositivos fundamentais para o nosso dia a dia. São responsáveis por aumentar e diminuir determinado valor de tensão e estão presentes na grande maioria dos equipamentos.

O que é um transformador de força de alta tensão? o que é esse componente elétrico?

Isto é,  são usados para baixar ou aumentar a tensão elétrica dos equipamentos por meio da indução eletromagnética. Mas, afinal, o que isso significa? Entender o funcionamento desses dispositivos é importante sobretudo para compreender como conseguimos ter acesso à energia elétrica nas nossas residências, local de trabalho e lazer.

E mais, empresas e indústrias precisam ter conhecimento sobre o funcionamento dos transformadores para compreender a importância das manutenções e cuidados com esses dispositivos.

Como se trata de um equipamento elétrico, seu modo de operação é um tanto quanto complexo (nada que impossibilite o entendimento de todos sobre o assunto). A seguir, explicaremos o que são esses transformadores de força, como eles operam e para que são utilizados.

Abordaremos o assunto da maneira mais simples possível, então, acompanhe!

Transformadores de força de alta tensão: o que são?

Os transformadores são equipamentos mais comuns do que imaginamos, eles estão presentes nas casas, postes, ruas e empresas de todo o mundo. Isso porque não seria possível termos acesso aos equipamentos eletrônicos e energia que estamos acostumados sem esse intermédio.

Além disso, eles também são responsáveis por garantir a segurança de tudo que usamos, independentemente da voltagem – até porque são eles que transmitem potência ou energia elétrica entre diferentes circuitos. 

Antes de compreender seu funcionamento, é importante identificar os motivos pelos quais este dispositivo é tão fundamental para a sociedade. A razão é bem simples na realidade, porém, poucos a conhecem.

Então, a importância do transformador se dá porque as redes de distribuição transmitem energia  com alto nível de tensão, geralmente, o valor é aproximadamente 13,8 kV – o que é muito acima do que conseguimos consumir.

Os sistemas e consumidores comuns (como os equipamentos domésticos, residências, apartamentos e empresas), não conseguem absorver tanta tensão, por isso, não aguentam o nível de energia. 

Os transformadores, portanto, são usados para rebaixar a potência para 380V – em que as tensões de 220V e 110V são extraídas e essas sim, os consumidores comuns conseguem absorver.

Ou seja, sem eles, dificilmente conseguiríamos ter acesso a tudo que temos atualmente. Com isso em mente, vamos compreender como os transformadores funcionam.

Como funcionam?

Um transformador transmite potência e energia elétrica entre dois circuitos, certo? Para isso, existem duas formas de fazer essa transmissão: pela indução de tensão e corrente ou pela modificação da impedância de um circuito elétrico. 

Por meio do fenômeno da indução eletromagnética, por exemplo, esses dispositivos funcionam da seguinte maneira: eles operam em corrente alternada, então, são compostos por 2 partes, pelo enrolamento e pelo núcleo.

O enrolamento é um conjunto de no mínimo duas bobinas de cobre eletrolítico, ou alumínio, as quais são compostas por diversas espiras devidamente isoladas eletricamente entre si.

Essas bobinas são responsáveis por receber a tensão e transformá-las em valores diferentes. O núcleo, por sua vez, concentra o campo magnético para uma dada corrente e orientá-lo.

Então, o processo na prática é o seguinte: uma corrente alternada atravessa um dos enrolamentos, é produzido um campo magnético oscilante e é transmitido ao longo da barra, o que causa uma variação no fluxo magnético e induz faz com que uma corrente elétrica surja no segundo enrolamento (já com a tensão adequada).

Ou seja, é um funcionamento que parece simples, mas tem diversos equipamentos e ações complexas. Por ser um componente elétrico, as pessoas precisam ter cuidados especiais com ele, especialmente na periodicidade de manutenções preventivas.

Regularmente é preciso fazer a análise do óleo isolante, isolamento elétrico e a refrigeração, além da substituição do óleo isolante, correção de vazamentos e outras ações importantes para manter os transformadores funcionando perfeitamente.

Como fazer a manutenção desses dispositivos?

Neste momento, é fundamental que as pessoas e empresas busquem por profissionais altamente qualificados e capacitados para este serviço. Somente eles poderão entender o que está acontecendo com o dispositivo, possíveis correções e como consertar determinada falha, caso algo esteja errado.

É um componente elétrico, então, todo cuidado é pouco.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como escolher um curso de espanhol

6 de julho de 2021

Como escolher um curso de espanhol

Como escolher um curso de espanhol? Você quer aprender um idioma com dimensão internacional que não seja o inglês? Com mais de 400 milhões de falantes nativos ...

Você pode ter interesse em:

Quais os principais regimes cambiais dos países?

Quais os principais regimes cambiais dos países?

Calvície masculina: Tudo o que você precisa saber

Calvície masculina: Tudo o que você precisa saber

O que é água filtrada?

O que é água filtrada?

As 5 melhores operadoras de saúde do Brasil

As 5 melhores operadoras de saúde do Brasil

Smartwatch: O que é, como funciona e vantagens

Smartwatch: O que é, como funciona e vantagens

Quando devo contratar um engenheiro para minha obra?

Quando devo contratar um engenheiro para minha obra?