Revista Portal Útil

As mesas pequenas para cozinha são uns dos itens principais na decoração de toda a casa. Elas são os centros das reuniões familiares e almoços de família, por isso é preciso saber escolher o melhor modelo para se ter.

Com o passar do tempo os apartamentos ficaram cada vez mais compactos, a cozinha, claro, acompanhou esse processo. Mas como é possível escolher uma boa mesa que preencha todos os requisitos e ainda assim não ocupe muito espaço? Vamos mostrar algumas opções de mesas pequenas para sua cozinha compacta.

O que este artigo aborda:

Melhores tipos de mesas para cozinhas pequenas
Melhores tipos de mesas para cozinhas pequenas
Pin It

Tipos de mesas pequenas

Vamos listar agora quais são os tipos de mesas para cozinha pequena.

Mesas pequenas redondas

As mesas redondas pequenas são ideias para cozinhas com um layout quadrado. Elas acomodam até 6 pessoas e, já que não possuem quinas, podem ser acrescentadas mais cadeiras ao redor.

Mesa pequena 4 cadeiras quadrada

O modelos de mesas pequenas com 4 cadeiras quadrada é o que mais acaba ocupando espaço no cômodo, por isso não são tão indicadas para cozinhas menores. Mas, é possível ir atrás de mesas planejadas, mandando fazer sua mesa é possível tê-la do tamanho desejado.

Mesa pequena retangular

Mesas pequenas retangulares são perfeitas para cozinhas que seguem o mesmo layout. Ela pode ser usada de diversas maneiras, encostada na parede, no meio da cozinha, do jeito que você preferir. Uma boa dica é investir em bancos ao invés de cadeiras, os bancos ocupam menos espaço quando não estão sendo utilizados e é possível caber mais pessoas nele.

Mesa pequena oval

Assim como a redonda, a mesa oval é perfeita para cozinhas pequenas e retangulares. A maioria das mesas pequenas de jantar possuem esse estilo.

Mesas pequenas dobráveis

Para quem tem a cozinha pequena, é válido apostar em um modelo dobrável ou retrátil. Esses modelos são parecidos com as mesas pequenas de madeira de barzinhos e restaurantes. Elas permitem que você monte e desmonte a hora que quiser, deixando o espaço livre quando a cozinha não estiver sendo utilizada.

A mesa retrátil de parede também é uma ótima opção. Ela pode ser fechada na parede quando ninguém estiver utilizando e assim deixa o espaço totalmente livre.

Escolhendo as melhores mesas pequenas

Vamos analisar agora, os pontos que precisamos dar atenção para essa escolha.

Espaço

Antes de sequer comprar ou mandar fazer sua mesa pequena, saiba quanto de espaço você tem disponível no cômodo. A mesa precisa ser proporcional ao tamanho da cozinha, para não ocupar um espaço muito maior do que deveria e dificultar a passagem das pessoas.

Uma boa dica é deixar até 90 cm livre ao redor da mesa, para garantir uma boa circulação ao redor.

Estilo de mesa pequena

Uma boa opção é escolher mesas no estilo balcão ou bancada, elas ocupam menos espaço e ainda deixam o design de sua cozinha mais moderno!

Cadeiras

Sim, uma outra dica para ter mais espaço na cozinha são as cadeiras ou bancos. Elas deixam a estética da cozinha mais bonita, então, se sua mesa for mais simples, invista em cadeiras mais diferentes e dará um toque a mais em sua cozinha.

Decoração da cozinha

É importante combinar o estilo da mesa pequena com o da cozinha, ainda mais se ela for mais compacta. Uma mesa de vidro ou mais clean pode deixar todo o ambiente mais leve e assim dar um ar de mais espaçoso e sofisticado.

Medidas das mesas pequenas

Vimos acima qual os melhores modelos de mesas para as cozinhas menores, mas qual a medida ideal para que o espaço não pareça, e fique, apertado.

Se você não quer que seus convidados e familiares fiquem apertados à mesa, aqui estão algumas medidas mínimas necessárias para que você consiga escolher o melhor tipo de mesa para sua cozinha.

Mesa redonda

As mesas pequenas redonda geralmente possuem essas medidas:

4 lugares: ø 1.00

6 lugares: ø 1.20

8 lugares: ø 1.50

10 lugares: ø 1.80

Mesa quadrada

Já para as mesas pequenas quadrada possuem essas medidas:

4 lugares: 1m x 1m

6 lugares: 1.40 x 1.40

8 lugares: 1.50 x 1.50

10 lugares: 2m x 2m

Mesa retangular

Para as mesas pequenas retangulares as medidas geralmente são:

4 lugares: 0.90 x 1.40

6 lugares: 1m x 1.80

8 lugares: 1.10 x 2.40

10 lugares: 1.10 x 2.80

Conclusão

É sempre válido lembrar que é possível fazer as mesas sob medida, empresas especializadas em móveis planejados podem fazer o modelo desejado e do tamanho exato para o tamanho de sua cozinha. Algumas lojas de móveis costumam trabalhar com mesas de diferentes tamanhos que podem variar de 10 em 10 centímetros.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse