Revista Portal Útil

Quem está construindo ou reformando um imóvel tem inúmeras decisões para tomar sobre a estrutura do local, decoração, acabamentos e muito mais. Porém, a grande maioria se esquece de dar a devida atenção a uma das partes mais importantes de todo imóvel: o teto!

Escolher qual será o revestimento do teto deve ser uma das decisões mais bem pensadas e analisadas com cuidado – afinal, não é um passo meramente estético, a escolha do revestimento impacta diretamente na funcionalidade do imóvel no dia a dia e na praticidade dos moradores.

Desta forma, o primeiro passo é entender quais são os principais tipos de forros para tetos disponíveis no mercado atualmente, que são os de madeira e o de gesso. Os dois são vantajosos, mas apresentam aspectos estéticos e funcionais diferentes!

Dependendo de qual escolher, os moradores podem ter um isolamento acústico e térmico maior, melhorando a qualidade de vida dentro do imóvel. Também é possível tornar o local mais seguro em casos de incêndios e muitas outras vantagens.

Então, se você ainda não tinha pensado sobre o revestimento do teto do seu imóvel ou está em dúvida de qual escolher, nós podemos te ajudar. Felizmente você está no conteúdo certo!

A seguir, daremos algumas dicas de como escolher o revestimento ideal para seu imóvel, além de explicarmos em detalhes as características dos forros de madeira e gesso.

Assim você terá todas as informações necessárias para tomar uma decisão assertiva e vantajosa em mãos. Porém, lembre-se que a escolha deve ser muito bem pensada e analisada.

Então, leia com atenção!

O que este artigo aborda:

Gesso ou madeira. Qual o melhor material para usar? Conheça outra opção!
Gesso ou madeira. Qual o melhor material para usar? Conheça outra opção!
Pin It

Qual o melhor revestimento de teto para seu imóvel?

Na arquitetura e design de interiores, o teto não é um mero detalhe. Ele é muito mais do que apenas uma base da construção utilizada para a instalação de pendentes, luzes e lustres – muito pelo contrário!

O teto por ser extremamente útil, funcional e bonito. Também proporciona um ambiente mais aconchegante e acolhedor aos moradores e frequentadores do local. Para isso, os revestimentos de teto são fundamentais.

Ao utilizar o gesso ou madeira, entre outros tipos de forros, é possível ter maior isolamento térmico e acústico, além de esconder o telhado, vigas e dutos elétricos da construção.

Desta forma, é possível evitar que a instalação elétrica, hidrossanitária e outras, não fiquem embutidas diretamente na laje do local (o que facilita a manutenção desses recursos ao longo do tempo).

Ou seja, os revestimentos proporcionam mais praticidade e conforto aos imóveis.

Outra característica que deve ser mencionada é sua qualidade estética, já que tornam o local mais sofisticado, bonito, harmonioso e aconchegante. São acabamentos super importantes. 

Saber escolher o melhor modelo de forro, portanto, é igualmente necessário. Confira algumas dicas!

Como escolher o melhor modelo de revestimento de teto

O primeiro passo para uma decisão assertiva é pensar em como o ambiente ficará quando tudo estiver pronto.

Isto é, as pessoas precisam escolher o forro que vá de acordo com o estilo de decoração do local, por exemplo. Se for um ambiente mais acolhedor, talvez a madeira seja a opção ideal. 

Se quiser algo mais moderno e sofisticado, o gesso pode ser o mais indicado. São apenas exemplos! 

Outro ponto a considerar é a funcionalidade que o forro terá no local: se o revestimento será apenas decorativo ou se ele precisa ser mais resistente para ajudar na estrutura, se ele será útil apenas para esconder as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel, entre outras questões. 

Esse é um aspecto que deve ser conversado com profissionais, pois é algo mais técnico. Por fim, é fundamental prestar atenção em qual cômodo o forro será instalado, porque isso pode interferir na decisão de qual material usar.

Os forros de gesso, por exemplo, podem ser usados em qualquer cômodo, enquanto o de madeira só é recomendado para áreas internas e secas. 

A seguir, confira mais detalhes sobre cada tipo de forro. Agora que já sabe o que considerar, é hora de entender quais as características dos forros para tomar a decisão mais assertiva e sábia. 

Acompanhe!

Revestimento de teto em gesso

Os painéis de gesso acartonado, também conhecidos como DryWall, são os mais utilizados no mercado. Isso porque eles são bonitos, têm ótimo custo-benefício e são fáceis de instalar.

Eles são fixados em estrutura de perfis metálicos e permitem a criação de diversas formas e desenhos no teto (como as sancas, por exemplo). 

Essa opção permite o isolamento térmico, acústico e esconde todas as instalações do imóvel.

O gesso aparenta ser elegante, sofisticado e proporciona uma excelente qualidade estética. Vale a pena pesquisar mais sobre esse material!

Forros de madeira

Os forros de madeira são os mais bonitos, elegantes e sofisticados, isso é fato. No entanto, eles não são os mais práticos do mercado, uma vez que necessitam de alguns cuidados.

As ripas de madeira são instaladas facilmente, são atemporais, duráveis, elegantes e aconchegantes. 

Aceitam diversos tipos de acabamento, são sustentáveis e apresentam isolamento acústico e térmico – o que é ótimo para os moradores e frequentadores do local.

É uma opção mais custosa, no entanto, se essas vantagens te interessam, procure por mais informações sobre o assunto!

Se nenhuma das duas alternativas te convenceu, vamos te dar outra opção: os revestimentos e teto de PVC. Você já ouviu falar deles? Eles são práticos, bonitos e resistentes.

Confira!

Revestimento de PVC no teto? Isso mesmo!

As folhas de PVC são aquelas que têm a aparência de ripas compridas. Geralmente são brancos, mas é possível encontrá-los com o aspecto de madeira e muito mais.

Em relação ao custo-benefício, o revestimento de PVC é o melhor, ainda mais quando comparado aos forros anteriores.

Eles são super econômicos e apresentam um resultado incrível, podendo ser usados em locais úmidos como nos banheiros graças à sua resistência  à umidade. Além disso, eles são práticos, podem ser reciclados, são versáteis, fáceis de instalar e de limpar.

Também são ótimos para esconder as instalações!

Se você encontrou a solução ideal para o seu problema, procure saber mais sobre o assunto agora mesmo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse