Revista Portal Útil

Para muita gente, decorar é um ato de prazer. Mas, para as pessoas que não possuem tanta familiaridade, torna-se alvo de certo impasse. Contudo, você sabia que há algumas dicas para decorar a sua cozinha, que podem facilitar na hora da decoração? Então, se você quer ter acesso a elas, é só continuar nesse artigo.

Obter algumas dicas para decorar a sua cozinha pode ser a ajuda ideal da qual você esteja precisando! Não é todos os dias que estamos inspirados ou nos sentindo criativos para fazer essas reformas. Mas, de acordo com alguns especialistas na área, há detalhes indispensáveis. Quer saber quais são? Confira essa matéria!

O que este artigo aborda:

4 dicas para decorar sua cozinha, em 2021
4 dicas para decorar sua cozinha, em 2021
Pin It

Por que decorar a cozinha?

Algumas pessoas acham que a cozinha é um ambiente muito mais prático do que decorativo. Em partes, isso até pode ser verdade. Afinal, em uma cozinha, deve-se prezar pela praticidade e utilidade de cada coisa disposta no ambiente.

No entanto, nada impede de você aliar essas duas características. Isso porque, como se trata de um ambiente que faz parte da sua casa, ela deve ser agradável a você. Ademais, criar um ambiente decorado é capaz de trazer alguns benefícios.

Ter a sua cozinha decorada pode influenciar diretamente no seu humor. Um local bem arrumado, organizado e funcional com certeza lhe dará mais prazer de fazer as coisas. Ademais, se você gosta de reunir pessoas na sua casa, sabe bem o peso que é ter uma cozinha.

Esse ambiente, em união à sala de estar, costuma reunir amigos e colegas para ocasiões informais de encontro, como festas ou happy hour, por exemplo. Sendo assim, é interessante dar mais atenção a esse espaço.

Como decorar a cozinha?

Decoração vai muito de gosto pessoal. Então, não existe nenhuma regra a se seguir. É um tanto subjetivo. No entanto, a sua cozinha deve ter algumas características essenciais. Como dito, querendo ou não, trata-se de um ambiente prático.

Então, deve-se pensar na praticidade que o local trará. Por exemplo, quais utensílios de mesa para servir você colocará no ambiente? Como será a disposição dos móveis? Qual estilo dará ao ambiente?

Ainda que pareçam perguntas simples, elas são importantes para definir como será o seu ambiente. Afinal, você pode buscar inspirações a partir das suas respostas. Então, para obter algo mais claro, confira as dicas que reunimos nos tópicos abaixo.

Dicas para decorar a cozinha

No mundo da moda, sempre existem algumas tendências para determinadas ocasiões. E, com decoração, não é muito diferente disso. Contudo, elas não servem para ditar regras. É apenas uma forma de facilitar o processo, para aqueles que acham válido. Então, confere as nossas dicas para facilitar na hora de decorar sua cozinha.

Defina o estilo da sua cozinha

Várias ideias podem passar na sua cabeça e, às vezes, nenhuma. Mas sabe o que pode auxiliar nesse processo? Definir ou identificar o estilo da sua cozinha. Com isso, estamos nos referindo tanto à disposição quanto ao estilo de decoração que quer apostar. Dentre os tipos de cozinha, podemos citar:

  • Americana;
  • Linear;
  • Linear com ilha;
  • Paralela;
  • Cozinha em U;
  • Cozinha em L.

Para cada um desses tipos, existe uma recomendação. Então, caso você não tenha nenhuma ideia do que fazer, basta verificar algumas sugestões. Agora, se você tem muitas ideias, saiba se elas podem ser aplicadas no seu espaço.

Escolha bem as cores

Certo, essa é uma dica bem genérica, afinal, quem não vai escolher bem as cores de um ambiente? No entanto, não é apenas nesse ponto que queremos chegar. Repetindo: a cozinha é uma área onde você deve prezar pela usabilidade.

Então, além de levar em consideração o seu gosto pessoal, tente entender como ela vai se comportar na sua cozinha. De acordo com os especialistas em decoração, a tonalidade da sua cozinha pode determinar vários outros pontos.

E, segundo os psicólogos, as cores agem de uma determinada forma na sua mente. Sendo assim, pense: qual resultado você quer atrelar ao seu ambiente? Definido isso, pesquise qual cor chega próximo do seu intento, e alinhe com seu gosto pessoal.

Aproveite todo o espaço

Se a sua cozinha é pequena, essa dica deve ser levada com ainda mais seriedade. Afinal, quando você aproveita tudo o que o seu ambiente tem a oferecer, ele se torna mais funcional, algo fundamental para uma cozinha.

Portanto, analise cada canto do seu espaço. Quais áreas podem ser aproveitadas? Onde poderiam ficar os armários aéreos? Tem espaço para um balcão? Ademais, uma dica é você investir em ganchos. Afinal, são uma alternativa simples e bonita para colocar talheres ou frigideira, por exemplo.

Invista em uma ilha social

Esse é um termo um pouco desconhecido, mas que com certeza vai elevar o nível da sua cozinha. Na prática, a ilha social serve para, ao mesmo tempo, separar o integrar ambientes diferentes. Na mesma ilha que pode colocar banquetas para receber pessoas, pode-se aproveitar o outro lado para instalar fogão.

Ademais, se você é uma pessoa que gosta de receber visitas em casa, trata-se de uma ótima alternativa, haja vista que garante a interação social entre o cozinheiro e os demais presentes.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse