Revista Portal Útil

Preocupar-se com a decoração do seu imóvel é fundamental para deixá-lo com a sua cara. Pensar em todos os detalhes faz com que o ambiente se torne um lar de verdade, em que as pessoas que moram no local se sentem pertencentes.

Nada melhor que chegar em casa, se sentir acolhido e conseguir relaxar, não é mesmo? Então, a decoração vale super o investimento. Mas, muitos se enganam acreditando que esses detalhes são apenas para o interior das casas.

Na realidade, as fachadas das residências também são importantes para compor a decoração. Elas  dizem um pouco sobre o estilo das pessoas que moram alí. Além, é claro, de valorizar o imóvel, o deixando mais bonito e atraente.

O legal é que a fachada pode ser seguir vários estilos e tendências diferentes e os moradores podem mudá-la frequentemente. É possível deixá-las clássicas, brincar com as cores, formatos e até mesmo com os modelos de portões.

É claro que as fachadas são mais do que apenas decorações, elas precisam proteger a residência, então, para decorá-las e deixá-las incríveis é preciso considerar dois aspectos: a proteção e estética.

Lembre-se: as fachadas das casas são a porta de entrada para o lar. É a primeira coisa que se vê do lado de fora, ela pode causar boas impressões e representar um pouco a família que mora no local. Então, cada investimento vale a pena!

Confira ao longo deste conteúdo algumas dicas para criar fachadas residenciais impecáveis, lindas e seguras. Entenda como usar a decoração na parte de fora da casa e surpreender quem vê o imóvel.

Além de valorizá-lo para uma possível venda. Acompanhe para saber tudo isso e muito mais!

O que este artigo aborda:

Dicas para criar fachadas residenciais bonitas e elegantes
Dicas para criar fachadas residenciais bonitas e elegantes
Pin It

Fachadas residenciais criativas e elegantes: confira algumas ideias

Para ter noção da importância das fachadas residenciais, existem escritórios de arquitetura especializados nessa etapa dos projetos. Enquanto alguns não dão tanta atenção para ela, há pessoas que entendem que elas são fundamentais para ter a casa dos sonhos. 

É o cartão de visitas da imóvel, uma forma de representar a personalidade dos moradores logo de cara, para todos terem um gostinho de curiosidade para ver a decoração interna.

Ao contrário do que muitos imaginam, elaborar o visual externo para as casas nem sempre é algo tão custoso. Geralmente, não é necessário um alto investimento para deixar as fachadas bonitas.

O que realmente precisa é  ter criatividade. Os projetos podem contar materiais mais baratos, soluções originais, aproveitar texturas, materiais da obra e alguns truques de decoração que farão toda a diferença.

Como dissemos, existem centenas de estilos para fachadas residenciais. O ideal é que escolha uma que combine com o interior da casa e o estilo dos moradores. A seguir, acompanhe algumas ideias legais para se inspirar e dicas!

A pintura faz toda a diferença!

A pintura pode valorizar e muito as fachadas residências. Elas já destacam os imóveis, deixando-os lindos. A dica é optar por uma combinação harmoniosa e charmosa para conseguir valorizar a vista externa do local.

É totalmente possível se jogar nas cores e usar a criatividade. Mas, é preciso que os tons combinem de alguma forma. Não se esqueça das cores das portas, janelas, portões e outros acessórios.

Muitos se esquecem desses detalhes, mas eles dão um super contraste para as pinturas e devem ser aproveitados na hora da decoração. Algumas dicas: use cores neutras, sofisticadas e coloque o branco nas janelas, portas e portões.

Dará um destaque lindo! Use e abuse dos contrastes, eles chamarão a atenção e deixarão a fachada moderna, chamativa e bonita. Metal e preto combinam muito, tons amadeirados vão super bem com tonalidades mais claras (que não chegam a ser branco), tons mais escuros também se dão bem com madeiras, entre outras combinações perfeitas.

Se preferir, deixe as texturas a mostra

Uma ótima ideia é usar texturas nas fachadas. Algumas delas podem ser aproveitadas até mesmo da construção, como as paredes de concreto, de tijolos e outras. É claro que será preciso dar um acabamento mais sofisticado, mas é uma maneira de economizar com materiais.

O ideal é usá-las em algumas paredes e detalhes, para que elas sejam o destaque da fachada. Existem diversas opções, como gesso, mármore, revestimentos com led e muitos outros. Esse é o momento de soltar a criatividade!

Muros são inimigos da decoração?

Não! Os muros muitas vezes são importantes para a proteção do local e podem ser aproveitados na decoração. Para isso, eles precisam ser decorados e combinarem com o restante da fachada.

É possível fazer jardins verticais nesses muros, pinturas diferentes, entre outras ideais. Como dissemos no início, segurança e estética devem andar em conjunto neste momento!

E os portões?

Pensando nisso, os portões também são fundamentais para a segurança dos imóveis, ainda mais em grandes cidades. Se engana quem acredita que eles são meros detalhes na decoração.

Eles fazem toda a diferença e devem ser usados em todos os projetos residenciais. O portão poderá ser um destaque ou também amenizado na decoração para que não apareça tanto.

Exemplo: em fachadas pretas e amadeiradas, o portão pode ser preto para disfarçá-lo, pintado com tons da madeira ou até mesmo com o branco. Nesta última opção, o portão será um grande destaque na visão externa.

Além de que existem diversos modelos de portões no mercado. Há aqueles grandes com formatos diferentes que vemos em filmes nas mansões, há outros menores mais simples, aqueles automáticos que se erguem ou abrem horizontalmente.

Eles podem mudar a cara da fachada, deixando-a mais sofisticada, clássica, moderna ou qualquer outro estilo. O ideal é optar pelos portões automáticos, com portas de enrolar, independentemente do modelo.

Por questões de segurança, é muito melhor ter um portão automatizado para não precisar sair do carro e abri-lo, por exemplo. Então, a nossa principal dica nesse tópico é: pode parecer um detalhe, mas não é!

Tudo pode fazer bastante diferença, então aproveite as janelas, vidros, portas, portões, piso, plantas, árvores e muito mais.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse