Confira 8 dicas de como organizar a casa

Publicado por Veja Notícias no dia 20/10/2021 as 17:25

A organização permite otimizar seu dia a dia, e não é somente nos estudos e trabalho que isso é válido, em casa também. Assim, quem gosta de ficar em casa, comprar online e ter todos os espaços bem organizados, pode utilizar algumas dicas de como organizar a casa para facilitar ainda mais essa tarefa. 

Confira 8 dicas de como organizar a casa

Uma casa limpa, mas desorganizada causa estresse, falta tempo, problemas emocionais, queda na produtividade, seja nos serviços domésticos que demoram mais tempo para serem realizados ou, para quem trabalha home office pode atrapalhar o rendimento no trabalho. Por isso, a organização do lar deve ser uma das prioridades. 

Quer saber como organizar a casa de um jeito simples, mas eficaz? Então, confira nossas 8 dicas de organização e coloque-as em prática. 

1 – Como organizar a casa: Guarde tudo após utilizar

Se você quer manter a ordem e organizar a casa da forma correta, é preciso saber que deve guardar os objetos após o uso. 

Às vezes pode parecer bobagem guardar somente um utensílio de cozinha após o uso, por exemplo. Porém essa prática permite que você evite acumular diversos objetos nos cômodos e móveis da casa. 

Com isso, ao utilizar algum objetivo, guarde-o sempre no lugar adequado. Evite mudar constantemente o espaço onde deixa cada objeto, permitindo que saiba tudo foi guardado, economizando tempo e evitando estresse desnecessário. 

2 – Utilize a secadora de roupas

A secadora de roupas é uma opção para quem quer organizar a casa, afinal, a secagem das peças pode demorar muito no modo convencional. 

O acúmulo de toalhas e outras roupas molhadas dentro de casa pode, além de causar mal cheiro, também estragar as peças e deixar ainda mais desorganização em casa.

Para facilitar o processo, a secadora de roupas é a melhor opção, com ela é possível secar as peças até nos dias mais frios e chuvosos. Esse equipamento é ideal para secar toalhas, assim que saí do banheiro ou precisa utilizá-la com rapidez. 

A lavanderia é o local apropriado para instalar a secadora de roupas, porém para espaços pequenos, a máquina pode ser instalada em outro local. O ideal é ter um espaço exclusivo para cuidar das roupas e evitar que as peças fiquem úmidas dentro de casa. 

3 – Deixe uma lixeira perto da entrada

Uma dica para organizar a casa, mas que quase ninguém utiliza é deixar uma lixeira perto da entrada da casa. É normal chegarmos da rua com compras, sacolas e papéis, muitos deles vão para o lixo após algum tempo, mas enquanto isso ficam acumulando bagunça em casa.

Além do mais, algumas compras também podem levar o mal cheiro para dentro de casa, é o caso de embalagens de carnes e de outros produtos perecíveis. Ao deixar a lixeira com fácil acesso, é possível já retirar todas as embalagens e descartá-las corretamente, sem o risco de esquecer e depois lidar com o transtorno causado pelo acúmulo de embalagens em casa. 

Nas casas especializadas nisso, há uma infinidade de opções conforme a sua necessidade, tamanho e outras características que esse utensílio deve ter. 

4 – Mantenha do guarda roupa as gavetas organizadas

As gavetas do guarda roupa podem se tornar uma verdadeira bagunça no quarto, se não der atenção a essa área importante na hora de organizar a casa. Por isso, reserve um tempo da semana e organize bem suas gavetas.

Uma dica é separar as peças por tipos e cores, assim na hora de escolher você tem facilidade para encontrar a roupa que precisa sem a necessidade de tirar tudo do lugar e fazer aquela bagunça na sua gaveta.

Se você tiver muitas peças, o ideal é investir em organizadores para facilitar a distribuição de cada roupa, evitando ficar muitas peças amontoadas. 

5 – Faça sua lista de compras pelo departamento

As compras podem sair do orçamento ou faltar itens, se uma lista não for feita da forma correta. Com isso, você ganha muito mais tempo no supermercado, consegue comprar o que realmente importa, economizar verificando as melhores promoções de acordo com cada departamento e deixar as compras organizadas.

Ao deixar as compras organizadas, é possível chegar em casa e não perder tempo para guardá-las. Com as compras separadas por itens dos mesmos departamentos, fica mais fácil visualizar cada produto e guardá-lo no seu devido lugar.

6 – Não acumule louça na pia

Se você tem lava-louças, uma dica para não acumular louça na pia e organizar a casa é colocar todos os utensílios dentro da máquina. Para facilitar, guarde sempre os copos, talheres, pratos e panelas dentro da lava louça após cada refeição.

Se for demorar para utilizar a lava-louças, utilize o modo que permite dar um jato d’água nos utensílios. Com isso, evita o mau cheiro que pode surgir após algum tempo que as louças ficam dentro da máquina. 

Caso for lavar sem lava louça, ao deixar os utensílios na pia, jogue todo resto de comida e bebidas que tiver nos pratos, panelas, vasilhas, talheres e copos. 

Organize cada um deles conforme o tipo, ou seja, empilhe os pratos, coloque os copos enfileirados, junte os talheres e as panelas. 

A coleta seletiva também é uma opção, caso a sua cidade realize esse serviço. Assim, é importante deixar uma lixeira exclusiva para isso, evitando misturar lixo orgânico com recicláveis. 

7 – Mantenha o banheiro sempre ventilado

Outra dica essencial para organizar a casa é manter o banheiro sempre ventilado. Essa dica é essencial para todos os dias, mas ainda mais necessária ao entrar e sair do banho, pois assim é possível evitar a umidade no banheiro e problemas relacionados a ela.

8 – Deixe sacos de lixo com fácil acesso

Facilitar é imprescindível na hora de organizar a casa, e ter os sacos de lixo em local estratégico garante menos tempo gasto na busca deste item. Deixe os sacos de lixo sempre perto da lixeira, ao retirar um, já coloque outro no lugar. 

Agora que sabe como organizar a casa de um jeito simples, siga as nossas dicas e coloque a organização da sua casa em prática. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Alcachofra: o que é e quais os benefícios

1 de julho de 2021

Alcachofra: o que é e quais os benefícios

Antes de tudo, a alcachofra (Cynara Scolymus) é uma planta que foi inserida no Brasil na metade do século 20. Trazida por imigrantes da Itália, a planta se parec...

6 dicas para construir uma casa sustentável

25 de setembro de 2021

6 dicas para construir uma casa sustentável

A busca por uma vida mais sustentável perpassa diversos aspectos da rotina, inclusive a casa em que se vive, considerando também reformas e construções para transfo...

Você pode ter interesse em:

Contratar uma empresa de reforma ou fazer por conta própria

Contratar uma empresa de reforma ou fazer por conta própria

Como Aprender a Tirar Fotos? – 7 dicas essenciais!

Como Aprender a Tirar Fotos? – 7 dicas essenciais!

Como conseguir dupla ou múltiplas nacionalidades para brasileiros?

Como conseguir dupla ou múltiplas nacionalidades para brasileiros?

É possível recorrer a multa sobre a declaração de imposto de renda?

É possível recorrer a multa sobre a declaração de imposto de renda?

Teste genético pode apontar suscetíveis doenças: entenda

Teste genético pode apontar suscetíveis doenças: entenda

Por que todo investidor deve ficar ligado nas redes sociais

Por que todo investidor deve ficar ligado nas redes sociais