Publicado por Veja Notícias no dia 13/09/2021 as 23:00

Saiba como escolher o motor o seu portão eletrônico, através das dicas que daremos neste artigo.

Automatizar os portões eletrônicos de entrada de residências e empresas é uma ótima solução que proporciona conforto já que não é necessário abrir a porta manualmente e segurança aos edifícios. Esses portões não possuem fechadura e só podem ser destravadas por sistema automatizado instalado no interior do edifício.

Os portões eletrônicos proporcionam diversas vantagens, desde a praticidade até a segurança, no entanto, é preciso saber como escolher o motor ideal para o seu portão.

Ao selecionar o motor ideal, você deve comprar o mesmo em uma empresa de confiança que ofereça produtos de qualidade e com garantia, como é o caso da empresa de Portão Elétrico.

Confira a seguir quais os tipos e como escolher o motor ideal para portão eletrônico:

Tipos de motor para portão eletrônico

Existem diversos motores especialmente indicados para uso em portões elétricos, pois funcionam em conjunto com redutores de velocidade. Esses motores são conectados diretamente com engrenagens que permitem reduzir a velocidade e permitir o correto funcionamento das portas.

Acompanhe agora alguns tipos de motor para portão eletrônico.

Redutores de velocidade com coroa sem-fim

Esses motores são simples de operar. Um eixo de entrada, que é um parafuso sem-fim, gira para entrar em contato com uma coroa, a qual, a cada volta do eixo, avança um dente da coroa.

Redutor linear

Esses motores são geralmente compostos por duas engrenagens helicoidais posicionadas de forma que cada uma delas esteja relacionada à anterior. Essa proporção permite que o movimento seja transmitido mais rápido por uma rotação mais lenta do motor. Assim, cada marcha reduz a velocidade de sua marcha anterior.

Caixa de engrenagem planetária

Esses motores são compostos de uma engrenagem central e muitas engrenagens que giram em torno dela, conhecidas como satélites ou planetas. O sistema também contém uma coroa interna e em torno dela gira todo o sistema de velocidade planetária.

Qual motor é adequado para diferentes tipos de portão eletrônico?

Estes são os motores mais adequados para as portas a serem instaladas:

Portas de correr

As portas deslizantes operam com caixa de engrenagens sem – fim. Seu design é simples e funcional, pois possui como peças de transmissão apenas um anel dentado em contato com o parafuso sem-fim que movimenta os dentes reduzindo a velocidade de transmissão. O curso desses redutores é reto, portanto a transmissão pode ser feita em 90 graus.

O redutor sem-fim é instalado na parte superior da porta e, através de um sistema de roldanas e correias, seu movimento é transmitido para atingir um deslocamento linear.

Barras de acesso

As barras de acesso são outro tipo de portões elétricos que empregam o mesmo sistema de redução da coroa dentada para funcionamento. O redutor é colocado na parte inferior das barras e faz o movimento por meio de um pinhão no motor e uma cremalheira. Desta forma, ocorre o movimento linear da porta.

Portão de garagem

Um portão seccional de garagem é baseado em um redutor linear, um dispositivo projetado para converter o movimento de rotação de um motor de corrente contínua de baixa tensão em um linear. Desta forma, este tipo de portão elétrico pode ser levantado, ajustado ou inclinado com o premir de um botão.

Uma de suas grandes vantagens é que requer menos espaço de instalação do que outros sistemas. Neste caso, é o redutor linear que fecha e abre a porta de vaivém.

Portas de acesso a lojas e supermercados

As portas de acesso às lojas e supermercados utilizam para seu funcionamento uma caixa de engrenagens planetárias, cujos elementos são uma engrenagem central que se conecta a um suporte planetário e um anel externo ou coroa graças ao qual o eixo central do sistema pode se tornar um centro de rotação para o anel. Desta forma, é possível mudar a direção facilmente.

Motores lineares

Um motor linear é o mais comum em portões elétricos. Métodos diferentes são usados ​​para operar o braço. É muito popular porque tem um preço acessível e a instalação é simples.

Motores de braço articulado

Esses tipos de motores usam um braço articulado para alcançar o pilar e abrir a porta. Este braço pode ser utilizado em portas com um comprimento até 4000 mm por folha. É versátil e fornece automação para a maioria dos tipos de portões de batente, mesmo aqueles pré-instalados sem motor.

Motores subterrâneos

Esses tipos de motores são muito discretos. Eles são instalados sob o piso dentro de uma caixa de proteção, com o braço de acionamento conectado à parte inferior da porta. A principal desvantagem é que requer uma instalação mais complexa.

Caso queira ver aulas e cursos como este do artigo, você pode entrar no site do link, que temos certeza que você gostará!

Fatores a serem considerados antes de escolher um motor para portão elétrico

A escolha do motor redutor vai depender do comprimento e peso da porta, do tipo de porta e se a porta é interna ou externa:

Potência

É muito importante que você observe o tipo de alimentação do motor e os volts e watts que suporta, entre outros. É importante também que você observe o tipo de corrente (alternada ou direta) do local onde a instalação vai ser feita.

Espaço de instalação

O local onde se vai realizar a instalação é importante não só para saber o tipo de corrente que existe, mas também para saber se é exterior ou interior. Dependendo desta variante, você terá que escolher um motor ou outro.

Como encontrar o motor para portão eletrônico?

Na escolha do motor para a automação de uma porta de batente, deve-se levar em consideração o tipo de porta de batente, seu comprimento e peso, bem como se esta porta é externa ou interna.

O desempenho do motor depende das dimensões da porta e do seu peso e também do fato de se encontrar no interior de um edifício ou no exterior.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos