Casa e Jardim

Confira como deixar a cozinha segura e preparada para crianças

Publicado por Veja Notícias no dia 07/12/2021 as 20:27

Já ouviu falar que a cozinha não é lugar para crianças? Essa é uma frase muito comum em muitas casas pelo Brasil, já que é na cozinha que estão objetos pontudos e afiados, como facas, vidros e, além de tudo, fogo.

Confira como deixar a cozinha segura e preparada para crianças

Porém, isso está começando a mudar: cada vez mais, as famílias têm buscado incluir as crianças na hora do preparo de refeições. Esse processo de colocar a mão na massa ajuda na hora de incluir novos alimentos no cardápio das crianças e também para ensiná-las a serem independentes.

Para ajudar com isso, as lojas têm investido cada vez mais em criar produtos para adaptar as crianças na cozinha, como utensílios, aventais e copos personalizados.  Porém, existem alguns cuidados necessários para se tomar antes de incluir as crianças na cozinha e tornar o hábito de frequentá-la algo comum para elas. Saiba quais são eles agora!

Sempre supervise a criança na cozinha

Embora um dos objetivos em deixar as crianças fazerem parte do processo de preparo das refeições seja dar independência a elas, é muito importante que toda ida delas à cozinha seja supervisionada por um adulto.

Isso evita incidentes comuns na cozinha, como cortes e queimaduras. Além de supervisionar a criança, é importante sempre lembrá-la de que, quando ela quiser cozinhar, deve pedir a ajuda de um adulto.

Ensine-a a usar roupas adequadas e a fazer a higiene correta

Compre aventais e luvas do tamanho que é usado pelos pequenos cozinheiros e instrua-os a sempre vesti-los quando estiverem na cozinha. E por que não comprar aventais iguais para você e para a criança? Assim, você evita que as roupas do dia a dia fiquem sujas com os alimentos que vocês estão preparando. 

Também instrua-os a sempre lavar bem as mãos e prender o cabelo antes de começar a cozinhar. Aproveite também para explicar a importância de lavar alimentos como vegetais e legumes.

Use utensílios de materiais que não quebrem

É tão comum lidarmos com vidros e cerâmicas quebradas quando estamos cozinhando que nos esquecemos que as crianças ainda não estão acostumadas com isso.

Por isso, quando for incluí-las na cozinha, substitua os tradicionais vidros, cerâmicas e utensílios feitos de materiais que quebram com facilidade por aqueles feitos com silicone, plástico e inox. Além de serem mais seguros, eles também oferecem mais opções de cores e estampas que podem divertir os pequenos.

Disponibilize maneiras para que elas alcancem a bancada

Dependendo da altura da criança, é difícil que ela consiga alcançar a bancada ou a pia. Por isso, para que ela ajude no preparo das refeições, é importante oferecer maneiras para que elas tenham acesso às estações de trabalho.

Banquinhos são os mais comuns para isso pois, além de serem fáceis de encontrar, eles são acessíveis financeiramente e podem ser usados para outras funções quando a criança tiver altura suficiente para não usá-los mais. Também é possível optar por mesas mais baixas, feitas especialmente para crianças, para usar de apoio na hora de preparar refeições.

Ensine sobre o uso de objetos pontiagudos e fogo

Fazer com que a criança tenha medo de mexer com facas, raladores e até mesmo com fogo não é uma boa maneira de introduzi-la ao universo da cozinha: isso pode criar bloqueios no futuro.

O melhor caminho para ensiná-las a lidar com esse tipo de material que pode causar acidentes é instruindo sobre elas. Alerte sobre a possibilidade de se machucar usando facas e fogão quando se está sozinho, explique o porquê disso e ensine-os a usar apenas com supervisão ou pedir para que um adulto faça essa parte do processo para eles.

Por via das dúvidas, sempre mantenha facas e outros objetos cortantes longe do alcance das crianças e sempre se certifique de que o fogão não oferece riscos para a criança.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Orçamento de obra: passo a passo para o orçamento perfeito!

Orçamento de obra: passo a passo para o orçamento perfeito!

Contratar uma empresa de reforma ou fazer por conta própria

Contratar uma empresa de reforma ou fazer por conta própria

3 dicas para aumentar a segurança residencial

3 dicas para aumentar a segurança residencial

Funcionalidades e modelos de climatizador de ar

Funcionalidades e modelos de climatizador de ar

Calendário de limpeza da casa: veja como montar

Calendário de limpeza da casa: veja como montar

6 dicas para construir uma casa sustentável

6 dicas para construir uma casa sustentável