Publicado por Veja Notícias no dia 18/08/2021 as 22:30

Fazendo uma tarefa de cada vez, você mantém tudo em ordem e não se cansa tanto. Entenda e monte um calendário de limpeza que funciona para você.

Se você trabalha, estuda e tem uma rotina corrida, sabe que manter a casa sempre limpa e organizada é um desafio e tanto. Mas não precisa ser assim. Um bom planejamento pode te ajudar não só a realizar o sonho da casa sempre em ordem, como também deixar o trabalho mais fácil.

São muitas as tarefas: passar aspirador, lavar roupa, limpar o chão, lavar o banheiro, tirar o lixo e mais uma lista gigante, que varia dependendo dos seus ambientes e do tamanho da sua família. Ou seja, a estratégia adotada pela maioria das pessoas, de deixar toda a faxina para um dia só, não é a mais inteligente.

Não deixar o trabalho acumular é o segredo. E a melhor forma de fazer isso é montando um cronograma de atividades dividindo as tarefas pelos dias da semana. Se você não mora sozinho, é uma ótima ideia dividir ainda com todos os membros da família, o que vai deixar o trabalho ainda mais fácil.

Nunca tinha pensado nisso? Aprenda a montar o seu calendário de limpeza. No início pode parecer difícil, mas quem tem um garante que, depois que vira hábito, fica fácil. 

Faça uma lista detalhada

A primeira etapa para montar o seu calendário de limpeza é fazer uma lista de todas as tarefas que precisam ser feitas. É importante que essa lista seja bem detalhada e inclua todo tipo de atividade, desde lavar a louça e tirar o lixo a passear com o pet e até mesmo aquelas funções da limpeza mais pesada. Ter essa lista em mãos vai ser fundamental para dividir as tarefas. 

Defina uma frequência

É necessário que a sua lista tenha a frequência com que cada tarefa precisa ser feita na semana ou até mesmo no mês. Para organizar, você pode colocar essa informação na frente do nome da tarefa. Por exemplo:

  • Tirar o pó – 3 vezes na semana;
  • Limpar o chão da sala – 2 vezes na semana;
  • Esfregar os azulejos do banheiro – a cada 15 dias;
  • Trocar as roupas de cama e banho – 1 vez por semana.

Vale até colocar algumas frequências que não se dividem exatamente por dia, como por exemplo:

  • Lavar a louça, secar e guardar – sempre que sujar;
  • Tirar o lixo – sempre que estiver cheio.

É importante lembrar que a quantidade de vezes que uma tarefa precisa ser feita pode mudar dependendo do contexto. Quando a umidade do ar está baixa, a recomendação é tirar o pó todos os dias. Se você está com visitas, pode ser necessário limpar o banheiro mais vezes. Estes são só alguns exemplos.

Divida por cômodos

Uma dica para não esquecer de nada é pensar em cada cômodo da sua casa separadamente. Vá anotando o que precisa ser feito em cada um. No quarto, por exemplo, além de limpar móveis e o chão, você pode anotar a troca de roupas de cama e a organização do armário. Quanto mais detalhes, melhor.

Pode ser uma boa ideia fazer um cronograma em que cada cômodo seja limpo em um dia, mas isso depende muito dos itens da sua lista e da divisão dos ambientes da sua casa. Em alguns casos, pode dar menos trabalho limpar o chão todo no mesmo dia e tirar a poeira de toda a casa em outro, por exemplo.

Deixe o calendário de limpeza em um local visível

Com todas as tarefas em mãos, você pode fazer um calendário mensal, que deve ser fixado em um local para o qual você sempre olhe. Fazer a lista em um quadro ou mural é uma boa ideia, pois permite editá-la e ir riscando as tarefas concluídas (o que é recompensador).

O calendário serve não só para te lembrar, mas também para te ajudar a prever as exceções para não deixar acumular tarefas. Por exemplo: se sexta-feira é dia de limpar o banheiro, mas você vai em um happy hour com os amigos, limpe na quinta ou se programe para limpar no sábado. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Desentupidora para imobiliária

2 de fevereiro de 2021

Desentupidora para imobiliária

Você que tem uma imobiliária ou administra uma sabe que é importante ter um número de desentupidora de confiança sempre às mãos?  Pois isso é algo que poucas p...