Revista Portal Útil

Está com um problema de vazamento e não sabe como resolver? Então, um caça vazamento pode ser a sua solução.

O que este artigo aborda:

Caça Vazamento: O Que É e Como Contratar
Caça Vazamento: O Que É e Como Contratar
Pin It

O que é caça vazamento?

Antes de mais nada, o caça vazamentos integra um conjunto de atividades do desentupidor, que investiga qualquer tipo de vazamentos.

Portanto, o caça vazamento é uma atividade de empresas e profissionais que possuem como objetivo investigar a origem dos vazamentos.

Empresa de caça vazamento

Em primeiro lugar, empresas de caça vazamentos, utilizam maneiras e equipamentos de alta qualidade para não prejudicar ainda mais o local onde o vazamento foi encontrado.

Bem como, fazendo a localização sem a necessidade de quebrar o chão ou as paredes, de maneira rápida e eficiente.

Vazamento de água

Os vazamentos de água são os grandes causadores de transtornos e inconvenientes domésticos e quando leva muito tempo para localizar é intensa, pois os prejuízos estruturais e desperdícios de água são imensuráveis.

Além disso, não é somente um problema que geram impactos negativos, mas também para você e seu bolso, já que os litros de água perdidos, poderiam ser utilizados para consumo próprio.

Como é o serviço de caça vazamento?

Em primeiro lugar, um vazamento de água só é descoberto quando a conta de água tem um aumento significativo, as paredes tendem a ficar mais úmidas ou começam a surgir goteiras.

Contudo, isso assusta os moradores da casa, que começam a suspeitar do problema. Mas, a situação exige que esse profissional descubra onde está o vazamento, que geralmente é invisível aos olhos.

Bem como, existem encanamentos que ficam dentro das paredes ou no chão.

Assim, com o objetivo de desvendar esse mistério, indo direto ao problema e evitando destruições desagradáveis, o serviço de caça vazamento surgiu com a finalidade de manter a ordem, a economia e a segurança das pessoas que moram nesse local.

Aparelho para detectar vazamento de água

Antes de mais nada, para encontrar o problema, os profissionais fazem uso de um aparelho que detecta vazamento de água, que possui um sensor, que aumenta o barulho causado pelos vazamentos.

Nesse caso, é feita uma análise do local exato onde pode estar ocorrendo o vazamento de água. Assim, os profissionais demarcam o local a ser perfurado.

Além disso, é comum usar um equipamento de radiofrequência, que possui sensores posicionados nas extremidades das tubulações onde há possibilidade de vazamento de água.

Por último, já que estamos falando de água não devemos esquecer, que em 2021 os brasileiros criaram uma forma dos carros movidos a água se locomoverem. Porém, algumas desvantagens já foram encontradas com esse tipo de veículo.

Como descobrir vazamento de água?

De antemão, um caça vazamento de água utiliza de algumas técnicas para achar o vazamento de água. Confira agora quais são elas.

Detectar o vazamento de água ouvindo o barulho

É utilizado o sensor de escuta para aumentar o som do ruído e com isso escutar onde está o vazamento de água.

Infravermelho

Chamada de termografia, essa técnica é mais utilizada em edifícios. Ela consiste em analisar a temperatura da superfície sobre o sistema elétrico e de encanamento.

Radiofrequência

São conectados dois sensores à tubulação e o equipamento é equilibrado de acordo com o tipo de tubulação, seja o diâmetro ou a extensão, com o objetivo de identificar os barulhos causados pelo vazamento.

Teste hidrostático

Esse teste é indicado para tubulações não pressurizadas, pois permitem analisar essas áreas de escoamento buscando falhas que causam esse transtorno.

Benefícios ao contratar uma empresa de caça vazamento

  • Uso de equipamentos tecnológicos;
  • Serviço mais ágil;
  • Possuem experiência e conhecimento;
  • Métodos não destrutivos;
  • Melhor custo benefício;
  • Atendimento 24 horas.

Como é feito o caça vazamento?

O serviço de caça vazamento, pode ser feito em encanamentos internos, bem como em vazamentos subterrâneos.

Assim, os testes para localizar os vazamentos de água podem ser feitos, por exemplo, no banheiro em um vaso sanitário, torneiras e até outros ponto da casa, como jardins, cozinha, dente outros. 

Hidrantes

Algumas empresas podem executar esse serviço contendo uma autorização dos órgãos responsáveis pela rede de abastecimento de água.

Caça vazamento em piscina

Já no caso de piscinas o caça vazamento é fundamental para evitar obras desnecessárias no futuro. Além de LOCALIZAR o vazamento, os profissionais aplicam uma higienização nos canos de abastecimento.

Sistema de drenagem

Ideal para prevenir e evitar ações que prejudicam as estruturas dos ambientes.

Como prevenir vazamentos de água?

Hoje em dia podemos contar com alguns controladores automáticos, eles ficam grudados em bombas para encher os reservatórios, e ajudam no monitoramento do nível de água detectando possíveis vazamentos.

Além disso, diminuir o tempo de duração do seu banho, através de redutores de fluxos nas torneiras, também minimiza o consumo de água e garante a economia no final do mês. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse