Casa e Jardim

A importância de um arquiteto no projeto de móveis planejados

Publicado por Veja Notícias no dia 16/06/2021 as 22:32

A arquitetura pode ser considera como uma arte misturada com a ciência e matemática, assim sendo, para a criação dos modelos usam os cálculos e física, juntos do segundo ponto importante, a beleza e o emocional, que usam a arte, mas também levando em consideração diferentes elementos importantes de um projeto, tais como: materiais duráveis, decorações agradáveis, boas proporções, serenidade e dinamismo.

Após uma pequena introdução sobre o que é a arquitetura, vamos ao texto principal, abordando tudo sobre as funções do arquiteto e sua importância em moveis planejados. 

O que faz um profissional de arquitetura?

Quando é chamado para o serviço, sua primeira função é a supervisionar todo o processo e ajudar a analisar bem o local desejado para os moveis, realizando esboços, modelos, elaborando medidas e outras diretrizes para a equipes.

Ou seja, o arquiteto trabalha em conjunto, analisando os desejos do cliente os desenhando e anotando em esboços e depois levando a empresa responsável pelo projeto de moveis planejados, para garantir que todos os recursos detalhados dos moveis sejam seguros, eficientes.

Após essa breve explicação, já é possível perceber a grande importância que esse profissional tem dentro não só dos projetos, mas também da sociedade. Vamos agora explicar as áreas que um profissional arquiteto pode atuar

Onde o arquiteto atua?

O profissional graduado, pode exercer sua profissão em:

  • Escritórios de Arquitetura, Engenharia e Decoração
  • Construtoras
  • Departamentos de Projetos e Órgãos Públicos
  • Organizações não governamentais
  • Órgãos de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental
  • Profissional Liberal.

O que são móveis planejados

São móveis criado sob os exatos desejos e gostos do cliente e de suas necessidades em seus cômodos da casa, ou seja, o projeto é criado para a melhor eficiência de seu ambiente.

Sendo um procedimento bem complexo, pelo trabalho de planejamento das medidas dos cômodos que cliente deseja personalizar, e pelo processo de passar essas medidas para peças modulares feitas em computação gráfica, para depois realizar os cortes das peças em maquinando industriais, geralmente sendo produzidas utilizando MDF, MDP ou compensado, com algumas opções de acabamentos, cores e texturas no fim da produção.

Mas então qual a importância do arquiteto?

Sua importância começa, estão em suas habilidades e sua capacidade de criar espaços adequados às várias atividades que os seres humanos realizam ao longo de suas vidas, ou seja, a sua importância vai muito além da estética, e sim sendo a de projetar de forma eficiente.

E quando pensamos em moveis planejados, a importância do arquiteto vem em primeiro plano, pois precisam ser feitos por especialistas por serem projetos que é importante todo o planejamento ser eficiente, para a melhor otimização dos ambientes, principalmente em espaços pequenos como os de apartamentos que precisam de bastante adaptação e de organização para conseguir aproveitar totalmente o ambiente de seu lar.

Veja agora outros motivos de se contratar um arquiteto na elaboração de um projeto de móveis planejados.

4 motivos para contratar um arquiteto

  1. É o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em projetos capazes de otimizar seu espaço.
  2. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando os seus cômodos mais agradáveis e adequados às suas necessidades e ao seu orçamento.
  3. O investimento pode ser um pouco alto dependendo do projeto, mas o retorno é imediato, mostrando o valor pelo o que foi gasto, pois além da estética, seus ambientes ficam mais seguros.
  4. Com um arquiteto cuidando do projeto, você não corre o risco de comprar a mais, a menos ou errado, pois o especialista vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.

Conclusão

Após a importância do arquiteto no projeto de móveis planejados ser esclarecida, a próxima dúvida a seguir é a de onde encontrar o profissional adequado para realizar seus projetos.

É possível achar muitos arquitetos hoje pela internet, trabalhando de forma autônoma, e existe também a possibilidade de encontrar lojas que realizam a fabricação de móveis com a presença do arquiteto para aprimorar ainda mais os resultado.

E por isso a dica principal é sempre pesquisar bastante antes de contratar o profissional.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Melhores tipos de mesas para cozinhas pequenas

14 de julho de 2021

Melhores tipos de mesas para cozinhas pequenas

As mesas pequenas para cozinha são uns dos itens principais na decoração de toda a casa. Elas são os centros das reuniões familiares e almoços de família, por isso ...

O que você não sabia sobre caixa de gordura

22 de julho de 2021

O que você não sabia sobre caixa de gordura

A caixa de gordura é um item obrigatório em toda residência. um aparelho que não permite que a gordura ou objetos grandes possa obstruir as tubulações. É instalada ...