Revista Portal Útil

A busca por uma vida mais sustentável perpassa diversos aspectos da rotina, inclusive a casa em que se vive, considerando também reformas e construções para transformar a casa em que vivemos em uma casa sustentável.

O que este artigo aborda:

6 dicas para construir uma casa sustentável
6 dicas para construir uma casa sustentável
Pin It

O que é uma casa sustentável?

Antes de mais nada, casas autossustentáveis são casas planejadas com o objetivo de causar menos impacto no meio ambiente. Bem como, proporcionar também uma vida mais saudável aos seus moradores.

Além disso, uma construção de uma casa sustentável é um ótimo investimento, pois, elas geram uma grande economia nas contas de água e luz pelo fato de usarem tecnologias de reaproveitamento de água e energia solar.

De acordo com o guia Moradias Sustentáveis: Economia E Durabilidade, do Governo Federal, uma casa sustentável gera uma economia aproximada de 30% em sua manutenção, além de gastar menos água e energia elétrica e permitir maior vida útil e acessibilidade.

Projeto de casa sustentável

Hoje, com todo o conhecimento acerca da economia de recursos e diminuição do descarte, é possível ter uma casa sustentável sem ter que abrir mão de colocar ar-condicionado (uma das grandes preocupações) ou de ter uma área de lazer completa em casa. 

Mas o processo começa desde a hora da construção ou da reforma. De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), a construção de imóveis é um dos setores que mais consome recursos do meio ambiente e utiliza muita energia elétrica.

Além disso, é estimado que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas tenham origem em construções. 

Ou seja, a busca por mais sustentabilidade passa também pelo momento da construção, não apenas no dia a dia dentro da moradia.

Como construir uma casa sustentável?

Para construir uma casa sustentável, o processo começa desde a sua construção , ou reformas. Ambos os processos podem ser menos impactantes ao meio ambiente

Confira, então, seis dicas para tornar o processo mais sustentável e ter uma casa sustentável e com menos impacto ambiental.

Aproveite o espaço já existente

Saber aproveitar a inclinação natural de um terreno, assim como entender locais com mais luminosidade natural e ventilação, pode diminuir gastos com energia e tornar a obra e a construção mais sustentáveis. 

Além disso, aproveitar a vegetação ao redor também faz com que a umidade do ar se mantenha, o que também pode garantir um ambiente mais fresco em dias quentes, já que ocorre a evapotranspiração natural.

Reaproveite materiais e opte pelos recicláveis

Antes de mais nada, alguns tipos de materiais podem ser reaproveitados, evitando o descarte desnecessário e ainda ajudando na economia.

Por exemplo, azulejos, portas e armários podem ser reformados ou restaurados em vez de completamente trocados.  Caso opte por trocar as portas, por exemplo, também é possível reutilizar a madeira e as maçanetas.

Da mesma forma, louças como pias e vasos sanitários também podem ser higienizados, lustrados e restaurados para serem reutilizados no mesmo ambiente ou em outros, se retirados da maneira correta.

Portanto, quando for necessário construir algo novo em um ambiente ou trocar algo, os materiais reciclados são uma boa escolha.

Afinal, eles estão cada vez mais comuns no setor da construção civil, são opções mais sustentáveis e com boa relação custo-benefício.  

Invista em um melhor aproveitamento de água e energia

De antemão, para tornar a casa ainda mais sustentável, vale a pena investir no aproveitamento de recursos, como o de água e energia.

Então, sistemas de armazenagem de água podem contribuir com a economia do consumo, evitar o desperdício e melhorar o aproveitamento de toda a casa. 

No caso da energia, é possível investir em sistemas que diminuem o consumo, além de instalar painéis solares, que fazem com que haja uma menor dependência de energia elétrica. Essa tecnologia permite mais economia na conta de luz e torna o consumo mais sustentável como um todo.

Escolha produtos de qualidade e econômicos

A sustentabilidade também está na escolha dos melhores produtos, aparelhos e eletrodomésticos. Por isso, opte sempre por aqueles que oferecem menor consumo de energia, fácil manutenção, melhor reaproveitamento de água e menos descarte. 

Isso vale para a maior parte dos produtos elétricos e eletrodomésticos, que precisam ser escolhidos com atenção e cuidado para que todo o esforço de tornar a reforma, a construção e a casa mais sustentáveis não tenha sido em vão. 

Faça a manutenção correta dos itens de sua casa

Assim como escolher as melhores opções de materiais de construção e eletrodomésticos, a manutenção de todos esses elementos também é primordial.

Por exemplo, um ar-condicionado é visto por muitos como vilão da economia de energia e sustentabilidade.

Contudo, quando tem sua manutenção e higienização feitas de maneira correta e regular, gasta menos energia elétrica, tem um desempenho melhor e traz menos efeitos negativos ao ambiente. 

Por isso, quem deseja ter uma casa sustentável precisa estar atento às necessidades de manutenção de cada item colocado, como painéis de energia solar, local de armazenamento de água, entre outros.

Procure profissionais qualificados 

Hoje em dia é possível fazer uma reforma ou uma construção de maneira muito mais sustentável com a ajuda de profissionais especializados no ramo, que levam em consideração todos os processos que precisam ser feitos pensando no menor impacto possível na natureza. 

Além disso, por trabalharem especificamente com construções sustentáveis, também conseguem indicar as melhores opções para quem quer uma casa que cause menos impacto na natureza a longo prazo. 

Conclusão

A sustentabilidade é um conceito cada vez mais buscado pelas pessoas e, por isso, será cada vez mais comum procurar por opções com mais economia e menos impacto no meio ambiente, aumentando as opções desse mercado.

Por fim, construir uma casa sustentável não é complicado, desde que tenha um bom planejamento no início.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse