4 diferenças entre grama natural e grama sintética

Publicado por Veja Notícias no dia 13/09/2021 as 21:30

Quer saber mais sobre as diferenças entre grama natural e grama sintética? Quer conhecer os principais tipos e entender qual será a opção ideal para o seu espaço? Quer conhecer suas vantagens?

4 diferenças entre grama natural e grama sintética

Com as dicas de hoje você irá saber o ponto positivo de cada uma, dessa forma, poderá mensurar a melhor opção para você. Saiba mais sobre essas diferença:

Principais tipos de grama natural

Se você quer deixar seu jardim ou gramado mais atrativo, a grama natural pode ser o ideal para o seu espaço. Mas antes, vamos entender um pouco sobre dois dos principais tipos naturais de grama que existem. 

Grama esmeralda

A do tipo esmeralda é aquela com as folhas mais finas e estreitas, sendo a mais comum no Brasil, pois é indicada para lugares de clima quente. Além de contar com um lento crescimento, facilitando a manutenção do seu gramado.

Grama bermudas

A grama Bermudas é a indicada para campos de futebol e golfe, pois é um gramado resistente à movimentação constante e ao frio.

Além desses tipos, há diversos outros à sua disposição, por isso é importante pesquisar mais sobre as diferenças entre grama natural e grama sintética. 

Tipos de grama sintética

A grama sintética é uma ótima opção para diferentes usos, podendo se adaptar às necessidades do consumidor, principalmente em questão de praticidade.

Ideal para uso esportivo, a grama sintética de quadras costuma ser mais curta, a fim de não atrapalhar o movimento da bola. Assim, não há riscos dos jogadores serem prejudicados. 

A ideal para decoração é a bicolor, já que, ela dispõe de fibras mais alongadas e finas, trazendo mais fidelidade visual e assim, tendo grande similaridade com a natural. Um exemplo, é a grama sintética para jardim.

Além disso, há também uma específica para áreas de lazer, que são feitas com fibras planas e curtas, para facilitar o movimento das pessoas. 

Diferenças entre grama natural e grama sintética

É inegável que a grama pode ser de muita utilidade em diversos espaços, tanto para fins decorativos quanto para fins esportivos. 

Para entender melhor sobre qual é a ideal para o seu contexto, atendendo suas necessidades, listamos algumas diferenças entre elas:

1 – Custo do gramado

A principal preocupação do consumidor é o custo benefício. Por isso, é importante estar atento às diferenças entre grama natural e grama sintética e os investimentos necessários para cada uma. 

A grama sintética exige um capital inicial maior, pois necessita da preparação do solo adequada para a implantação. Porém, a manutenção acaba custando menos, tornando um custo benefício bom a longo prazo. 

Já a natural necessita de um investimento menor de início, tornando mais fácil sua colocação. No entanto, a longo prazo ela pode custar mais, visto que necessita de manutenção constante, irrigação, adubo e outros cuidados. 

2 – Temperatura da grama

Diferente do que muitos pensam, a temperatura é um fator importante na escolha do tipo de grama que você irá ter no seu gramado.

Em locais internos, com mais sombras, a grama sintética é a ideal, já que não necessita da luz solar para se manter em bom estado. 

Já a grama natural proporciona uma melhor sensação, pois oferece maior conforto térmico ao consumidor, já que, não armazena calor solar.

No caso de aquecimento acima do desejado, quando se trata da natural, basta esguichar um pouco de água que a temperatura voltará a ser agradável ao toque. Assim, você consegue um controle maior do calor ideal.

3 – Durabilidade do gramado

Um ponto decisivo na escolha do tipo da sua grama é a durabilidade que ela terá, assim, é importante estar atento às diferenças para tomar uma decisão mais assertiva.

Caso você esteja optando pela natural, saiba que ela necessita de mais trabalho para uma maior vida útil. A natural pode durar para sempre, porém, ela precisa de um gasto maior de tempo e dinheiro para isso. 

Jardineiro, adubação e irrigação são alguns dos cuidados que a grama natural necessita. Sendo assim, é importante dispor de tempo para mantê-la saudável.

Já a grama sintética não precisa de tanto esforço, visto que não é necessário cuidados para que ela cresça. Por ter mais facilidade e praticidade na sua vida útil, a sintética é a mais procurada, podendo durar até 15 anos sem precisar de troca. 

4 – Manutenção do gramado

O trabalho principal que você irá ter com sua grama é a limpeza e manutenção dela. Sendo assim, procurar o tipo que necessite de menos trabalho pode ser útil para você.

A grama sintética tem a vantagem de necessitar de uma manutenção leve e esporádica. Visto que não há crescimento durante os anos, aparar ela é um problema que você não terá.

Para a limpeza, você precisa apenas varrer, aspirar ou escovar a superfície. Caso veja que ela acumulou muita sujeira, pode recorrer à água para uma limpeza profunda. 

Já a natural necessita de um pouco mais de cuidados na sua manutenção, já que ela cresce ao longo do tempo. Por isso, é necessário aparar ela periodicamente, o que pode ter um custo de tempo maior. 

Além disso, necessita de adubação e irrigação para se manter saudável e com uma boa aparência, o que daria um maior trabalho para a manutenção.

Qual o melhor tipo de grama?

Sabendo agora todas as diferenças entre a grama natural e grama sintética, você ainda pode me perguntar qual é a melhor opção. 

Porém, o melhor tipo dependerá das suas necessidades, já que ela pode se adaptar a diversos usos.

Se você procura cobrir um espaço interno, com pouca insolação e muita movimentação, uma grama sintética do tipo esportivo pode ser a mais resistente e não necessitará de luz solar no processo. 

No entanto, caso você esteja procurando grama para o seu jardim externo, por exemplo, a grama esmeralda pode ser a ideal para você. 

Assim, a luz solar do ambiente manterá ela constantemente saudável e o seu lento crescimento facilitará a manutenção, tornando mais prático para você.

Agora que você já tem todas as informações que precisa sobre as diferenças entre esses dois tipos de grama, basta escolher a ideal para o seu espaço e começar o processo de aplicação!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como virar um profissional de SEO?

12 de agosto de 2021

Como virar um profissional de SEO?

Cursos e materiais na internet ajudam na formação de novas pessoas como profissional de SEO. O marketing digital se tornou uma necessidade para empresas de todos...

Quando não é necessário fazer inventário?

27 de abril de 2021

Quando não é necessário fazer inventário?

O inventário é um assunto que demanda muita curiosidade por parte daqueles que não integram o mundo do Direito, porém a resposta para a pergunta “quando não é neces...

Você pode ter interesse em:

Como organizar documentos em seu escritório?

Como organizar documentos em seu escritório?

Times europeus passam a investir nos técnicos especialistas em bola parada

Times europeus passam a investir nos técnicos especialistas em bola parada

5 dicas de como baixar a glicemia

5 dicas de como baixar a glicemia

De qual maneira o valor do dólar interfere na família brasileira?

De qual maneira o valor do dólar interfere na família brasileira?

Quais as cidades mais inteligentes do Brasil?

Quais as cidades mais inteligentes do Brasil?

O crescimento da área de logística em 2021

O crescimento da área de logística em 2021