Revista Portal Útil

A decoração é uma das fases mais relevantes de um projeto. A seleção de cada detalhe não só promove beleza a casa como também é um modo de personalizar a residência. O modelo rústico é uma tendência nessa área e está conquistando muitas pessoas pelo tom distinto e até sustentável, dependendo do material.

O tijolo refratário, por exemplo é um ótimo produto para decorar as paredes da sala e áreas com lareira. Além da durabilidade, o grande destaque deste material é o que amadeirado no ambiente.

A escolha do piso, dos móveis e da textura da parede é algo muito importante nessa decoração. Quando todos esses elementos são escolhidos nesse modelo de decoração, o destaque é exatamente formar um ambiente distinto, despojado e que lembra aspectos da natureza.

O que este artigo aborda:

4 dicas para fazer uma decoração rústica em casa
4 dicas para fazer uma decoração rústica em casa
Pin It

1. Utilize materiais condizentes com o tema

O tijolo refratário, como já dito, é um material muito utilizado na decoração rústica. A prova disso são as lareiras, chaminés e fornos que constituem cenários, não só de casas comuns, mas de ambiente cinematográficos.

Alguns outros elementos fabricados em um processo de altas temperaturas, como vidros, telhas e até mesmo tijolos, procuram trazes funcionalidade e beleza quando o intuito é utilizar para uma decoração rústica.

Se você quer formar espaços cheios de personalidade, esses materiais podem valer a pena por conter os seguintes benefícios:

  • Por ser um material com ótimo isolamento termoacústico;
  • Ter alta durabilidade;
  • Apresentar boa resistência contra umidade;
  • Ser versátil;

2. Use e abuse de nichos

Os nichos estão em alta não só para decorações do modelo rústico, mas para projetos de arquitetura e design de modo geral. Nesse contexto, investir em elementos, como um armário sob medida, é uma excelente ideia para ordenar utensílios da residência e ainda promove charme ao projeto. Armários de cozinha, prateleiras, sapateiras, closets e cômodas são somente algumas possibilidades.

Existem lojas de móveis, mas, você também pode buscar uma serralheria que fabrica armários em formato de nicho, com design diferenciado. Especialmente no modelo rústico, é possível achar armários com madeiras personalizadas. Entre os diversos tipos de madeira, existem modelos sustentáveis e decorativos que podem ser usados de modos variados.

Uma ideia que está em alta na decoração dos espaços é a utilização de pallets de madeira, que podem constituir mesas, móveis e até sofás. Outros itens, como puxador de madeira e itens como estofados rústicos, fazem parte desse cenário. Entre os tipos de puxadores, inclusive existem diversos com o modelo decorativo, o que destaca um benefício duplo deste produto.

3. Aposte em pisos de madeira

Tão relevante como o forro de uma casa e as paredes, é o piso. Entre os modelos mais conhecidos, o piso de madeira é um elemento que se destaca e combina com qualquer tipo de espaço. Para manter a energia e o brilho da peça, técnicas como tratamento de piso de madeira são precisas.

Entre os tipos de piso, existem alternativas para todos os gostos. Do laminado a uma madeira mais rústica, esse tipo de revestimento se destaca pela beleza natural e alta resistência.

Na manutenção, algumas pessoas realizam a troca dos tacos de madeira, já outras escolhem por processos de limpeza como água com sabão e cera para manter o brilho. Independente do modelo da madeira, cuidar do piso de madeira é fundamental para conservar o estilo da decoração.

4. Pense em acessórios personalizados

Além do piso, dos móveis e das paredes, acessórios normais como plantas e almofadas auxiliam a dar um toque final na decoração rústica. O grande destaque deste modelo de decoração é promover um ambiente que lembra a natureza, mesmo na vida ativa da grande cidade.

É por isso que chácaras, casas antigas e chalés de madeira conversam esses pequenos detalhes. De pisos personalizados até assoalhos de madeira, cada elemento faz toda a diferença na decoração final.

Por fim, a sugestão final para quem quer transformar o espaço com personalidade e estilo é planejamento. Em revistas de decoração é normal achar exemplos de projetos. Além de auxiliar na criatividade, um excelente planejamento também causa economia para seu bolso.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse