Publicado por Veja Notícias no dia 16/06/2021 as 22:30

A decoração é uma das fases mais relevantes de um projeto. A seleção de cada detalhe não só promove beleza a casa como também é um modo de personalizar a residência. O modelo rústico é uma tendência nessa área e está conquistando muitas pessoas pelo tom distinto e até sustentável, dependendo do material.

4 dicas para fazer uma decoração rústica em casa

O tijolo refratário, por exemplo é um ótimo produto para decorar as paredes da sala e áreas com lareira. Além da durabilidade, o grande destaque deste material é o que amadeirado no ambiente.

A escolha do piso, dos móveis e da textura da parede é algo muito importante nessa decoração. Quando todos esses elementos são escolhidos nesse modelo de decoração, o destaque é exatamente formar um ambiente distinto, despojado e que lembra aspectos da natureza.

1. Utilize materiais condizentes com o tema

O tijolo refratário, como já dito, é um material muito utilizado na decoração rústica. A prova disso são as lareiras, chaminés e fornos que constituem cenários, não só de casas comuns, mas de ambiente cinematográficos.

Alguns outros elementos fabricados em um processo de altas temperaturas, como vidros, telhas e até mesmo tijolos, procuram trazes funcionalidade e beleza quando o intuito é utilizar para uma decoração rústica.

Se você quer formar espaços cheios de personalidade, esses materiais podem valer a pena por conter os seguintes benefícios:

  • Por ser um material com ótimo isolamento termoacústico;
  • Ter alta durabilidade;
  • Apresentar boa resistência contra umidade;
  • Ser versátil;

2. Use e abuse de nichos

Os nichos estão em alta não só para decorações do modelo rústico, mas para projetos de arquitetura e design de modo geral. Nesse contexto, investir em elementos, como um armário sob medida, é uma excelente ideia para ordenar utensílios da residência e ainda promove charme ao projeto. Armários de cozinha, prateleiras, sapateiras, closets e cômodas são somente algumas possibilidades.

Existem lojas de móveis, mas, você também pode buscar uma serralheria que fabrica armários em formato de nicho, com design diferenciado. Especialmente no modelo rústico, é possível achar armários com madeiras personalizadas. Entre os diversos tipos de madeira, existem modelos sustentáveis e decorativos que podem ser usados de modos variados.

Uma ideia que está em alta na decoração dos espaços é a utilização de pallets de madeira, que podem constituir mesas, móveis e até sofás. Outros itens, como puxador de madeira e itens como estofados rústicos, fazem parte desse cenário. Entre os tipos de puxadores, inclusive existem diversos com o modelo decorativo, o que destaca um benefício duplo deste produto.

3. Aposte em pisos de madeira

Tão relevante como o forro de uma casa e as paredes, é o piso. Entre os modelos mais conhecidos, o piso de madeira é um elemento que se destaca e combina com qualquer tipo de espaço. Para manter a energia e o brilho da peça, técnicas como tratamento de piso de madeira são precisas.

Entre os tipos de piso, existem alternativas para todos os gostos. Do laminado a uma madeira mais rústica, esse tipo de revestimento se destaca pela beleza natural e alta resistência.

Na manutenção, algumas pessoas realizam a troca dos tacos de madeira, já outras escolhem por processos de limpeza como água com sabão e cera para manter o brilho. Independente do modelo da madeira, cuidar do piso de madeira é fundamental para conservar o estilo da decoração.

4. Pense em acessórios personalizados

Além do piso, dos móveis e das paredes, acessórios normais como plantas e almofadas auxiliam a dar um toque final na decoração rústica. O grande destaque deste modelo de decoração é promover um ambiente que lembra a natureza, mesmo na vida ativa da grande cidade.

É por isso que chácaras, casas antigas e chalés de madeira conversam esses pequenos detalhes. De pisos personalizados até assoalhos de madeira, cada elemento faz toda a diferença na decoração final.

Por fim, a sugestão final para quem quer transformar o espaço com personalidade e estilo é planejamento. Em revistas de decoração é normal achar exemplos de projetos. Além de auxiliar na criatividade, um excelente planejamento também causa economia para seu bolso.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

A importância de um arquiteto no projeto de móveis planejados

A importância de um arquiteto no projeto de móveis planejados

Como calcular o valor do metro quadrado do imóvel?

Como calcular o valor do metro quadrado do imóvel?

Preço de mão de obra para colocação de porta

Preço de mão de obra para colocação de porta

Causas que podem entupir seu banheiro

Causas que podem entupir seu banheiro

Como reformar sua casa gastando pouco

Como reformar sua casa gastando pouco