Publicado por Veja Notícias no dia 13/04/2021 as 12:58

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado por pessoas saudáveis que buscam melhorar a autoestima. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma técnica feita para emagrecer, por isso é necessário se informar antes de aderir ao procedimento.

Pessoas buscam cirurgias plásticas para melhorar a aparência, dentre elas a abdominoplastia é uma das mais procuradas. A cintura fina ainda é um desejo requisitado por várias pessoas, sejam homens ou mulheres.

Quer saber mais sobre esta cirurgia? Confira a seguir informações sobre esta técnica!

O que é a abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizado por cirurgião especializado. É uma técnica que confere a retirada de gordura ou pele e além disso, melhora o aspecto dos músculos abdominais.

Como é um processo que retira parte da pele do abdômen, ela é uma forma de se livrar de estrias. Pode ser uma cirurgia realizada tanto em homens como em mulheres saudáveis e que queiram um abdômen com cintura mais fina.

Tipos de abdominoplastia

Existem tipos de abdominoplastia que variam de acordo com o objetivo de quem vai fazer. Assim, conheça a seguir os principais tipos desse procedimento e entenda a finalidade de cada um:

  • Abdominoplastia clássica: é o tipo já mencionado no começo do artigo. Consiste na retirada de gordura ou pele da barriga (abdômen).
  • Miniabdominoplastia: é uma forma mais simples de cirurgia. Com menos riscos, a cirurgia retira apenas uma pequena quantidade de gordura, presente abaixo do umbigo.
  • Abdominoplastia extensa: apresenta uma área maior de retirada de gordura. Essa técnica é muito utilizada após a gestação, onde há ganho de peso. Nela é retirada a gordura não só da barriga, como também da lombar e do quadril. Há também a correção dos músculos do abdômen.
  • Lipoabdominoplastia: é a técnica no qual há uma lipoaspiração e abdominoplastia no mesmo evento. Pessoas que apresentam uma quantidade maior de gordura podem optar por este tipo de cirurgia.

Estes são os tipos de abdominoplastia mais utilizados hoje em dia. Para melhorar o aspecto da cintura, o tipo de cirurgia vai depender de qual é o objetivo da pessoa.

Para que serve a abdominoplastia

A abdominoplastia é uma técnica cirúrgica que serve para afinar a cintura, retirar o excesso de pele e de gorduras abdominais. Muitas vezes, pessoas que perdem muito peso são recomendadas a passar pelo procedimento estético para retirar o excesso de pele.

Como é feita a abdominoplastia

A forma como é feita essa cirurgia vai depender do objetivo e do caso de cada pessoa. A seguir será mencionado o procedimento mais comum. O primeiro passo para o procedimento é o cirurgião especializado na cirurgia plástica analisar a região do abdômen e verificar quais serão as regiões marcadas para o corte (incisão).

Após isso, será feita uma marcação com pincel no local do abdome onde será feito o procedimento. Geralmente se faz um corte horizontal e outro vertical. O corte horizontal é feito na região acima dos pelos pubianos e a incisão vertical é feita próximo ao umbigo, para que a gordura seja removida.

Nesse tipo de cirurgia pode ainda acontecer a correção dos músculos do abdômen. Dessa forma, os músculos ficam mais fortes e rígidos.

Após ser feita a marcação e tudo está preparado o médico deverá aplicar anestesia, que apresenta as opções abaixo:

  • Anestesia peridural;
  • Anestesia raquidiana;
  • Sedação, se for abdominoplastia e lipoaspiração.

O tempo do procedimento varia de acordo com a quantidade de gordura ou pele que será removida, mas em média dura 4 horas. Ao finalizar a cirurgia, o médico coloca drenos na região para impedir o acúmulo de líquidos, a forma de colocar os drenos irá depender do paciente.

Pré e pós operatórios da abdominoplastia

Para garantir o menor risco para o paciente e para que a cirurgia plástica seja feita de forma leve e sem problemas, é necessário seguir todo um procedimento antes e depois da cirurgia.

É importante conversar com o cirurgião especializado na técnica, retirar todas as dúvidas e buscar o conhecimento de como deverá ser feito. Ser franco com o médico é uma forma de tornar o processo melhor.

Pré operatório

Antes de começar a técnica cirúrgica, o cirurgião irá avaliar o seu quadro. Exames laboratoriais serão solicitados, bem como qualquer outro exame que ele achar necessário.

Além disso, uma conversa com o médico é importante para que seja esclarecido todo o processo e para saber como se comportar antes da cirurgia.

Primeiro, ele irá mencionar o que deve ser feito antes da cirurgia plástica. Veja algumas dicas de especialistas:

  • Caso se utilize medicamentos, como anticoagulantes, deverá ser informado ao médico;
  • Procure se informar se seu organismo está apto para este tipo de cirurgia;
  • Informe a ingestão regular de álcool. Essa bebida não pode ser ingerida uns dias antes do processo;
  • É fumante? Informe ao médico. Este fator pode atrapalhar e aumentar os riscos de cirurgia;
  • Busque saber quais os riscos, quais complicações podem aparecer;
  • Informe sobre qualquer doença, até as relacionadas com a cicatrização. Informe também a presença de doenças crônicas;
  • Pergunte ao médico o que você deve esperar da cirurgia. O processo pode ser lento e muitas vezes demora para que o resultado desejado apareça.
  • Se informe sobre tudo, tire suas dúvidas. Este é o momento de perguntar.

No pré operatório, antes da cirurgia, o paciente deve ficar em jejum no mínimo 8 horas. Alimentos e bebidas devem ser evitados.

Pós operatório

O médico especialista irá informar sobre os cuidados necessários no pós operatório da abdominoplastia. Geralmente, será passado ao paciente analgésicos para amenizar as dores.

A recuperação pode ser lenta e gradativa. Confira recomendações sobre o pós operatório:

  • Evite esforços mais pesados;
  • É necessário o uso de cinta pós cirúrgica;
  • É importante que o paciente se movimente de forma lenta, a fim de evitar problemas e acúmulos de gases;
  • Nos primeiros 15 dias procure se manter numa posição relaxada, um pouco curvada;
  • Evite subir escadas;
  • O local da cirurgia não pode ser exposto ao sol e deve estar sempre coberta pela cinta;
  • Os curativos devem ser limpos a cada 24 horas.

O uso da cinta é indicada após a 6 semana da cirurgia. Produtos como pomadas aplicadas na cirurgia podem ser indicados pelo médico e irá depender de cada caso. É preciso conversar com o médico sobre todas as possibilidades e cuidados.

Famosos que já fizeram uma abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento muito usado por famosos para melhorar as formas do corpo e assim a sua autoestima. A forma que a cintura fica após a técnica aumenta o bem estar e melhora a forma de vida dos pacientes, por isso muitos famosos aderem ao processo.

A lista de alguns famosos que fizeram o procedimento de cirurgia plástica segue na abaixo:

  • Gretchen: essa famosa já admitiu realizar vários procedimentos estéticos. Após a gravidez, ela passou pelo processo, pois se sentia aborrecida com o ganho de gordura.
  • Geisy Arruda: incomodada com a gordura em diversas partes do corpo, optou também pelo procedimento que retirou gorduras indesejadas de diversas partes do corpo e colocou silicone.
  • Fernanda Souza: optou pela retirada de gordura do abdômen aos 18 anos. Além de outros procedimentos estéticos que ela aderiu que trouxeram a sua autoestima de volta.
  • Carla Perez: realizou diversos procedimentos estéticos, inclusive a retirada de gordura do abdômen. A dançarina  mencionou também o implante de silicone nos seios.
  • Ângela Bismarchi: além de retirar a gordura do abdômen, realizou mais de 30 procedimentos estéticos.

Além de tudo, esta técnica cirúrgica melhora o aspecto dos músculos da barriga, por isso muitas famosas aderem a este procedimento para ter uma aparência mais bonita e fitness. 

Como e onde fazer uma abdominoplastia segura

Para que a cirurgia plástica seja feita de forma segura, é necessário que o procedimento seja feito por um médico cirurgião habilitado e registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O recomendado é que a técnica seja realizada em um hospital, com equipamentos e toda a assistência necessária para que tudo ocorra bem. Antes de iniciar o processo, se informe melhor sobre o profissional e sua experiência no ramo.

Se ainda ficou com dúvida sobre algum procedimento da abdominoplastia, nos contate por um dos meios disponíveis no site ou deixe um comentário logo abaixo, que lhe responderemos o mais rápido possível.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos