O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

Publicado por Veja Notícias no dia 11/11/2021 as 13:19

Se tornar esteticista virou o desejo de muitas pessoas que gostam do ramo da beleza. Por isso, é comum procurar ganhar dinheiro com este mercado, que não para de crescer. Um curso na área de estética e imagem pessoal pode ser a melhor alternativa! 

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

A crescente demanda de cuidados com a beleza transformou a profissão esteticista em uma carreira promissora. As oportunidades no mercado de trabalho cresceram exponencialmente nos últimos anos. 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de 2014 a 2019 houve um crescimento de 567% no mercado de estética brasileiro. 

Não é à toa que as agendas das clínicas de estética vivem cheias de clientes, que querem investir na aparência para melhorar a autoestima. É sobre este mercado de sucesso que vamos abordar aqui! 

Se você quer saber mais sobre o que o esteticista faz, as áreas de atuação e salários, continue a leitura e aprenda mais sobre essa profissão. Confira!

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

O que esteticista faz?

O esteticista realiza procedimentos para promover a beleza e o bem-estar das pessoas. No ano de 2018, a profissão foi regulamentada pela Lei 13.643/18, juntamente com os ofícios de cosmetólogo e técnico em Estética. 

Por meio de técnicas e uso de cosméticos aplicados na pele, cabelo ou no corpo, é possível proporcionar diversos resultados, seguindo as necessidades e preferências dos clientes. 

Entre as atribuições de um profissional esteticista estão: 

  • massagens;
  • limpeza;
  • drenagem linfática;
  • depilação;
  • bronzeamento;
  • hidratação de pele;
  • aplicar cosméticos;
  • cuidados capilares;
  • tratamentos estéticos.

Mas o campo de atuação do esteticista pode ser mais amplo, incluindo também a área empreendedora, com a administração de salões de beleza e centro de estética. 

O local de trabalho também pode ser em academias, spas, hotéis, consultórios, clínicas ou prestando os serviços de forma autônoma. 

É necessário ter faculdade de esteticista?

Além da aptidão e gosto pelos cuidados com o bem-estar do nosso corpo, o profissional deve adquirir conhecimentos necessários para atuar como esteticista.

Apesar de existir a faculdade de Estética e Cosmetologia, ela não é obrigatória para quem pretende trabalhar na área da estética. Existem diversos cursos mais baratos e menos extensos que já suprem essa necessidade.

Mas é importante que antes de ingressar na profissão, o futuro esteticista faça um curso com certificação, seja de formação livre, tecnólogo ou de bacharelado. Esse documento pode abrir muitas portas para oportunidades no mercado de trabalho.

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

O que um profissional esteticista cuida?

Um profissional esteticista tem diversas atribuições para cuidar do bem-estar do nosso corpo. Atuando com uma equipe multidisciplinar, ele contribui principalmente para a autoestima do cliente. 

As áreas de atuação vão além dos cuidados com a beleza, mas também envolvem a saúde e o bem-estar dos clientes.  Entenda mais sobre como esses profissionais podem atender no mercado brasileiro: 

Visagismo

O Visagismo é uma área da estética que envolve cuidados para valorizar a beleza do rosto. 

Assim, o esteticista realiza procedimentos como maquiagem, cortes de cabelo, tintura, design de sobrancelhas, aplicação de cosméticos, entre outros cuidados que envolvem a autoestima de uma pessoa.

Para isso, o profissional deve realizar um estudo de quais são as características físicas e psicológicas da pessoa, a fim de promover os melhores resultados para a sua autoestima.

O visagismo é aplicado pelo visagista, esteticista especialista, que se capacitou para para atender nos cuidados da beleza do rosto. 

Pele do rosto e corporal

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

O esteticista também trabalha nos tratamentos estéticos para a pele do rosto e do corpo, diretamente ligados com o rejuvenescimento. Esse está entre os mais procurados nas clínicas de estética. 

Com o passar dos anos, o corpo humano vai perdendo suas fibras de colágeno, substância responsável por manter a firmeza e sustentação da pele. Sem essa reposição, a pele fica mais flácida. 

Para combater esse resultado e reverter a diminuição da firmeza da pele, existem diversos procedimentos. Entre os principais estão:

  • peeling;
  • limpeza de pele;
  • depilação;
  • preenchimento facial;
  • botox;
  • microagulhamento;
  • bronzeamento artificial;
  • drenagem linfática;
  • massagem modeladora;
  • tratamento de estrias.

Todos os procedimentos têm o objetivo de melhorar a beleza e a saúde da pele, deixando-a mais macia e com a aparência jovial, livre de manchas, rugas, estrias e celulites. 

Pós-cirúrgico

A estética também inclui tratamentos pós-cirúrgicos, importantes para atingir o resultado esperado pelos pacientes, que fizeram algum tipo de procedimento mais invasivo. Eles são essenciais para evitar complicações durante este período.

O pós-cirúrgico estético evita a formação de:

  • cicatrizes;
  • manchas;
  • fibrose;
  • hematoma;
  • edemas (acúmulo de líquido).

Os procedimentos feitos pelo esteticista que são recomendados após a cirurgia plástica são:

  • drenagem linfática: estimula a circulação no processo inflamatório;
  • radiofrequência: trata a fibrose que se forma após a cirurgia;
  • ultrassom terapêutico: ajuda na reabsorção de hematomas.

Cuidados capilares

A estética capilar é outra grande demanda que requer esteticistas especializados. Não se trata apenas de cuidados com a aparência, pois os cabelos também são responsáveis pela proteção do couro cabeludo contra os raios solares. 

Esse tipo de procedimento nada mais é que uma terapia capilar, que cuida de problemas como queda, seborréia, oleosidade e caspa. 

Os procedimentos estéticos indicados são o microagulhamento, laser e uso de dermocosméticos orientados pelo profissional esteticista. 

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

Qual o salário médio de um esteticista?

As diferentes possibilidades de atuação podem fazer com que a remuneração dos esteticistas seja bastante variada. Porém, estima-se que a média salarial é de R$1450,73.

Mas vale ressaltar que o piso salarial desse profissional costuma mudar de acordo com a região e o campo de atuação.

Por possibilitar diferentes trabalhos dentro do mercado, há profissionais esteticistas que podem ganhar um valor muito superior a esse. 

Conclusão

O profissional esteticista pode conquistar uma carreira promissora e as pessoas não precisam temer investir nessa área. Há diversas oportunidades no mercado de trabalho, que garantem um bom retorno financeiro. 

Com isso, se formar em um curso completo e com certificação faz toda a diferença para quem deseja alcançar um bom futuro nessa profissão. Não é necessário ter uma graduação, mas pelo menos um diploma de formação livre ajuda bastante!

Invista nessa carreira e colha no futuro os melhores resultados (principalmente financeiros), que as carreiras no Brasil tem dado.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Como recuperar conversa de WhatsApp?

Como recuperar conversa de WhatsApp?

4 dicas para acabar com a sua procrastinação

4 dicas para acabar com a sua procrastinação

Quais as principais leis que protegem os consumidores na internet?

Quais as principais leis que protegem os consumidores na internet?

Bíblia de estudo: o que é ? Como pode ajudar a sua leitura bíblica?

Bíblia de estudo: o que é ? Como pode ajudar a sua leitura bíblica?

Estratégias de marketing digital para usar em 2021

Estratégias de marketing digital para usar em 2021

União Estável: saiba tudo que você precisa saber sobre

União Estável: saiba tudo que você precisa saber sobre