Revista Portal Útil

Não quer gastar muito tempo ao se maquiar no dia a dia? Aprenda a fazer uma maquiagem básica, rápida e com poucos produtos no artigo abaixo. 

O que este artigo aborda:

Maquiagem básica: para o dia a dia, base, rímel, batom e mais!
Maquiagem básica: para o dia a dia, base, rímel, batom e mais!
Pin It

Como fazer uma maquiagem básica para o seu dia?

A maquiagem faz com que a mulher se sinta ainda mais linda e poderosa. Muitas mulheres adoram se maquiar no dia a dia, seja para ir ao trabalho ou faculdade. E nessas ocasiões o mais prático é fazer uma make simples que não irá levar muito tempo para ficar pronta. 

O passo a passo é muito fácil, você pode começar pelos olhos ou pela pele. 

Ao começar pela pele o ideal é limpá-la com um gel de limpeza ou água micelar. Em seguida, use o hidratante facial, protetor solar e primer. Depois, aplique a base no rosto e o corretivo abaixo das olheiras, pode ser com as mãos, esponja ou um pincel, dando leves batidinhas.

 Para terminar, passe o pó no rosto e o blush nas maçãs utilizando um pincel, o rímel e delineador nos olhos e o batom. Agora, aprenda abaixo sobre cada um desses produtos essenciais. 

Itens mais importantes para uma maquiagem básica

Saber os itens mais importantes para uma maquiagem básica, é muito valioso para que o acabamento final seja satisfatório. Veja em seguida quais são esses produtos e aprenda a utilizá-los de uma forma melhor. 

Base 

Existem vários tipos de base no mercado. Entre as inúmeras opções é possível escolher entre o tipo de textura  líquida, em bastão, em spray ou em pó e partir do tipo de  acabamento: matte, hidratante, leve, médio ou pesado. O acabamento matte é mais seco e é indicado para peles oleosas, enquanto o hidratante fica melhor em peles normais à secas. 

Para fazer uma maquiagem básica para o dia a dia o ideal é escolher um produto que ofereça um acabamento mais leve, pois você terá uma facilidade maior em retirá-lo ao final do dia. Uma dica é utilizar um protetor solar com cor para substituir a base, dessa forma, além de ficar com a pele protegida e bonita, você termina dois passos em um. Confira também as 10 melhores bases de 2021 e escolha o produto ideal para a sua make!

Corretivo e o pó

O corretivo é um produto essencial para disfarçar as olheiras ao acordar. No mercado ele está disponível na forma líquida, em bastão ou em creme. Os dois últimos são mais indicados para corrigir imperfeições na pele e o líquido para as olheiras. Uma dica é escolher uma cor acima do seu tom para destacar a área dos olhos. 

O pó é utilizado para selar a maquiagem e mantê-la mais tempo no rosto. O pó solto é mais leve e é mais utilizado para manter a maquiagem mais tempo na pele, ele não adiciona cobertura, nem cor e  normalmente é utilizado na zona T e nas olheiras. O pó compacto oferece cobertura e cor e é utilizado para selar a pele toda mantendo-a  livre de oleosidade. 

 Blush leve

O blush é um produto que dá cor de saúde ao rosto. Existem blushes líquidos, em creme ou em pó. Normalmente os blushes líquidos e em pó são muito pigmentados, então para um acabamento mais leve é essencial pegar bem pouco produto no pincel. Uma opção é escolher o blush em creme, que oferece um acabamento bem mais leve.

Além disso, outra dica é utilizar o lip tint no lugar do blush convencional. Esse produto também costuma ser muito pigmentado, mas se você aplicar pouco seu acabamento fica bem natural, já que ele se fixa bastante na pele.  

Rímel

O rímel é um produto que dá um destaque bonito para os olhos. As máscaras de cílios são divididas em dois tipos: volume e alongamento. As de volume são indicadas para aquelas pessoas que possuem poucos pelinhos nos cílios, já que elas oferecem volume. E as de alongamento são indicadas para pessoas com os cílios curtos, já que elas vão alongá-los. 

Além disso, existem algumas máscaras que não são apenas maquiagem, elas oferecem tratamento para os cílios, como hidratação, fortalecimento e crescimento. Uma dica para não detonar os cílios no dia a dia é apostar nesse tipo de máscara, que além de deixar o seu olhar lindo irá tratar dos seus pequenos fios. 

Delineador

O delineador deixa o olhar marcante e é uma das partes mais difíceis da maquiagem que requer prática. Esse tipo de produto está disponível em forma líquida, gel e em caneta. A caneta delineadora é a mais famosa de todos os tipos, pois ela costuma ser mais fácil de usar. 

Os delineadores em gel possuem uma  forma de usar mais complicada pois eles precisam de um pincel comprado  à parte para seu uso. Se você não possui muita prática com esse tipo de produto, uma dica é apostar em uma sombra preta ou lápis para delinear os olhos. São produtos mais simples de usar e que no dia a dia não te darão muito trabalho.  

 Batom ou lip tint para dar cor suave aos lábios

O batom deixa os lábios mais bonitos e coloridos. Existem uma infinidade de batons disponíveis no mercado, os mais comuns são os hidratantes e mattes. Os batons matte costumam deixar os lábios mais secos, então uma dica é hidratá-los antes da aplicação. 

Para que o acabamento desse produto fique bem leve aplique-o dando leve batidinhas na boca, isso deixará um aspecto bem natural. Além disso, uma outra alternativa é utilizar o lip tint, esse produto deixa os lábios muito bonitos e com um visual bastante natural. Mas, ele é muito pigmentado, por isso aplique-o com o dedo dando leves batidinhas. Caso esteja procurando um batom com aspecto mais natural para combinar com a sua maquiagem básica, confira 10 melhores lip tint de 2021.

Spray fixador para manter a maquiagem

O spray fixador mantém a maquiagem no lugar e faz com que seu acabamento fique mais bonito. Existem diversas opções no mercado e normalmente esse tipo de produto além de manter a maquiagem no lugar costuma hidratar a pele e deixá-la com um acabamento glow ou matte.

Além disso, o uso deste produto é muito versátil, você pode usá-lo como um primer, antes da maquiagem, como um potenciador de sombras, basta colocar a sombra no pincel e espirrar um pouco do fixador ou como um finalizador da maquiagem, espirrando-o em todo o rosto. Assim, sua maquiagem durará muito mais no dia a dia. 

Traga praticidade ao seu dia a dia com maquiagem básica!

Agora que você já aprendeu a fazer uma maquiagem básica e sobre todos os produtos essenciais para fazê-la. Destaque sua beleza com esse tipo de make e você se sentirá mais confiante, linda e poderosa no seu cotidiano. Lembre-se das dicas que irão deixar um acabamento mais natural e te ajudar a economizar o seu tempo. 

Utilize o protetor com cor ou uma base de acabamento leve, para delinear os olhos utilize uma sombra ou lápis preto e utilize lip tint não só nos lábios, mas também como blush. Essas dicas trazem mais praticidade para a sua maquiagem diária, já que a quantidade de produtos é bem reduzida. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse