Publicado por Veja Notícias no dia 29/08/2021 as 09:53

Cuidar da pele seca faz parte de atitudes para ter uma saúde de qualidade. São pequenos cuidados do dia a dia que podem melhorar de forma significativa as condições da pele. Neste artigo estão presentes as características desse tipo de pele, os fatores que causam essa condição; como cuidar da pele ressecada; o que evitar para não ressecar a pele e a importância da água.

É fundamental fazer uma leitura atenta para obter as informações necessárias sobre como cuidar da pele e onde adquirir produtos de confiança. Este texto é uma leitura simples, mas com muitas informações e contém características relevantes. Porém, isso não irá substituir uma avaliação feita por um profissional. Portanto, é importante ler e procurar um profissional para tratar a saúde da pele. 

Características da pele seca

A título de informação, veja algumas características da pele seca como exercício de autoavaliação. Veja as principais:

  • Pele descamando;
  • Coceira;
  • Sensibilidade;
  • Pele com textura escamosa;
  • Sem luminosidade;
  • Aparência esbranquiçada.

Em casos mais preocupantes, a pele seca pode causar, além de tudo isso, feridas. Não ignorar todos esses fatores é essencial para não gerar problemas mais graves. O ideal é sempre procurar um profissional o quanto antes, para que ele faça as orientações necessárias para cuidar da pele seca. 

O que causa pele seca

Uma das causas é a condição do clima no local em que a pessoa está. Isso acontece, porque a pele seca não consegue fazer o processo de retenção da umidade. Outro fator que influencia diretamente a saúde da pele é o uso indevido de produtos. As mudanças na temperatura também geram resultados negativos e fazem com que ela fique seca. Outros causadores de pele seca são:

  • Banho com a temperatura muito elevada;
  • Ter uma dieta alimentar pobre em frutas e vegetais;
  • Não beber água o suficiente;
  • A produção de estrogênio baixa;
  • Diabetes;
  • Usar roupas com tecidos que irritam a pele;
  • Idade avançada;
  • Efeitos colaterais de algumas medicações.

Para ter uma pele saudável, é essencial se atentar a esses fatores que causam ressecamento. Tomar água regularmente de acordo com o peso – cada pessoa deve beber a quantidade de água indicada ao levar em consideração seu peso – somado aos demais bons hábitos cotidianos é fundamental para manutenção, não só da pele, como também da saúde de maneira geral. Além disso, os produtos utilizados na pele devem ser sempre de qualidade.

Como cuidar da pele seca

Cuidar da pele seca demanda alguns cuidados essenciais. Na falta de algum deles, é possível que a pele seca continue ou apareça novamente.

Hidratação

A hidratação é uma parte fundamental na recuperação e no cuidado da pele seca. Procurar pelos produtos certos, que irão trazer benefícios como o equilíbrio natural da pele e a umidade.

Alimentação

A alimentação está diretamente ligada à pele seca, pois esta tem dificuldade de reter água. Dessa forma, é indispensável comer alimentos crus e ricos em água. A laranja, o pepino, a cebola e as uvas são exemplos de alimentos facilmente encontrados nas feiras do país e que auxiliam na manutenção da saúde.

Cuidados com a pele

Usar roupas com tecido material natural que permita a transpiração ajuda nos cuidados com a pele. Já o sol não é um aliado nesse momento, portanto, a pele não deve ser exposta aos raios solares em horários de alta incidência. Mas mesmo em casa, é necessário a proteção por meio do protetor solar. 

O que evitar para não ter a pele seca

Alguns fatores citados no tópico “O que causa a pele seca” devem ser evitados para mantê-la saudável, como o banho com a água muito quente, por exemplo. Não beber a quantidade de água suficiente também deve ser evitado, é essencial se hidratar, não só para ter a pele com saúde mas também para o corpo ficar saudável. 

A alimentação sem frutas e verduras precisa ser reestruturada para uma dieta saudável. Assim, é possível evitar os problemas na pele. No caso dos remédios causadores de pele seca, é necessário consultar o médico que deu a receita para trocar a medicação ou procurar outras alternativas.

As pessoas mais idosas necessitam de cuidados redobrados, pois a pele fica mais sensível e suscetível ao ressecamento de forma natural. No próximo tópico é explicado como calcular a quantidade de água necessária para manter um corpo saudável. No caso dos idosos há uma diferença devido a características comuns do envelhecimento. Para conferir, basta concluir a leitura. 

A importância de beber água 

Como foi visto, a falta de água no corpo faz com que a pele fique seca. Por isso, o consumo correto de água é primordial. É por meio desse líquido que o corpo produz a ureia – hidratação de forma natural das camadas da pele. 

Para calcular a quantidade de água que cada indivíduo deve tomar é muito simples. É preciso multiplicar o peso (em kg) por 35 – são necessários 35 ml de água por cada quilo corporal, por isso a utilização desse número. O resultado será em ml como por exemplo: 65 x 35 = 2.275 ml que ficará 2 litros e 275 ml. 

As pessoas mais idosas necessitam de cuidados redobrados, pois a pele se torna mais sensível e suscetível ao ressecamento de forma natural devido a perda de colágeno. Para calcular a quantidade de água ideal nesses casos, basta trocar 35 ml por 20 ou 30. O ideal é procurar por um médico para analisar cada caso e indicar o melhor caminho.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

3 dicas para aumentar a segurança residencial

3 de setembro de 2021

3 dicas para aumentar a segurança residencial

Nossa casa deve ser o ambiente que nos sentimos bem, confortáveis e seguros. Este é o local que adequamos para relaxar, curtir momentos com a família e descansar ap...

Como aplicar autobronzeador corretamente?

29 de agosto de 2021

Como aplicar autobronzeador corretamente?

Seja na parte da praia menos movimentada ou na piscina de casa, muita gente já se prepara para exibir aquela cor no verão. Porém, é necessário ficar de olho nos cui...