Publicado por Veja Notícias no dia 29/08/2021 as 10:28

Seja na parte da praia menos movimentada ou na piscina de casa, muita gente já se prepara para exibir aquela cor no verão. Porém, é necessário ficar de olho nos cuidados ao passar autobronzeador no corpo, para evitar manchas indesejadas e garantir uniformidade no bronzeado.

Para quem nunca usou nenhum produto desse tipo ou quer saber mais sobre a forma correta de aplicá-lo no corpo e no rosto, este conteúdo traz diversas dicas para você não errar na hora de ficar com o tom desejado na estação mais ensolarada do ano. 

Como funciona um autobronzeador

O autobronzeador é um produto cosmético que age na camada superficial da pele, interagindo com as células e estimulando a produção de melanoidina, responsável pelo escurecimento temporário da pele. É importante ressaltar que os autobronzeadores não protegem a pele dos efeitos da luz solar, sendo necessária a aplicação de protetor solar em toda a pele, reaplicando durante o dia conforme a indicação do fabricante.

Etapas para passar o autobronzeador corretamente

Embora seja uma excelente forma de ficar com o bronzeado ideal sem expor a pele ao sol, correndo o risco de ressecamentos e queimaduras, o autobronzeador requer alguns cuidados antes e depois da aplicação, para garantir uma cor uniforme e efeito duradouro.

Limpeza e preparação da pele

Remova todos os acessórios, como pulseiras, brincos e anéis. Tome o seu banho como de costume, garantindo a remoção de quaisquer resíduos de cremes, protetor solar e maquiagem. É recomendado também fazer uma esfoliação leve, para que o bronzeado fique mais uniforme e a sua pele não fique manchada ou descascando por conta da presença de células mortas.

Depois de limpa e esfoliada, a pele deve receber uma boa hidratação com o seu creme hidratante de costume. Espere a pele secar completamente para iniciar a aplicação do autobronzeador.

Aplicando o autobronzeador

Utilize luvas de plástico finas para aplicar o produto na pele. Caso não tenha luvas disponíveis, aplique um creme com proteção de silicone nas mãos, pois este deve ajudar na remoção do produto depois.

Aplique o produto por áreas, começando pela parte inferior. Passe na parte superior dos pés e em toda a perna, com movimentos circulares, deixando joelhos e partes mais ressecadas, como tornozelos, por último.

Suba para a barriga e o peito, repetindo os movimentos circulares e garantindo aplicação uniforme em toda a região. Nas costas, é indicado que a aplicação seja feita por outra pessoa, para que nenhuma área fique descoberta, causando diferença de cor ou até mesmo manchas.

Por fim, aplique o produto no rosto, incluindo orelhas e pescoço, tomando cuidado na aplicação perto da área dos olhos, boca e nariz. Por último, aplique nos joelhos, cotovelos e demais dobras do corpo, que tendem a ser mais úmidas ou ressecadas. O efeito começa a surgir por volta de 1 hora após a aplicação e pode exigir reaplicação pelos próximos 2 dias para garantir um tom mais escuro.

Cuidados após a aplicação

Como o produto precisa de determinado tempo em contato com a pele para se obter o efeito desejado, é recomendado evitar o contato com tecidos entre 20 a 30 minutos. Por isso, faça a aplicação em um espaço com privacidade, como banheiro ou quarto.

Não é indicado tomar banho, entrar em piscinas, praticar exercícios físicos ou qualquer outra atividade que vá produzir umidade na pele. Em dias quentes, procure fazer a aplicação em um horário mais fresco do dia, em que a pele consiga se manter sem suor.

O banho é indicado apenas 8 horas após a aplicação do autobronzeador e o uso de protetor solar deve ser constante, a fim de manter a durabilidade do efeito e conferir segurança à pele, uma vez que o autobronzeador é um produto estético e não protege dos efeitos da luz solar.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Aprenda a Plantar Orquídeas com Sucesso

3 de agosto de 2021

Aprenda a Plantar Orquídeas com Sucesso

Muito obrigado por visitar nossa página. Espero que nossas dicas possam te ajudar com suas dúvidas. Então vamos lá, saiba agora mesmo como plantar orquídeas! Ori...