Publicado por Veja Notícias no dia 25/06/2021 as 18:14

Quando procuramos por carros novos para comprar, normalmente não pensamos em detalhes como, por exemplo, qual é o tempo ideal para encerar um carro. Afinal de contas, nossa preocupação inicial é em avaliar os modelos disponíveis no mercado, conferir a taxa de juros do financiamento e escolher qual a cor do automóvel. No entanto, é essencial saber também como cuidar do veículo para evitar sua desvalorização.

Em média, um carro com motor 1.0 se desvaloriza cerca de 10% ao ano. No entanto, essa desvalorização não é igualitária: ela acontece com maior peso nos 3 primeiros anos do automóvel, reduzindo o ritmo depois desse período. Portanto, é importante cuidar muito bem do veículo nos seus primeiros anos para preservá-lo ao máximo e reduzir essa desvalorização. Saber qual é o tempo ideal para encerar um carro é vital para protegê-lo de danos e riscos.

E aí, você sabe qual é o tempo ideal para encerar um carro? Se não, venha aprender no artigo abaixo!

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Saber de quanto em quanto tempo se pode passar cera em um carro é uma dúvida de muitos motoristas, especialmente os iniciantes. Afinal de contas, no passado era um pouco mais comum que pais ensinassem os filhos sobre como cuidar de um automóvel, incluindo esse tipo de cuidado, mas hoje em dia isso se tornou mais raro.

O intervalo adequado para passar cera em um carro depende de vários fatores, sendo a principal delas a qualidade da cera. Dependendo do produto, a diferença de intervalo entre uma aplicação e outra pode variar de 1 mês a 1 ano.

Uma cera mais comum, dessas que se acham facilmente em mercados ou lojas automotivas, tem duração média de 1 mês. Ou seja: a aplicação permanece por trinta dias no seu automóvel e vai se esvaindo aos poucos até, no fim do período, não restar mais nada.

Assim, nesse caso, é possível passar o produto uma vez por mês e proteger o seu automóvel, sem que a cera fique por cima de outra camada de cera e cause um efeito negativo.

Já ceras profissionais, usadas por equipes de limpeza de carro e em oficinas mecânicas, têm uma durabilidade muito maior, normalmente indo de 6 meses a 1 ano, dependendo da marca.

Como esse produto é mais difícil de conseguir sendo apenas um consumidor padrão, ele será passado no seu carro apenas como parte de serviços de limpeza específicos. Assim, você provavelmente será avisado sobre a durabilidade no momento da aplicação.

No entanto, vale observar o rótulo da cera para ver se há alguma informação específica sobre a durabilidade. Provavelmente deve ter. Assim, você saberá qual o intervalo adequado para renovar a aplicação.

Como encerar um carro do jeito certo?

Encerar um carro não é tarefa difícil, mas também não é algo muito fácil de fazer. Por isso, é importante seguir as instruções do jeito certo para não errar e ficar com o carro de um jeito feio.

O primeiro passo para aplicar o produto é garantir a sua limpeza. Por isso, comece fazendo uma lavagem bem simples no seu carro, aplicando água e sabão na lataria do automóvel.

Depois de lavar, use um pano macio e limpo para secar todo o automóvel. Nunca deixe um carro secar sozinho, pois existe calcário na água e esse mineral pode causar manchas bem feias na lataria do veículo.

Quando o automóvel estiver seco, passe a mão por ele para ver se a lataria está áspera. Se sim, é sinal de que micropartículas contaminadoras ficaram na carroceria. Isso é muito comum quando o automóvel fica estacionado em áreas com muita poluição no ar.

Se for o seu caso, use uma pasta abrasiva para dar um trato geral e remover essas micropartículas. Esse produto deve ser aplicado de acordo com as instruções do fabricante, sempre após a limpeza inicial.

Depois disso (ou se não houver essa necessidade), é hora de passar a cera no automóvel. Uma dica básica é não exagerar no produto e passar apenas uma camada fina da cera, pois assim a aderência é melhor e o brilho é mais intenso.

Use um pano macio e limpo para ceras líquidas ou uma esponja macia para a cera em pasta (caso o produto não venha com passador). Comece pelo capô e vá testando a quantidade certa de produto para o efeito desejado. Depois de passar em toda essa parte, vá aplicando aos poucos em outros setores do veículo. Pronto! Agora você já aprendeu qual é o tempo ideal para encerar um carro e até mesmo descobriu como fazer isso do jeito certo. O próximo passo é cuidar melhor do seu automóvel e usar produtos de qualidade para proteger a lataria do veículo de riscos e pequenos danos. Não esqueça de lavar o automóvel e secá-lo completamente antes de encerar, ok?

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Gaba sensações e benefícios

13 de setembro de 2021

Gaba sensações e benefícios

No artigo de hoje, vamos te explicar quais são os benefícios e sensações causadas pelo gaba. Então, continue a leitura e descubra quais são eles. Segundo pesquis...