Automotivo

Manutenção automotiva: Como garantir o funcionamento do seu carro?

Publicado por Veja Notícias no dia 05/01/2022 as 19:49

Quem usa o carro para se locomover sabe o quanto ele é essencial em seu dia a dia. Acontece que, para que ele esteja sempre pronto para seguir viagem, é preciso alguns cuidados. Quando foi a última vez que você fez uma manutenção automotiva?

Manutenção automotiva: Como garantir o funcionamento do seu carro?

Há quem deixe essa responsabilidade sempre para depois e, claro, se arrepende amargamente. Mas, ao contrário do que muitos pensam, cuidar do carro não é uma tarefa complexa.

E não importa se você tem um automóvel próprio ou investe no aluguel de carros, alguns cuidados precisam ser frequentes. Caso contrário, você pode ficar na mão quando mais precisar. Continue lendo e confira as nossas dicas!

6 sinais de que seu carro precisa de manutenção automotiva

Em primeiro lugar, os carros são máquinas e, por isso, precisam passar por manutenções frequentes. Apesar de alguns problemas surgirem de forma repentina, a maioria dos casos é lenta e você pode identificar antes de o pior acontecer.

Portanto, para te ajudar com essa tarefa, listamos os 6 principais sinais de que há alguma coisa de errado acontecendo com o seu veículo e de que é hora de procurar ajuda profissional!

1 – Trepidação

Se seu carro está trepidando, seja na hora de dar a partida ou quando já está em movimento, é importante investigar as causas. Isso porque, diversos problemas podem estar relacionados, como a qualidade do combustível ou o defeito em alguma peça no motor.

2 – Aumento do consumo de combustível

O aumento repentino no consumo de combustível é mais um indicador de que o carro pode estar com algum problema. Além de gastar mais para rodar, você pode ter prejuízos maiores se não descobrir o que está causando essa situação.

3 – Fumaça escura

A saída de fumaça escura do escapamento ou do próprio motor é um sério sinal de alerta. Se isso está acontecendo com o seu carro, leve-o o quanto antes para uma manutenção com um profissional qualificado, pois seu motor pode estar com defeito.

4 – Barulhos e ruídos anormais

Barulhos e ruídos não só incomodam, como podem dizer muito sobre o estado de conservação do seu veículo. O problema pode ser simples, como um parafuso frouxo, ou mais sério, como um problema na bobina — o que pode te deixar parado no meio da rua.

5 – Marcas de óleo onde você estaciona

Se você estaciona o carro e quando volta percebe que existem marcas de óleo no chão, está diante de algum vazamento. Nesse caso, não há muito o que fazer a não ser ir a uma oficina o quanto antes e descobrir de onde vem o líquido.

6 – Perda de potência do motor

Sabe aquela sensação de que o carro vai parar no meio da rua? A perda de potência é um problema comum e pode ter relação com falhas no motor, na parte elétrica ou até no ar-condicionado do carro. A ajuda de um especialista é fundamental nessa hora!

Os cuidados essenciais da manutenção automotiva

Os cuidados essenciais da manutenção automotiva

Como vimos, manter uma rotina de cuidados com o carro é indispensável para a sua conservação e funcionamento. Além de gerar economia, esse hábito garante a segurança do motorista e de seus passageiros.

A verdade é que ninguém gosta quando o carro quebra. Então que tal conhecer alguns cuidados essenciais da manutenção automotiva e evitar essa situação? Confira!

Não deixe de fazer as revisões periódicas

Prevenir é sempre melhor do que remediar, certo? Sendo assim, é muito importante levar o carro para fazer as revisões periódicas nos períodos indicados.

Durante esse procedimento, os mecânicos verificam diversos componentes, fazem testes e substituem aquilo que já se desgastou. Desse modo, você pode continuar a rodar com segurança e sem surpresas desagradáveis.

Fique atento aos pneus do seu carro

Os pneus do carro são elementos indispensáveis para sua estabilidade, consumo e funcionamento. Por isso, você deve observá-los com atenção, verificando se não existem danos, buracos ou deformidades.

Vale lembrar que a calibragem frequente e na medida certa gera economia de combustível e garante uma direção mais confortável e segura, principalmente durante as chuvas. Em poucos minutos você resolve o problema e evita muitos prejuízos.

Verifique o óleo do motor com frequência

O óleo do motor é responsável pela lubrificação e controle da temperatura desse componente. Exatamente por isso, você não pode se descuidar e deixar que ele fique abaixo do nível recomendado.

A dica é pedir ao frentista que faça essa verificação, ao menos uma vez ao mês. Dessa forma, é possível identificar o problema ainda no início.

Observe as condições das palhetas e limpadores

A maioria das pessoas só se lembra das palhetas e limpadores de para-brisas na hora da chuva. Nesse caso, há sempre o risco de que elas estejam ressecadas e não limpem o vidro corretamente.

Em geral, o item que mais tem deterioração são as borrachas, pois ficam expostas ao sol por longos períodos e se desgastam. Tenha o hábito de verificar como elas estão e faça uma troca a cada 4 meses, ou sempre que necessário.

Siga as orientações do fabricante para a troca dos filtros

A verificação e troca dos filtros de ar, de combustível e de óleo é uma boa prática importante para o funcionamento do veículo. Afinal, esses itens têm a função básica de impedir a entrada de partículas sólidas no motor, ar-condicionado e no tanque, por exemplo.

O ideal é seguir as orientações do fabricante em relação ao prazo para troca. Além disso, durante as manutenções periódicas, o mecânico te informará a real situação. 

Abasteça apenas em postos confiáveis

Por fim, é preciso ter muito cuidado com os locais em que você abastece o veículo. Infelizmente, não é incomum notícias sobre adulteração de combustível e isso pode ter sérias consequências.

Pesquise sobre a reputação dos estabelecimentos e tenha uma lista com os mais confiáveis. A partir daí, programe-se para abastecer sempre neles e evitar postos desconhecidos. 

Conclusão

Acima de tudo, com uma rotina corrida e repleta de compromissos, tudo o que você mais quer é poder contar com o carro para se deslocar com facilidade, conforto e liberdade, não é mesmo?

Nesse sentido, como vimos, isso só é possível quando o motorista cumpre com o seu papel. Realizar a manutenção automotiva é indispensável para o correto funcionamento do veículo.

Por isso, seja organizado, atento aos detalhes e coloque em prática as dicas apresentadas acima. Certamente, você terá trajetos mais tranquilos e felizes.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

4 receitas de microondas mais buscadas

7 de abril de 2021

4 receitas de microondas mais buscadas

Nesse dia a dia corrido das pessoas, nada melhor que descobrir receitas fáceis. E o microondas é uma excelente ferramenta na hora de cozinhar, existem inúmeras rece...

Você pode ter interesse em:

Direção preventiva: Como se proteger durante o trânsito?

Direção preventiva: Como se proteger durante o trânsito?

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Seguro veicular: Normas para contratação são atualizadas

Seguro veicular: Normas para contratação são atualizadas

Vale a pena comprar carros semi novos?

Vale a pena comprar carros semi novos?

Problemas elétricos comuns que acontecem com motos e como lidar

Problemas elétricos comuns que acontecem com motos e como lidar

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Quanto tempo dura uma bateria de carro?