Publicado por Veja Notícias no dia 23/08/2021 as 18:30

Um dos meios de transporte favoritos dos brasileiros é a moto. Mas na hora de adquirir a sua, será que tem como comprar uma moto e economizar?

Esse é o tipo de investimento que pode pesar no bolso se você não estiver bem preparado. Afinal, mesmo modelos de motos mais populares, exigem o pagamento de uma certa quantia.

Seja para seu lazer ou para trabalhar com uma moto, ao acoplar um bauleto e realizar entregas, a compra do veículo é mais acessível se você seguir algumas dicas.

A seguir, veja como comprar uma moto e economizar!

Antes de mais nada, uma boa pesquisa

Por mais que a vontade de entrar em uma loja e sair de moto seja grande, para fazer uma boa compra é essencial dedicar algum tempo para pesquisar o modelo ideal.

Para isso, o principal fator que você precisa considerar e que vai ajudar na escolha da moto, é o uso que será dado ao veículo.

Motos pequenas, por exemplo, são ótimas opções para quem precisa de um veículo para se locomover em trajetos curtos, como ir de casa ao trabalho, sem carga.

Agora, se a ideia for tirar uma renda com a motocicleta, ao colocar um baú para moto acoplado ao veículo e realizar entregas, é importante optar por um modelo mais robusto.

Se você está pensando em uma moto para aproveitar os finais de semana, modelos diferenciados que podem atingir grandes velocidades devem ser considerados.

Ao definir o tipo de moto ideal para suas necessidades, é possível fazer uma pesquisa de preços e encontrar uma média no mercado.

Essa informação é essencial para o planejamento financeiro, para que você consiga guardar dinheiro para comprar uma moto.

A opção mais popular

Com um modelo em mente, é hora de visitar as lojas para fazer sua compra. Nessa etapa, a opção mais popular de pagamento é o financiamento.

O financiamento costuma ser bastante utilizado por aqueles que querem comprar uma moto zero quilômetros, e não possuem o valor total em mãos.

Em matéria de economia, o financiamento em si não é tão interessante. Afinal, você vai precisar pagar juros que, por vezes, duplicam o valor da moto.

Uma boa dica é tentar juntar o máximo de capital possível, para que reste pouco para as prestações e você consiga quitar o que falta rapidamente.

Motos usadas

Quem não tem a quilometragem zero como requisito de compra, pode optar por um veículo usado.

Normalmente, as motos usadas possuem preços mais acessíveis, o que permite comprar uma moto e economizar ao conseguir pagar tudo de uma só vez.

Algumas revendas de motos comercializam modelos usados, assim como existe a venda entre pessoas físicas.

No segundo caso, é importante que você fique de olho nas condições da moto. Vale até levar ao mecânico para fazer uma análise.

Veja também se a documentação do veículo está em dia, antes de fazer qualquer negociação.

Assim, uma moto usada tem tudo para ser uma ótima forma de economizar.

Lances online

Nem todo mundo sabe, mas tem como comprar uma moto e economizar ao participar de leilões públicos.

Os leilões de veículos costumam ser feitos por empresas especializadas, de forma online.

As motos que chegam ao leilão foram apreendidas por falta de pagamento, em recuperação de roubos ou em casos em que a seguradora declara perda total, mesmo que o veículo esteja em condições de uso.

Nesse tipo de negociação, o preço das motos é colocado em um nível baixo. Quem oferecer a melhor proposta, leva a moto para casa.

Apenas fique atento e lembre-se de fazer pesquisas para garantir que você está escolhendo uma boa moto.

Pagando à vista

Por fim, a melhor forma de comprar uma moto e economizar é optar por fazer o pagamento à vista.

Isso porque, as lojas costumam oferecer vantagens para os clientes que podem pagar o valor total, de uma só vez, como descontos atrativos ou serviços extras.

Assim, se essa for uma possibilidade para você, tente planejar as finanças de modo que você tenha como comprar o veículo e economizar, ao pagar em uma só parcela.

Um lembrete importante: considere o todo

Muita gente busca como comprar uma moto e economizar somente no estágio de adquirir o veículo.

Entretanto, é muito importante que você considere todos os gastos envolvidos que esse tipo de veículo apresenta.

Lembre-se de levantar informações sobre o consumo de combustível, seguro, gastos médios de manutenção, custos de trocas de pneu, enfim.

Dessa forma, além de comprar uma moto e economizar, você consegue estender a economia para depois da compra.

E com a moto no seu nome, é só aproveitar o veículo para rodar com tranquilidade!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como escolher um curso de espanhol

6 de julho de 2021

Como escolher um curso de espanhol

Como escolher um curso de espanhol? Você quer aprender um idioma com dimensão internacional que não seja o inglês? Com mais de 400 milhões de falantes nativos ...