Revista Portal Útil

Você já ouviu falar da taurina? Produzido em sua maior parte no fígado, pâncreas e rins, a taurina começa a se desenvolver no organismo já na fase adulta dos seres humanos.

Além disso, pode ser encontrado em muitos alimentos, como peixe, carne, leite, entre outros. Embora seja considerada um aminoácido “semiessencial” para o corpo humano, a taurina traz diversos benefícios para a saúde.

Para que você entenda mais sobre esse aminoácido, que pode ser ingerido na forma de suplemento alimentar, explicaremos suas funções, como ele contribui para o seu desempenho físico e os principais benefícios que você terá ao inseri-lo na sua dieta. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

Taurina: O Que É e Quais os Benefícios Para o Corpo
Taurina: O Que É e Quais os Benefícios Para o Corpo
Pin It

Para que serve a taurina?

A taurina desempenha várias funções no organismo, tais como:

  • Atua como um anti-inflamatório;
  • Tem ação antioxidante;
  • Oferece proteção ao cérebro e à retina;
  • Auxilia na eliminação de toxinas durante a digestão;
  • Contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso;
  • Fortalece as contrações cardíacas;
  • Protege as células do coração.

Ela contribui para o desempenho físico?

Ainda não existem estudos suficientes que comprovem que a taurina melhora o desempenho físico. No entanto, há pesquisas que apontam que o suplemento alimentar ajuda a aumentar o tempo para exaustão em exercícios de resistência aeróbica de longa duração e outras atividades de alta intensidade, como triatlo, corrida, ciclismo, etc.

Há também estudos que comprovam que a taurina auxilia na redução dos marcadores de estresse oxidativo — o que favorece a recuperação dos atletas.

Quais os principais benefícios da taurina?

Em primeiro lugar, a taurina oferece diversos benefícios para o corpo humano, que vão desde o fortalecimento da imunidade até a prevenção de doenças crônicas, como o diabetes.

  • Fortalece os músculos
  • Previne o diabetes
  • Reduz riscos de doenças do coração
  • Oferece ação diurética
  • Melhora o sistema imunológico

Agora, veja em detalhe cada um deles.

Fortalece os músculos

Você sabe o que é óxido nítrico? É um gás natural presente no organismo, responsável por aumentar o fluxo sanguíneo para o músculo esquelético — e a taurina desempenha um papel muito importante na produção desse gás.

Sendo assim, o uso da taurina auxilia no aumento do fluxo sanguíneo. Dessa forma, mais nutrientes e oxigênio são levados para os músculos, tornando-os mais fortes e resistentes.

Além disso, a taurina diminui o cansaço muscular e acelera a recuperação dos músculos.

Previne o diabetes

Uma pesquisa realizada pela Unicamp apontou que a taurina apresenta diversos benefícios no controle da glicemia, principalmente no que se refere às graves complicações, como o desenvolvimento do diabetes.

De acordo com o estudo, devido à hiperativação dos receptores de insulina, houve uma importante redução da glicemia — o que favoreceu a redução de açúcar no fígado e a produção de glicose no tecido muscular.

Reduz riscos de doenças do coração

A homocisteína é um aminoácido que aumenta as chances de doenças cardíacas — isso quando níveis elevados são detectados.

A taurina, por sua vez, ajuda a reduzir esses níveis, diminuindo, assim, a probabilidade de desenvolvimento de doenças ligadas ao coração. Além disso, ela ajuda a estabilizar os níveis de colesterol no sangue.

Oferece ação diurética

Desde já, o efeito diurético é outro benefício muito importante da taurina. O aminoácido evita a entrada em excesso de sódio no corpo, aumentando, assim, a produção de urina.

Melhora o sistema imunológico

A taurina auxilia na ação de células T (funções imunológicas) e, inclusive, diminui a presença de neutrófilos no sangue — este último, quando apresentado em altos níveis no sangue, significa que há presença de infecção ou inflamação no organismo.

Qual a quantidade ideal de taurina a ser ingerida?

Primeiramente, a quantidade ideal depende muito do seu objetivo. No entanto, é necessário destacar a importância de consultar um profissional antes de ingerir o suplemento alimentar.

Dessa forma, você pode consumi-la com segurança para ter os resultados esperados sem complicações.

Apesar disso, a taurina é uma substância benéfica para o corpo humano, no entanto, é fundamental que o consumo seja feito de acordo com a dosagem recomendada.

Além disso, manter uma alimentação balanceada em equilíbrio com o suplemento alimentar é indispensável para obter os resultados esperados e não ter complicações.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse