Revista Portal Útil

Se você vem tentando acelerar a perda de gordura ou perder peso sem sucesso e nunca pensou em considerar o uso de um suplemento, é hora de considerar essa hipótese. Os termogênicos (como são conhecidos) são ingredientes que ajudam a impulsionar o metabolismo, queimando gordura e aumentando os níveis de energia.

A ideia aqui é maximizar o rendimento, sem ficar tão cansado ou mal humorado no final do dia e acelerar o processo de perda de peso, sem depender apenas da dieta e dos exercícios.

E não pense que são suplementos mágicos. Com tantos suplementos prometendo queima de gordura no mercado, escolher o produto certo para o seu organismo pode ser uma tarefa bem difícil. Infelizmente, nem todas as pílulas de queima de gordura são criadas iguais e algumas nem funcionam.

Vamos falar sobre 5 substâncias naturais que podem ajudar você nessa tarefa:

O que este artigo aborda:

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura
Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura
Pin It

Cafeína

A cafeína é uma substância que é encontrada no café, chá verde e grãos de cacau. Também é um ingrediente muito popular em suplementos comerciais para queima de gordura – e por um bom motivo.

Ela pode ajudar a impulsionar seu metabolismo e ajudar seu corpo a queimar mais gordura. Pesquisas mostram que pode haver um aumento de até 16% no seu metabolismo após o consumo de cafeína, por uma a duas horas.

Infelizmente, esse efeito é notado mais em pessoas magras do que obesas. E o consumo frequente pode tornar seu corpo mais tolerante aos benefícios.  Mas como uma boa xícara de café sempre cai bem (e nem quebra o jejum), vale a pena fazer uso, nem que seja apenas pelo prazer que essa bebida oferece!

Proteína em pó

Todo mundo sabe que uma alta ingestão de proteínas ajuda a queimar gorduras, pois aumenta o metabolismo e reduz o apetite. É a melhor forma de ajudar seu corpo a preservar a massa muscular. 

Estudos em pacientes com sobrepeso ou com obesidade descobriu que uma dieta rica em proteínas era 2x mais eficaz do que uma dieta moderada em proteínas, quando o assunto era queima de gordura.

A proteína também pode reduzir o apetite, aumentando os níveis de hormônios de plenitude como GLP-1, CCK e PYY, enquanto reduz os níveis do hormônio da fome. Opções comuns de proteína em pó são o soro do leite, a caseína, a soja e os ovos.

Suplementos de proteína devem substituir uma refeição, e não serem adicionados à sua dieta. Preste atenção nas calorias e escolha o que tiver menor teor de açúcar ou aditivos. Se você tem dificuldade em comer proteína, tente tomar de 1 a 2 colheres (de 20 a 50 gramas) de proteína em pó ao dia. 

Fibra solúvel

A fibra solúvel é aquela que absorve água no seu trato digestivo, formando um tipo de gel viscoso. Isso acaba reduzindo seu apetite e pode ajudar na queima de gordura. Além disso, a fibra solúvel retarda a entrega dos nutrientes ao intestino. Essa demora e absorver os nutrientes pode deixar você saciado por mais tempo.

Estudos comprovaram que dietas com mais fibras absorveram menos gorduras e menos calorias em sua dieta. Embora você possa facilmente obter toda a fibra solúvel que precisa nos alimentos, algumas pessoas têm dificuldades nesse sentido. Uma opção são os suplementos de Psyllium.

Ioimbina

A ioimbina é uma substância encontrada na casca da Pausinystalia yohimbe , uma árvore encontrada na África Central e Ocidental e é muito utilizada como afrodisíaco. Mas o que poucos sabem é que ela pode ajudar (e muito) na queima de gorduras.

Seu consumo bloqueia os receptores chamados alfa-2 adrenérgicos. Esses receptores normalmente suprimem os efeitos da adrenalina, que é o um dos grandes estímulos da queima de gordura.

Se você tem esses receptores bloqueados, seu corpo vai prolongar os efeitos da adrenalina, quebrando mais gorduras para utilizar como combustível. Ela é muito utilizada por jogadores de futebol de elite para emagrecimento na pré temporada.

Infelizmente, com seus níveis de adrenalina elevados, o consumo de ioimbina pode ter efeitos colaterais como náuses, ansiedade, ataques de pânico e pressão alta. Você pode fazer uso do óleo de prímula para tentar reduzir os efeitos da ioimbina nessa ansiedade.

Isso porque o óleo de prímula serve para ansiedade, pois é rico em ácidos graxos essenciais, sendo fonte de ômega 6 e levando altas quantidades de ácido linoleico e gama-linolênico ao organismo. Essas substâncias ajudam no controle da pressão arterial, controlam inflamações e fortalecem a parede dos vasos sanguíneos.

As mulheres são as mais beneficiadas com isso, pois o GLA atua diretamente nos sintomas da TPM. Além disso, os ácidos graxos são essenciais para maior fluidez e atividade cerebral.

Extrato de chá verde

Rico em cafeína e em polifenol epigalocatequina galato (EGCG), ambos compostos que podem ajudar a queimar gordura, o chá verde pode ser consumido em pó ou em cápsulas. Estudos descobriram que chá verde e cafeína queimavam cerca de 65 calorias a mais por dia do que a cafeína sozinha. 

Se você gostaria de colher os benefícios do extrato de chá verde, experimente tomar 250–500 mg por dia. Dessa forma, você terá os mesmos benefícios que tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia.

Todas essas substâncias acima são conhecidas e fáceis de consumir. Seus efeitos colaterais são mínimos ou nulos. Então, você pode testar de forma segura. A maioria tem melhor rendimento se for feita em jejum e acompanhada de exercícios.

Mas também existem inúmeras outras substâncias que podem ajudá-lo a perder peso, porém não são tão divulgadas pois não mostram evidências comprovadas ou têm efeitos colaterais mais intensos. Essa lista inclui:

5-HTP

Aminoácido precursor da serotonina. Vai ajudar na queima de gordura e redução do apetite, mas pode ter efeitos colaterais e interagir com medicamentos de depressão.

Sinefrina

Substância amplamente encontrada em laranjas amargas, pode ajudar na queima de gorduras, mas tem poucos estudos apoiando seus efeitos.

Ácido linoleico conjugado

Mais um do grupo dos ácidos graxos ômega 6. Nos estudos, suas evidências foram confusas e seus efeitos foram considerados fracos. Por isso, ainda é melhor o uso da ioimbina.

L-carnitina

É um aminoácido natural. Estudos mostram que ele pode ajudar num processo de queima de gorduras, mas suas evidências ainda são pouco comprovadas.

Como vimos, muitos suplementos podem te ajudar na hora de acelerar o processo de queima de gorduras. No entanto, cada um deles tem suas limitações e efeitos.

Consulte sempre um médico ou nutricionista para acompanhá-lo numa dieta que ajude a aumentar seus gastos calóricos.

Aliado a isso, faça sempre exercícios físicos, tome muita água e faça um descanso regular, com boas noites de sono. Tudo isso vai colaborar para sua conquista!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse