Publicado por Veja Notícias no dia 23/04/2021 as 12:36

O magnésio dimalato é um dos tipos de magnésio mais consumidos atualmente devido aos seus inúmeros benefícios para o corpo humano. O produto é o resultado da combinação entre o magnésio, um mineral que desempenha várias funções importantes dentro do organismo, e o ácido málico, um composto químico com papel fundamental na recuperação muscular. Veja a seguir mais informações sobre a composição do magnésio dimalato e seus benefícios para a nossa saúde.

Magnésio Dimalato: o que é

Como já vimos, o magnésio dimalato é derivado da mistura de duas substâncias encontradas isoladas: o magnésio e o ácido málico. O magnésio é um mineral essencial para a nossa saúde. Ele ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue, melhora o funcionamento do sistema nervoso e participa de milhares reações químicas dentro do organismo.

Já o ácido málico é uma substância que reforça o sistema imunológico, fortalece músculos e ossos, ajuda na recuperação muscular e combate dores diversas. Quando associado ao magnésio, o ácido málico reforça a sua absorção potencializando os efeitos da substância. Por isso, o magnésio dimalato é uma das opções mais eficazes quando o assunto é suplementação.

Essas duas substâncias são encontradas facilmente em alimentos que consumimos no dia a dia. O magnésio está presente no espinafre, nas amêndoas, na castanha de caju, no feijão, na banana, no arroz integral, no frango e no brócolis.

Já o ácido málico é encontrado basicamente em frutas específicas, como a maçã, o pêssego, o mirtilo, a cereja, a pera, a uva e a ameixa. O ácido málico é que dá o sabor azedo de algumas dessas frutas.

Apesar de serem substâncias de fácil localização e consumo, nem todas as pessoas conseguem manter níveis equilibrados do magnésio e do ácido málico. Nesses casos, a suplementação surge como uma forma de suprir essa necessidade.

Benefícios do Magnésio Dimalato

As propriedades individuais do magnésio e do ácido málico ficam ainda mais potentes quando as duas substâncias estão fundidas em um só produto: o magnésio dimalato. Confira alguns dos seus principais benefícios.

Acelera metabolismo

O metabolismo é o conjunto de reações químicas desenvolvidas dentro dos nossos órgãos, células e tecidos. O metabolismo também acelera a produção de energia a partir da quebra de moléculas de gordura acumuladas no nosso corpo, contribuindo para o emagrecimento rápido e saudável, além da produção de energia necessária para o cumprimento das nossas ações diárias.

Melhora do desempenho físico

O magnésio dimalato tem ação direta sobre músculos e ossos, auxiliando na recuperação muscular, combatendo fadiga, fraqueza, indisposição, prevenindo cãibras e lesões musculares, comuns em indivíduos que praticam atividade física com frequência.

Quem vai à academia todos os dias e realiza treinos de alta intensidade encontra no magnésio dimalato um grande aliado na busca pela energia, concentração e desempenho de excelência na execução das atividades.

Sistema cardiovascular protegido

O magnésio dimalato ajuda a combater o acúmulo de placas de gordura dentro das artérias, uma das principais causas de entupimento das veias e surgimento de doenças coronárias como acidente vascular cerebral, aterosclerose, insuficiência cardíaca e aumento da pressão arterial.

Ossos fortes e resistentes

É verdade que quando falamos em ossos saudáveis o primeiro nome que vem à cabeça é o cálcio. E, de fato, o cálcio é essencial para a saúde óssea. Entretanto, sem os índices adequados de magnésio, o cálcio não oferece todos os benefícios que se espera dele.

Assim, para que o cálcio ingerido pelo indivíduo realmente cumpra o seu papel, é necessário que ele tenha a ajuda do magnésio dimalato. Além de produzir hormônios que levam o cálcio até os ossos, o magnésio evita que o cálcio seja roubado por outras substâncias.

Por fim, é o magnésio o responsável por auxiliar no processo de sintetização da vitamina D no organismo, após a exposição solar. E como sabemos, a vitamina D é essencial para a absorção do cálcio pelo organismo.

Ajuda no controle do diabetes

O magnésio dimalato equilibra os níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar o diabetes. Isso acontece porque a substância age diretamente na metabolização dos carboidratos e reduz a resistência do organismo à insulina.

Reduz dores e inflamações

Outra propriedade benéfica do magnésio dimalato é a redução de processos inflamatórios que tem como um dos principais sintomas a dor recorrente. Quem sofre com fibromialgia, com dores nas articulações, músculos e tecidos, ou enxaqueca tem o magnésio dimalato como um grande aliado nos momentos de crise.

Diminui os sintomas da depressão

O magnésio dimalato diminui de forma significativa os efeitos nocivos da depressão e da ansiedade porque impede a queda drástica dos níveis de serotonina no organismo, o famoso neurotransmissor cuja principal função é regular o humor.

A deficiência de magnésio no organismo já foi encontrada em diversos indivíduos com histórico recorrente de depressão e ansiedade, estabelecendo uma relação direta entre o surgimento dessas doenças e a falta da substância no organismo.

E se você acha que esses benefícios param por aí, está enganado. O magnésio dimalato também é eficaz no controle dos sintomas da TPM, melhora a saúde dos rins, combate os distúrbios do sono, ajuda a emagrecer, reduz o colesterol ruim e muito mais.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do magnésio dimalato, já pode incluí-lo na sua rotina. Lembre-se de manter uma alimentação equilibrada, fazer atividades físicas e manter outros hábitos saudáveis fundamentais para a saúde completa do seu organismo.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Pode dar dipirona para cães e gatos?

12 de agosto de 2021

Pode dar dipirona para cães e gatos?

Saiba quando o dipirona é indicado, mas entenda também a quantidade recomendada e os riscos do excesso. Uma dúvida muito comum de quem tem um gatinho ou cachorri...