Revista Portal Útil

Os alimentos são muito importantes para o nosso corpo, todas as atividades que acontecem em nosso corpo envolvem coisas presentes nos alimentos.

Dessa forma, sabemos que os alimentos têm muito efeito em nosso corpo, influenciando toda a saúde da pessoa.

Os alimentos fornecem todos os nutrientes essenciais para o corpo humano, sabemos que uma alimentação saudável é a chave para uma vida cheia de saúde.

Os alimentos são usados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, fornecer energia, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos. Vale destacar, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.

O que este artigo aborda:

Os efeitos dos alimentos no corpo
Os efeitos dos alimentos no corpo
Pin It

Impactos da má alimentação 

Uma alimentação não adequada gera muitos problemas, desde o excesso calórico no organismo, até baixa nutrição.

A falta de uma alimentação saudável gera muitas inflamações, principalmente nas glândulas por todo o corpo. Além disso, pode causar obesidade.

O consumo de alimentos industrializados, entre eles, o refrigerante, salgadinhos etc, é o principal vilão na hora de ter uma dieta regrada, são alimentos muito calóricos, com níveis enormes de sódio, e açúcar, no caso do refrigerante.

Os alimentos industrializados não causam apenas excesso de gordura, ao contrário do que muitos pensam, se alimentar bem não é apenas para quem quer emagrecer, é muito importante para que a pessoa seja saudável.

Então, ter uma dieta equilibrada é essencial para todo ser humano, não prezando por padrões de beleza, mas sim por uma vida saudável.

Impactos de uma alimentação saudável

Como já falamos, uma alimentação boa e equilibrada faz toda diferença na vida de uma pessoa, se você busca se alimentar bem, com certeza percebe que muitas coisas em sua vida mudam.

Uma alimentação saudável irá melhorar muitas coisas, incluindo sua disposição, seu metabolismo, seus níveis hormonais, e outras coisas mais visíveis, como pele, unhas e cabelos, que ficarão muito mais saudáveis assim como sua alimentação.

Em menos de um mês já é possível notar diferenças. Você irá notar que sua concentração melhorou, vai perceber que está retendo menos líquido e os picos de glicemia irão parar de acontecer, já que está associado ao consumo de açúcar em exagero.

Outros pontos muito importantes como seu metabolismo irá melhorar, você poderá perceber ao notar que seu abdômen está diferente, afinal, seu intestino está funcionando corretamente.

O sono também melhora, se você se alimenta mal provavelmente tem mais dificuldade de dormir, e principalmente, descansar.

E o melhor de tudo é que seu sistema imunológico também irá notar a diferença, em tempos como de pandemia é muito importante que você se afaste de complicações médicas, e o sistema imunológico está completamente associado a isso.

E se sua forma é importante para você, então irá notar que está emagrecendo, isso porque a má alimentação faz você ficar inchado, níveis de cortisol altos e outras coisas associadas ao peso.

Como se alimentar melhor?

Mas você sabe como se alimentar melhor? Não? Iremos dar algumas dicas para alcançar esse objetivo.

Comece tirando do seu cardápio as opções industrializadas, opte por alimentos frescos, eles possuem muito menos sódio, gorduras saturadas e outros venenos.

Uma alimentação de qualidade não é baseada em comer pouco ou só salada, como muitos pensam, pelo contrário, é comer bem e implementar todos os grupos alimentícios em sua dieta.

Uma boa alimentação irá ter frutas, legumes, grãos integrais, proteínas – quanto mais magras melhor -, gorduras saudáveis e muita água.

Para alcançar esse objetivo você vai precisar montar pratos mais coloridos, assim você garante que a maioria dos grupos estão ali.

A água também é muito importante, é necessária para manter o corpo hidratado, mudando cabelos, unhas e a pele, mas é muito importante para a desintoxicação do sangue.

Ou seja, é preciso se alimentar bem para uma vida mais saudável, os exercícios também ajudarão. Grande parte dos problemas na saúde estão ligados ao sedentarismo e à alimentação ruim.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse