Revista Portal Útil

Cada alimento possui propriedades responsáveis por definir a rapidez de sua digestão, e alguns destes necessitam de mais tempo para realizar esse processo, eles são o que chamamos de alimentos termogênicos.

Alimentos como o chocolate, gengibre e mostarda possuem propriedades que podem auxiliar na perda de peso, mas não é tão simples quanto parece. É necessário tomar alguns cuidados e aprender a maneira correta de consumi-los para aproveitar suas vantagens.

O que este artigo aborda:

O que são alimentos termogênicos? Eles ajudam a emagrecer? Como consumir corretamente?
O que são alimentos termogênicos? Eles ajudam a emagrecer? Como consumir corretamente?
Pin It

O que é um alimento termogênico?

Um alimento termogênico é aquele que possui propriedades que tornam difícil e lenta sua digestão. Isso exige um funcionamento do organismo por mais tempo, aumentando o gasto de energia, e faz com que o metabolismo e a temperatura do corpo aumentem.

Esses alimentos fazem com que nosso corpo trabalhe mais rápido, então eles podem trazer benefícios se consumidos corretamente. Eles não são difíceis de encontrar e alguns são aliados importantes das dietas para emagrecer, mas há outros como o chocolate e a pimenta que podem nos ajudar nesse processo.

Quais são esses alimentos?

Há uma lista de plantas e frutas que são alimentos termogênicos e alguns são geralmente associados à capacidade de emagrecer. É comum encontrarmos diversos tipos de chás nas dietas, isso porque eles são feitos com plantas que podem aumentar o gasto de energia corporal.

Bebidas como chá-verde, de hibisco, de canela, de gengibre, café e água gelada são capazes de fazer o nosso corpo trabalhar mais rápido. Além disso, alimentos como o chocolate e seus derivados, a pimenta, mostarda, brócolis, couve e aspargos também são termogênicos.

Quais benefícios para a saúde?

A principal característica desses alimentos é o aumento do metabolismo corporal, ou seja, elevar a capacidade de gastar energia. Em outras palavras, você gasta uma boa quantidade de energia mesmo estando parado após consumir algum desses alimentos.

Eles são os ideais para quem deseja emagrecer ou manter uma dieta equilibrada, pois auxiliam na perda de peso, na retenção de líquido e potencializam o efeito das atividades físicas que tem como foco a perda de gordura corporal.

Quais cuidados devo tomar?

Os termogênicos possuem benefícios que nos atraem bastante, mas é necessário ter cuidado ao consumi-los. O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista para que ele saiba definir a quantidade e a frequência com a qual esses alimentos devem ser ingeridos.

Além disso, é recomendado que eles sejam inseridos dentro de uma dieta equilibrada, pois seu excesso pode causar males. Como eles aumentam o metabolismo, também aumentam os batimentos cardíacos, então não são recomendados para pessoas com hipertensão e problemas cardíacos.

O ideal é que você os consuma durante a manhã, pois assim o gasto de energia estará alinhado com sua rotina. Se forem consumidos durante a noite podem causar ansiedade e insônia, pois fazem o metabolismo acelerar. Em outras palavras, ao elevar o gasto de energia durante um período em que você irá descansar, o organismo não entende que é um momento de descanso e assim prejudica o seu sono.

Como consumi-los de forma saudável?

O recomendado é que um nutricionista avalie para indicar corretamente qual alimento ou chá deve ser inserido na dieta e extrair os benefícios dos alimentos termogênicos.

Eles não possuem quantidade exata para serem consumidos de forma correta e saudável, mas é importante não exagerar e estar ciente dos cuidados que devem ser tomados ao consumi-los. Porém, existem alguns alimentos como o chocolate e seus derivados que se consumidos em pequenas quantidades diárias trarão vários benefícios para sua saúde.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse