Revista Portal Útil

Preparar um bom café de manhã ou após o almoço é uma tarefa que precisa ser feita rapidamente e as cápsulas são uma ótima ferramenta para isso. Veja a seguir como elas funcionam!

O desenvolvimento tecnológico modificou o modo como vivemos o cotidiano. Esse avanço pode ser notado em utensílios e ferramentas necessárias para cozinhar que hoje parecem triviais, como liquidificador, fritadeira elétrica e cafeteira.

A correria do dia a dia motivou a busca por equipamentos que tragam mais rapidez e praticidade para a cozinha. A preparação das refeições é uma tarefa trabalhosa e exige um tempo mínimo de dedicação. Nesse contexto, as cápsulas reutilizáveis se tornaram um modo fácil de se deliciar com um café quentinho logo ao acordar ou depois do almoço. Se você adora um bom café clássico, mas ainda não experimentou essas cápsulas, veja como elas funcionam.

O que este artigo aborda:

Como funcionam as cápsulas de café reutilizáveis?
Como funcionam as cápsulas de café reutilizáveis?
Pin It

Origem das cápsulas de café

As cápsulas reutilizáveis são bastante recentes e chegaram ao mercado brasileiro em 2015. O que motivou sua criação foi a busca por reduzir a quantidade de resíduos poluentes produzidos a cada xícara de café — como ocorria com as cápsulas descartáveis.

A praticidade  e a rapidez são os principais diferenciais das cápsulas de café: basta colocá-las na cafeteira e esperar poucos minutos para ter o café na xícara, pronto para beber. Isso é especialmente relevante em países como o Brasil, cuja preparação do café ainda é marcada pela utilização de filtros que demoram mais tempo.

Todas essas cápsulas são fabricadas com um tamanho padrão para serem utilizadas na grande maioria das máquinas de espresso que estão disponíveis no mercado. Contudo, é fundamental verificar nas embalagens as informações sobre o tamanho da cápsula e se ela tem alguma restrição de uso para alguma cafeteria específica.

Como funciona a cápsulas de café

Para preparar um delicioso café, basta escolher uma cápsula reutilizável que seja compatível com a sua máquina de café espresso, ligar a máquina, inserir a quantidade de água recomendada e carregar a cápsula com o seu café favorito. Dessa forma, basta encaixa-la e pressionar o botão de preparo.

Após utilizar uma cápsula reutilizável, você pode recarregá-la a partir de um mecanismo de abertura e fechamento hermético. Ao terminar o primeiro café, você pode reutilizá-la imediatamente ou lavá-la para recarregar posteriormente. Via de regra, essas cápsulas são feitas de alumínio, plástico ou aço inox. Alguns modelos podem conter um minúsculo filtro de papel, que deve ser inserido no interior da cápsula, como qualquer outro sistema de filtragem.

Assim como ocorre nas cápsulas descartáveis, as reutilizáveis indicam a quantidade de água para cada sabor e podem ser usadas para preparar outras bebidas, como o mocchachino. Como se trata de um produto recente no mercado brasileiro, o mais comum ainda é encontrar essas cápsulas importadas. Alguns modelos possuem kits com diferentes peças (como estojos para armazenar as cápsulas, filtros e pequenas escovas de limpeza). 

Além de lavar cada cápsula com cuidado após preparar todo o café desejado, é preciso verificar se não há resíduos de café na máquina, pois isso pode danificar o aparelho e interferir no sabor do próximo preparo.

Vantagens

O principal diferencial das cápsulas de café reutilizáveis é a redução de resíduos poluentes produzidos durante a preparação da bebida. Isso é essencial especialmente para cápsulas feitas de plástico — material que precisa de um longo tempo para se decompor.

Outro benefício é que essas cápsulas permitem criar blends exclusivos e produzir diferentes sabores de café de uma só vez. Também é possível misturar diferentes grãos em uma mesma xícara, o que torna a experiência ainda mais personalizada.

Esse tipo de cápsula também é mais econômica, pois as cápsulas descartáveis são vendidas por unidade ou em pacotes com poucas unidades e o custo do descarte (muito mais frequente) está incluído no preço final do produto. Ao precisar de menos descartes, o preço final das cápsulas reutilizáveis sai mais em conta.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse