Publicado por Veja Notícias no dia 14/09/2021 as 18:04

Para quem pratica exercícios físicos, seja por saúde, prazer ou até mesmo por estética, o pré-treino é uma das partes mais importantes. Isso porque é através dele que o corpo é capaz de adquirir a energia que vai ser especificamente usada durante o esforço. Sendo assim, tomar um pré-treino significa ter mais disposição para conseguir fazer toda a série de exercícios que foi proposta para o seu corpo desempenhar e, dessa forma, não sobrecarregar o seu sistema digestivo.

Nesse contexto, uma preocupação que deve ser tomada é na hora de escolher qual é o melhor tipo de pré-treino que você deve tomar para melhorar o rendimento do seu corpo durante o exercício, pois cada tipo de alimento ingerido possui uma quantidade determinada de vitaminas e calorias que são necessárias para o seu corpo. Dessa maneira, uma dica importante é priorizar por alimentos de fácil digestão, pois eles ficam mais facilmente disponíveis para serem usados no corpo.

O que comer no pré treino?

Uma das principais dificuldades que as pessoas têm antes de delimitar um bom pré-treino é saber o que é preciso levar em consideração antes de escolher o que comer. Nesse contexto, para saber com exatidão o que comer, é muito importante que você tenha conhecimento a respeito do treino que está fazendo e saiba exatamente o quanto de energia será gasta durante o exercício físico.

Esse conhecimento vai te ajudar bastante, porque, tendo em vista que a ideia do pré-treino é te dar energia para realizar os exercícios, sabendo exatamente da quantidade de energia que você precisa, fica mais fácil programar a ingestão dela. Isso porque, por exemplo, para uma pessoa iniciante na academia, a energia necessária para concluir o treino é diferente da energia necessária para um atleta que já treina há anos.

Já no que diz respeito à disposição na hora do exercício, o pré-treino também pode ser de total importância. Nesse contexto, em específico, para ter mais disposição, você deve optar por alimentos ou suplementos que possuam fácil digestão, pois eles vão tornar o alimento disponível em forma de energia de maneira mais rápida (é só pensar, por exemplo, na preguiça que dá depois de comer uma feijoada, apesar de ser um alimento calórico, pois esse é um alimento que o corpo tem dificuldade para digerir).

Além disso, outra variável que deve ser levada em consideração na hora de escolher o que você deve ou não comer é o tempo de duração do exercício. Isso porque, tendo em vista que a energia vai sendo gasta ao longo do treino, é preciso consumir algum tipo de alimento que garanta que você vai ficar abastecido durante todo o treino.

Por fim, para escolher o que é melhor para comer antes de malhar, é importante que você tenha em mente que, apesar de que o seu corpo precisa de carboidrato, ele não pode ser qualquer tipo. Sendo assim, opte por alimentos que possuem baixo índice glicêmico, por exemplo, alguns tipos de frutas, grãos (como aveias) e diversos outros.

Como comer o pré-treino?

Para um bom pré-treino ter um efeito duradouro, mais do que saber o que comer, é preciso entender como se come esse pré-treino. Nesse contexto, esse conhecimento deve ser aplicado para que você consiga malhar de forma que o rendimento do pré-treino seja o mais intenso o possível, te dando mais energia, mais disposição e fazendo com que você consiga realizar as suas rotinas de exercício sem muitos problemas.

Por exemplo, é de conhecimento de todos que ingerir grandes quantidades de alimentos antes de malhar ou praticar algum exercício físico pode fazer com que você passe mal. Isso acontece porque, durante a realização de alguma prática esportiva, o corpo precisa gastar uma intensa quantidade de energia para se manter em movimento e o mesmo acontece para a digestão da comida, que também demanda gasto energético. Sendo assim,comer em grandes quantidades antes de fazer exercício não é uma boa ideia.

Além disso, outro ponto que deve ser levado em consideração é a disponibilidade da energia consumida durante o pré-treino. Nesse contexto, para exemplificar, caso você coma muitas horas antes de malhar, o seu corpo não vai conseguir manter a energia armazenada e disponível para usar na hora do treino, o que pode ocasionar uma baixa de glicemia. Sendo assim, o ideal é que você consuma o seu pré-treino, em média, 20 minutos antes de malhar.

Dicas para potencializar o seu pré-treino

Além de comer bem, para ter um pré-treino mais eficiente, você precisa levar em consideração algumas coisas. Por exemplo:

Qualidade de sono é fundamental

Não adianta nada você tomar o melhor pré-treino que existe no mundo se você não dormir bem, pois, ainda assim, você vai ficar cansado(a). Sendo assim, crie o hábito de dormir bem,ou seja, durante horas suficientes;

Beba água em grandes quantidades

A água é uma substância muito importante para o nosso organismo, pois ela atua em grande parte dos processos metabólicos do corpo. Sendo assim, beber grandes quantidades de água é muito importante. Para saber quanto de água deve ser tomada por dia, uma dica é fazer o cálculo multiplicando 35 ml para cada kg que você pesa. Por exemplo, se você pesa 50 kg, deve tomar 1750 ml de água todos os dias, das quais pelo menos 300ml devem ser consumidas 10 minutos antes do treino;

Tenha uma alimentação balanceada

Na natureza, existem diversos grupos de alimentos, por exemplo, as gorduras, as proteínas e os carboidratos e todos eles desempenham um papel de extrema importância na integridade física do corpo. Sendo assim, uma dieta balanceada, com exemplos de todos esses elementos pode ser uma excelente escolha. No entanto, opte por versões saudáveis desses alimentos;

Suplementos de pré-treino

Caso precise, use suplementos de pré-treino, pois eles podem potencializar o resultado. Para isso, procure produtos com cafeína, BCAA, beta-alanina, cretina, entre outros produtos que são indicados para potencializar o resultado do seu treino e te dar mais disposição;

Receitas de pré-treino caseiro

Agora que você já sabe como o pré-treino age e qual é a melhor forma de usar ele ao seu favor, abaixo, apresentamos algumas opções de alimentos para pré-treino que você pode escolher para melhorar o seu exercício físico:

  • Para atividades de intenso impacto, opte por alimentos como grãos refinados, pois eles disponibilizam de forma mais fácil a glicose no sangue;
  • Se você tem uma vida corrida e não tem tempo para comer poucos minutos antes, opte por um pré-treino natural, cerca de 3 horas antecedendo o exercício, coma cereal integral, iogurte, torrada com queijo, carne magra ou manteiga de amendoim, uma fruta fresca, batata doce, ou cereal;
  • Para alimentações feitas 2 horas antes do exercício, opte por aveia, frutas secas, frango com batata doce ou pão integral;
  • Para alimentações feitas menos de 1 hora antes, escolha bebidas de pré treino suplemento como Whey, frutas como uvas, bananas, pêssegos e maçãs;

Ainda, caso você prefira, pode optar por tomar suplementos como pré-treino. Normalmente, eles dão energia o suficiente para que você faça o seu exercício e ainda aumentam a massa magra do corpo. Além do pré-treino tradicional, que é vendido com esse nome, você também pode optar pela creatina, que aumenta a fibra muscular, a massa muscular e ajuda na potência do músculo.

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