Publicado por Veja Notícias no dia 28/09/2021 as 09:09

Antes de tudo, o ovo é um dos alimentos mais populares no Brasil e pode ser servido frito, cozido ou mexido. Porém, fazer ovo, nem sempre é uma tarefa simples.

Bem como, as dificuldades podem surgir por vários motivos, que vão desde a técnica e os utensílios usados e até à temperatura do fogão. 

Além disso, para conseguir a execução perfeita, é possível recorrer à ajuda de utensílios domésticos específicos, como espátulas adequadas, frigideiras de qualidade e panelas antiaderentes.

Portanto, a seguir, trarei algumas dicas para você fazer o ovo sem grudar na panela. 

Usar panelas adequadas para fazer o ovo

Em primeiro lugar, tão importante quanto a técnica na hora de cozinhar são os utensílios destinados a cada preparo.

Sendo assim, por mais simples que possa parecer preparar ovos, é preciso ter atenção na hora de escolher a panela adequada, que promova o cozimento perfeito, evitando frustrações na cozinha.

Ou seja, considerar o material e as propriedades da panela é o primeiro passo para avaliar se o produto supre as necessidades de preparo.

Logo, quando se tratam dos ovos, deve-se dar prioridade aos utensílios fabricados em teflon e com propriedades antiaderentes. 

O que é Teflon?

De antemão, o teflon é um revestimento que promove o preparo mais saudável dos alimentos, dispensando o uso de óleo e outras gorduras sem afetar a execução do prato.

Assim, as panelas revestidas de teflon não grudam, auxiliando no cozimento de alimentos delicados. 

Diferenças entre panelas com teflon e antiaderentes

À princípio, as panelas antiaderentes promovem benefícios semelhantes no momento do preparo.

Apesar disso, a diferença entre os dois modelos está no material de revestimento, dado que as panelas antiaderentes podem contar com outros componentes, como a cerâmica, na sua composição. 

Por fim, independentemente da escolha, os dois modelos evitam que os ovos grudem no fundo da panela, permitindo que sejam manuseados com mais facilidade e evitando danos ao alimento e à panela utilizada.

Use utensílios apropriados para fazer o ovo

Sobretudo, não são só as panelas que merecem atenção redobrada na hora de evitar que os ovos grudem.

Além disso, os utensílios de apoio também devem ser selecionados com cuidado, optando sempre por produtos compatíveis com o revestimento das panelas. 

Bem como, antes de determinar qual é a melhor opção, é importante ter em mente de qual forma o ovo será preparado. Uma vez estabelecida a receita, é possível adequar o utensílio e a sua funcionalidade. 

Como fazer ovo frito?

Nesse sentido, ao preparar ovos fritos ou omeletes, as espátulas se mostram uma opção mais adequada.

Apesar disso, é importante que o material seja resistente a altas temperaturas, além de não ter capacidade de riscar a panela. Dessa forma, é possível virar o alimento sem dificuldade. 

Como fazer ovo mexido?

Todavia, os ovos mexidos devem ser preparados com o mesmo cuidado em relação ao material de fabricação do utensílio.

Logo, a principal diferença na escolha, neste caso, é a versatilidade: é possível recorrer às espátulas ou às colheres, conforme a preferência do usuário.

Cuidado com a manutenção das panelas

Acima de tudo, para manter a qualidade de preparação dos ovos e evitar que eles grudem na panela, também é preciso ter atenção à manutenção das panelas e dos utensílios de apoio. 

Ou seja, durante a higienização, é recomendado usar apenas a parte macia da esponja de cozinha com água e detergente, evitando assim riscos e danos que possam diminuir a vida útil das panelas, colheres e espátulas. 

No armazenamento, mantenha os itens de silicone e panelas distantes de utensílios que possam riscar, como garfos e facas.

Agora, para as panelas, também é recomendável que as peças sejam armazenadas com tampa, evitando contato externo com o revestimento interior. 

Portanto, em caso de dúvidas na hora de manusear panelas antiaderentes e de teflon ou utensílios de apoio, é indicado recorrer às instruções do fabricante, que devem estar presentes junto ao item no ato da compra.

Assim, com o cumprimento dessas recomendações colabora para a manutenção e vida útil dos seus itens de cozinha. 

Conclusão

Por último, ao fazer um ovo, atente-se às dicas de preparação do alimento e à manutenção dos utensílios.

Dessa forma, é possível evitar que o alimento grude no fundo da panela, eliminando dificuldades na hora de cozinhar e deixando o prato perfeito.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

4 dicas para acabar com a sua procrastinação

30 de agosto de 2021

4 dicas para acabar com a sua procrastinação

A procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade no dia a dia de trabalho. Se você sempre deixa as tarefas para depois, não tem ânimo para colocar as coi...

Exercícios para perder barriga

8 de março de 2021

Exercícios para perder barriga

Definir a barriga é um dos maiores sonhos daqueles que buscam a academia ou os exercícios ao ar livre. No entanto, nem todo mundo sabe quais são as sequências mais ...

Melhores exercícios para emagrecer rápido

6 de fevereiro de 2021

Melhores exercícios para emagrecer rápido

Seguir uma dieta equilibrada e a prática diária de exercícios físicos é a forma correta para emagrecer rápido que não tem erro. Além disso, a redução da quantida...